CPF na nota fiscal: saiba como resgatar o dinheiro

26
65863
Pessoa conferindo uma nota fiscal
4
(134)

Certamente você já efetuou alguma compra ou contratou algum serviço e foi solicitado o CPF na nota fiscal. A maioria dos colocam o CPF, mesmo sem saber para que serve.

Anúncios

Se você é uma dessas pessoas, neste texto vai conhecer as vantagens em continuar colocando o CPF.  E se você tem medo de colocá-lo, fique tranquilo. Isso é normal, apesar de em 99% dos casos os lojistas não explicarem o motivo.

O programa de recompensas para os cidadãos que utilizam o CPF em notas fiscais pode ser vantajoso e está disponível para alguns estados brasileiros. Abaixo explicamos quais as vantagens de colocar CPF na nota fiscal e também como resgatar o dinheiro. Boa leitura!

Anúncios

Como cadastrar o CPF na nota fiscal?

Se você deseja cadastrar o seu CPF nas notas fiscais a partir de agora para começar a desfrutar dos benefícios e vantagens, saiba que o processo é bem prático.

Basta toda vez que realizar uma compra adicionar o seu CPF na nota fiscal. Viu como é simples?

+ Valores a Receber: veja o passo a passo de como fazer a consulta pelo CPF

Anúncios

Geralmente os atendentes das lojas perguntam aos clientes se desejam adicionar o CPF na nota fiscal. Mas, caso a pergunta não for feita, você pode tomar a iniciativa e pedir ao funcionário a inclusão do seu CPF na nota fiscal.

Isso vale também para compras online, o que é mais fácil ainda. Afinal, em praticamente todos os sites e plataformas o CPF é solicitado seja no cadastro ou durante as formas de pagamento, para princípios de segurança e dados.

CPF na nota fiscal: quais as vantagens e por que colocar?

O CPF na nota fiscal é uma iniciativa do governo para evitar a sonegação de impostos e garantir o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço, mais conhecido como ICMS.

Dessa forma, ao informar o CPF na nota o cliente contribui para que os impostos obrigatórios sejam pagos pelo estabelecimento, garantindo que não acontecerá a sonegação fiscal.

Sendo assim, quando você insere o CPF na nota, você está atribuindo a uma determinada transação como pessoa física.

Esse fator acaba dificultando a emissão e o processamento de notas fiscais frias, evitando também outras fraudes fiscais. É também uma forma de confirmar a veracidade da transação. Por isso, é importante lembrar que são os estados que decidem se vão aderir ao programa ou não.

+ Quer regularizar o CPF? Fique de olho nos golpes atuais

+ CPF irregular: entenda o que isso significa e como resolver o problema

Como resgatar o dinheiro do CPF na nota fiscal?

Cada estado pode ter o resgate do valor acumulado do CPF nas notas fiscais de uma maneira diferente. Ou seja, em alguns casos, por exemplo, é possível fazer pelo próprio site da Prefeitura ou da Secretaria de Fazenda do estado.

Recomendamos, porém, que o ideal é buscar qual o site da região que é utilizado para conseguir acessar as notas fiscais e resgatar o dinheiro caso haja.

Questões como datas para o resgate e valor mínimo que pode ser recolhido podem ser distintas em cada região e são informadas nos sites de consulta.

Porém, em outros estados o site para consulta pode variar. Por isso, abaixo estão listados os estados e os respectivos links para consultar o saldo e demais informações sobre o CPF na nota fiscal.

Vale destacar que cada estado tem o próprio programa de benefícios. Portanto, procura saber como funciona na sua região para ficar por dentro dos benefícios, vantagens e não perder os descontos.

Vantagens de colocar CPF na nota fiscal

Como mencionamos acima, a aceitação do CPF na nota contribui para a economia do País ao auxiliar o combate à sonegação fiscal.

Mas alguns estados brasileiros, com o intuito de incentivar a prática, oferecem um programa de benefícios aos cidadãos que realizarem essa ação. Por isso, confira algumas vantagens em colocar o CPF na nota fiscal:

Descontos

Alguns estados brasileiros oferecem descontos para quem coloca CPF na nota fiscal. Alguns desses descontos são no IPVA ou IPTU, por exemplo.

Além disso, é possível ganhar descontos em demais compras e na declaração do imposto de renda. Porém, é válido consultar como o estado do cidadão oferece os descontos.

Notas fiscais espalhadas
Saiba as vantagens de colocar CPF na nota fiscal e como conseguir resgatar o dinheiro

Prêmios

Em alguns estados são realizados sorteios mensais com prêmios. É preciso acessar o site da nota fiscal, preencher um cadastro e concordar com os termos. O sorteio acontece a cada mês pela Loteria.

Resgate

Além dos prêmios e dos descontos, também há a possibilidade de resgatar os créditos acumulados a cada 6 meses através de transferência bancária.

Em alguns estados é possível trocar os pontos do CPF por ingressos de shows ou recarga de celular.

Doações

Não são só prêmios e descontos que o CPF na nota fiscal pode lhe proporcionar. Além das recompensas comentadas, também é possível doar o valor acumulado em notas fiscais para ONGs e demais instituições sociais que desejar.

CPF na nota fiscal aumenta o score?

Uma dúvida que é muito comum entre os consumidores é se colocar o CPF na nota fiscal ajuda a aumentar o score de crédito. Há quem diga que sim, outros acreditam ser um grande mito.

Mas qual será a verdade sobre o assunto? Bom, se você acha que o CPF na nota fiscal pode aumentar o seu score, saiba que está muito enganado. Ter essa atitude não ajuda em nada na avaliação do seu CPF com os órgãos de proteção ao crédito.

O Serasa mesmo já se pronunciou falando que colocar o CPF na nota não faz parte dos dados utilizados para calcular a pontuação do Score.  Isso porque as informações são feitas por análises relacionadas ao risco de crédito, usando os dados cadastrais, negativações, risco de endividamento, entre outros.

Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ser útil para alguém? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a dominarem o assunto.

*Colaboração: Juliana Favorito e Mateus Carvalho

O que achou disso?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 134

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

26 COMENTÁRIOS

    • Olá, Maria! Tudo bem?
      Isso depende de qual é o estado de onde fala. Cada estado tem seus próprios programas e regras. Em alguns casos, por exemplo, é possível fazer pelo próprio site da Prefeitura ou da Secretaria de Fazenda do estado. Informe-se sobre o programa da sua região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui