Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Passo a passo: como começar a empreender

Escrito por: Priscila Gomes em 13 de março de 2019

Cada vez mais a perspectiva de se trabalhar com o que mais gosta e com possibilidade de retorno maior que as oferecidas por um emprego formal têm levado muitos brasileiros a empreender.

Mas abrir um negócio não é tão simples quanto parece. É importante fazer um bom planejamento e ficar atento a todos os detalhes que envolvem a abertura de um empreendimento.

Passo a passo: como começar a empreender

Habilidades para começar a empreender

Quem quer ser dono do seu próprio negócio precisa desenvolver algumas habilidades pessoais importantes para a trajetória de todo o empreendedor. Entre elas ser crítico, autossuficiente, curioso e resiliente. Empreender não é fácil!

Por mais que se tenha ajuda, às vezes você se verá sozinho e precisando tomar decisões importantes para a manutenção do seu negócio. Nesses momentos, serão suas habilidades que te ajudarão a escolher os melhores caminhos.

Além das habilidades pessoais, também é importante desenvolver a capacidade de lidar com questões financeiras e mercadológicas, necessárias para alavancar o negócio.

Todo o empreendedor deve saber controlar seu dinheiro, pensar em alternativas para aumentar seu capital, saber gerenciar um negócio, inovar, contratar as pessoas certas e conquistar os clientes.

Mas você deve estar se perguntando: afinal, quais passos preciso seguir para finalmente abrir minha empresa? Calma que nós te explicamos!

5 passos para começar a empreender

Passo 1 – Oportunidade de negócio

O primeiro passo para quem quer empreender é definir em que tipo de negócio investirá.

Nesse momento, importante pensar não só qual será o segmento em que se pretende investir, mas qual será o seu diferencial em relação aos concorrentes.

A dica aqui é conhecer novas pessoas, lugares, tecnologias. Ou seja, saia da sua zona de conforto e tente enxergar além do que a maioria das pessoas.

Tente identificar um mercado ainda pouco explorado e que poderá fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Quando sua grande ideia surgir, será a hora de validá-la.

Converse com outras pessoas e veja se o seu plano realmente é cabível e se vale a pena investir no negócio.

Passo 2 – Plano de negócios

Depois de identificar sua oportunidade de negócio, você precisa pensar em outras questões muito importantes para que sua empresa dê certo, como qual público pretende atingir?

De qual região? Como fará para chegar até esse público? Quais serão seus principais desafios?

Essas e outras perguntas básicas sobre a sua empresa devem ser organizadas em um documento chamado plano de negócios.

Ele servirá como um norte para que você possa definir as principais informações acerca do negócio que pretende abrir.

Nesse momento é válido conversar com as pessoas, entender suas necessidades e pesquisar formas de oferecer o melhor produto/serviço de maneira prática, rápida e eficaz.

Também é importante fazer um levantamento sobre sua concorrência e seus possíveis colaboradores.

Quanto mais ampla for sua pesquisa, mais preparado você estará para entregar o melhor serviço ao seu cliente.

Passo a passo: como começar a empreender

Passo 3 – Planejamento financeiro

Para que sua empresa saia do papel, você precisará de um investimento inicial. Mesmo em negócios digitais, que os custos costumam ser bem menores, é preciso estruturar esse planejamento financeiro.

Nele você colocará todos os custos que terá com materiais, funcionários, equipamentos, estoque, enfim todos os recursos necessários para fazer seu negócio funcionar.

Lembrando que sua empresa levará um tempo para render lucros.

Dessa forma, é importante fazer uma estimativa de quando tempo você levará para receber o retorno de todo o dinheiro investido inicialmente e quando os lucros começaram, de fato, a surgir.

Passo 4 – Formalize seu empreendimento

Ao abrir um negócio é importante estar atento às normas do setor e buscar se adequar a essas exigências. No Brasil, uma das maiores dificuldades para os empreendedores é, justamente, a burocracia que envolve a abertura de uma empresa.

Por conta disso, muitos empreendimentos começam na informalidade.

Se você sentir dificuldades em entender todas as exigências necessárias para a abertura do seu negócio, pode procurar a ajuda de um contador.

Esse profissional estará capacitado a te ajudar a adequar sua empresa às normas estabelecidas.

Mas é importante que sua empresa esteja devidamente formalizada para evitar problemas futuros, que podem levar até ao fechamento do negócio.

Passo 5 – Divulgação

Principalmente no início do empreendimento é necessário fazer um bom trabalho de divulgação para que as pessoas possam conhecer sua empresa e se interessar por seus produtos/serviços.

As redes sociais são grandes aliadas nesse processo, porém é preciso saber usá-las de forma eficiente.

Em primeiro lugar, avalie o perfil do seu público e tente identificar quais são as redes sociais mais utilizadas por eles. É nessas redes que você deve estar.

Lembre-se que na internet as pessoas não agem de modo formal. Assim, tente aproximar sua linguagem a do seu público.

Mas cuidado! Informalidade não significa usar um linguajar chulo ou escrever incorretamente.

Por fim, invista em bons conteúdos. Tente despertar a atenção de seus seguidores oferecendo conteúdos ricos e atualizados.

Uma dica é apostar em posts que ensinem a fazer algo ou apresentem alguma curiosidade ao usuário.

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

startups
máquinas-de-cartão-Sumup
franquia de internet durar mais
Aplicativos para melhorar a produtividade
pedir demissão