4 cuidados que você precisa ter antes de pedir um empréstimo

0
1057
Calculadora, moedas espalhadas e cofre de porquinho em um ambiente de madeira
0
(0)

Você já parou para pensar quais cuidados precisa ter ao pedir um empréstimo para não acabar caindo em ciladas? Atualmente existem diversos golpes no mercado que os brasileiros precisam estar atentos.

Anúncios

Além disso, também é importante analisar as condições que a financeira está lhe oferecendo. Isso porque é preciso levar alguns pontos em consideração antes de pedir um empréstimo.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a procura por empréstimos aumentou. Isso se dá pelo número de desempregados no Brasil que chegou a 13,8 milhões de pessoas, em outubro, de acordo com dados do IBGE. Enquanto no mês de maior o número era de 10,1 milhões.

Anúncios

Outro fator que fez a procura de empréstimos aumentar foi que, de março a agosto deste ano, cerca de 9,5 milhões de brasileiros tiveram o contrato de emprego suspenso ou a jornada reduzida. Sendo o empréstimo uma forma de manter os compromissos financeiros em dia.

Ainda de acordo com o IBGE, dos 687 milhões de domicílios avaliados, em cerca de 6 milhões (8,7%) algum morador solicitou empréstimo. Para 57 milhões de brasileiros (7,5%) o pedido foi aceito, enquanto 801 mil (1,2%) não tiveram o empréstimo concebido.

Vale ressaltar ainda que a parte da população que mais solicitou um empréstimo foi o que a renda domiciliar per capita está entre meio e um salário mínimo, que atualmente é de R$1.045.

Anúncios

Eles representam 41% dos empréstimos solicitados, sendo a maior fatia da população que recorreu a esse tipo de ajuda financeira.

O estudo ainda mostra que a maior procura por empréstimos foi na região Sul do país, com 9,7%. Também foi essa região que teve a menor taxa de recusa de pedir empréstimo, por volta dos 10%.

4 cuidados que todo mundo precisa ter antes de pedir um empréstimo

Se você está precisando pedir um empréstimo, mas ainda não se decidiu se deve ou não ou está com medo de cair em alguma cilada, fique tranquilo. O FinanceOne separou uma lista com dicas para você. Confira!

1) Planeje-se ante de pedir um empréstimo

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você se planeje na hora de pedir um empréstimo. Isso porque pegar dinheiro emprestado sem se planejar significa trocar um problema pelo outro. 

Por isso, você precisa se questionar e responder às seguintes perguntas: “quais são as taxas do empréstimo?”, “quanto posso comprometer da minha renda mensal nas parcelas?”

2) Pesquise sempre antes de fechar

Outro cuidado que você deve ter é o de não se precipitar ou pecar pela ansiedade. É preciso paciência para fazer a melhor escolha. Por isso, não feche com aquela opção que você considerar mais ‘fácil’ sem antes pesquisar as demais alternativas.

E isso é muito comum de acontecer. Na hora do aperto então, as contas estão no vermelho e você precisa de um desafogo… clicar em qualquer botãozinho no aplicativo do seu banco pode ser mera tentação. Mas, pesquise para não se arrepender depois.

É preciso estar atento a diversos fatores antes de pedir um empréstimo

“É importante ficar atento aos juros cobrados e às informações do contrato para entender as diferentes categorias de empréstimo às quais se pode ter acesso”, diz o banco digital Nubank.

3) Antes de pegar o empréstimo, avalie a sua necessidade

Você precisa mesmo do empréstimo? Talvez essa seja uma pergunta indispensável a se fazer antes de tomar qualquer decisão. É claro que muita das vezes quando alguém toma a atitude de ir atrás de um é porque está mesmo precisando, mas tem também o reverso.

Além disso, tem ainda aquele pensamento: o que pode ser feito para evitar? E se renegociar as dívidas com o banco for a melhor opção? Se você pensar com calma poderá encontrar opções mais vantajosas.

4) Saiba todos os detalhes desse empréstimo

Pegar o empréstimo por si só não basta. Se você decidiu solicitar, fique por dentro de todos os detalhes. Se o banco não deixar claro, vá atrás e não deixe para conhecer depois ou somente se der algum problema.

De acordo com o Nubank, algumas informações essenciais a se saber são:

  • Quais as taxas de juros?
  • É possível antecipar parcelas? De que forma?
  • Como será possível gerenciar as parcelas?
  • O que acontece com as parcelas atrasadas?

Este conteúdo te ajudou? As dicas foram úteis para você? Então não deixe de compartilhar com outras pessoas. Acompanhe também o noticiário do FinanceOne para melhorar a sua vida financeira.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui