InícioNotíciasEmpreendedorismoGestão empresarial: entenda o que é e para que serve

Gestão empresarial: entenda o que é e para que serve

5
(2)

Gestão empresarial é o conjunto de ações e estratégias aplicadas em um negócio. Administrar o próprio negócio é um grande desafio e exige muita dedicação por parte dos empresários.

Em um mundo cada vez mais competitivo, dinâmico e em constante mudança é indispensável que a gestão empresarial seja assertiva.

Uma das maneiras mais efetivas de melhorar a gestão empresarial é fazer o planejamento e o controle de atividades. Defina os processos e atribua, explicitamente, responsabilidades aos membros de sua equipe.

Crie cronogramas junto com sua equipe e confeccione um quadro para dar visibilidade às atividades. Além disso, defina uma Plano B para as atividades importantes (e vários outros para as atividades críticas).

Em termos gerais, gerenciar uma empresa envolve trabalhar com planejamento, organização, liderança e coordenação. Lembrando que:

  • Planejar: serve para projetar o futuro e, com isso, traçar estratégias de ação que sirvam para alcançar os objetivos da empresa;
  • Organizar: distribuir os recursos disponíveis dentro da empresa. A organização é o que possibilita a execução das tarefas que foram definidas na etapa de planejamento;
  • Comandar: essa função se relaciona à liderança e sua relação com a direção, motivação e orientação do pessoal;
  • Coordenar: trata-se de organizar a execução das tarefas de modo a concluir as atividades.

Etapas básicas de uma gestão empresarial

Essa dicas são uma grande chave para você potencializar a gestão do seu negócio. Além de fazer sua empresa sobreviver fortemente em um ambiente de mudanças velozes como as que vivemos.

1. Planejamento

Nesta parte você irá analisar as necessidades. Vai definir estratégias e estabelecer os recursos que serão necessários para produzir os novos e mais rentáveis projetos para a empresa.

2.  Organização

Neste momento você agrupa os recursos. Além de definir as funções de cada colaborador da empresa nos diferentes projetos planejados. Tudo com o objetivo de gerar resultados positivos.

3. Relacionamento

Esta é uma premissa importante para que os seus colaboradores não te vejam como aquele “patrão” do passado. Sempre é bom ter relacionamento entre líder e liderado.

Ele pode ser essencial para garantir resultados incríveis, visto que o ambiente organizacional interfere diretamente na produtividade dos funcionários.

+ Capital social da empresa: saiba o que é e como definir esse valor

Dicas de sistemas para melhorar uma gestão

A missão de gerenciar uma organização é bastante desafiadora. São inúmeras tarefas, demandas e atribuições que devem ser administradas simultaneamente.

Para atingir o resultado desejado, é necessário ter precisão nas atividades diárias. Nesse sentido, vale a pena contar com ferramentas que auxiliem a condução desses diversos afazeres.

Os ERPs (Enterprise Resource Planning), sistemas integrados de gestão, têm revolucionado a maneira como as empresas são geridas.

Aplicativos para apoiar sua gestão:

Evernote
Todas as suas anotações, pesquisas e arquivos estarão sempre à mão e com fácil acesso. Você pode até mesmo transformar suas notas em slides de apresentação com layout amigável em apenas um clique.

gestão empresarial
Entenda o que é gestão empresarial e para que ela serve

DropBox
O DropBox é um excelente aplicativo para compartilhar documentos e arquivos com sua equipe. Funciona em formato de nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar, e possui opção de controlar quem vê o que.

Trello
Neste aplicativo de gestão de projetos é possível criar e gerenciar tarefas para trabalhos individuais ou em equipe. Estabeleça prioridades e deadlines, acompanhe o andamento de cada projeto, monitore o desempenho dos funcionários e inclua arquivos em uma única plataforma.

QuickBooks ZeroPaper
Imagine poder controlar o fluxo de caixa, incluindo contas a pagar e receber. Com a ferramenta, você também poder listar o contato de todos os clientes e fornecedores. Além de receber alertas de pagamentos e extrair relatórios de performance em uma única plataforma.

Google Drive
Ele oferece espaço na nuvem para você armazenar arquivos, documentos e pastas online em uma espécie de disco virtual. Esta possibilidade começou com o Google Docs, que agora é integrado ao Drive. Você pode compartilhar itens com seus amigos e ainda tem a possibilidade de disponibilizar documentos e arquivos offline, para consultar e acessar quando quiser.

Gerencie as compras e o estoque

Se o processo de compra da sua empresa ainda não está estruturado, comece por reavaliar seus fornecedores.

Revise também o processo de gestão de seu estoque, como a quantidade de desperdício. A contratação de serviços e aquisições de produtos de baixa qualidade podem ser uma ingrata surpresa.

Inovação e a melhoria contínua

Hoje, é obrigação do gestor fomentar a inovação. Seja uma melhoria em um produto ou serviço, ou até mesmo em uma mudança de algum processo. É preciso inovar para manter-se competitivo.

Busque sempre aprimorar seus conhecimentos sobre gestão de pessoas, capacitação de equipes, processos administrativos e tecnologias de apoio à gestão empresarial.

Você sempre terá retorno de investimento garantido ao investir na melhoria de gestão.

Gostou do nosso texto explicando o que é uma gestão empresarial? Então continue a visita em nosso site e leia agora mesmo “Gestão do tempo: veja técnicas para aumentar a produtividade“.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui