Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Gestão empresarial: o que é e para que serve

Escrito por: Redação em 26 de março de 2018

Gestão empresarial é o conjunto de ações e estratégias aplicadas em um negócio. Administrar o próprio negócio é um grande desafio e exige muita dedicação por parte dos empresários.

Em um mundo cada vez mais competitivo, dinâmico e em constante mudança é indispensável que a gestão empresarial seja assertiva.

Uma das maneiras mais efetivas de melhorar a gestão empresarial é fazer o planejamento e o controle de atividades. Defina os processos e atribua, explicitamente, responsabilidades aos membros de sua equipe.

Crie cronogramas junto com sua equipe e confeccione um quadro para dar visibilidade às atividades. Além disso, defina uma Plano B para as atividades importantes (e vários outros para as atividades críticas).

gestão empresarial

Em termos gerais, gerenciar uma empresa envolve trabalhar com planejamento, organização, liderança e coordenação. Lembrando que:

– Planejar: serve para projetar o futuro e, com isso, traçar estratégias de ação que sirvam para alcançar os objetivos da empresa.
– Organizar: distribuir os recursos disponíveis dentro da empresa. A organização é o que possibilita a execução das tarefas que foram definidas na etapa de planejamento.
– Comandar: essa função se relaciona à liderança e sua relação com a direção, motivação e orientação do pessoal.
– Coordenar: trata-se de organizar a execução das tarefas de modo a concluir as atividades.

Etapas básicas de uma gestão empresarial

gestão empresarialEssa dicas são uma grande chave para você potencializar a gestão do seu negócio. Além de  fazer sua empresa sobreviver fortemente num ambiente de mudanças velozes como as que vivemos.

1 – Planejamento
Nesta parte você irá analisar as necessidades. Vai definir estratégias e estabelecer os recursos que serão necessários para produzir os novos e mais rentáveis projetos para a empresa.

2 – Organização
Neste momento você agrupa os recursos. Além de definir as funções de cada colaborador da empresa nos diferentes projetos planejados. Tudo com o objetivo de gerar resultados positivos.

3 – Relacionamento
Esta é uma premissa importante para que os seus colaboradores não te vejam como aquele “patrão” do passado. Sempre é bom ter relacionamento entre líder e liderado. Ele pode ser essencial para garantir resultados incríveis, visto que o ambiente organizacional interfere diretamente na produtividade dos funcionários.

Dicas de sistemas para melhor gestão

gestão empresarialA missão de gerenciar uma organização é bastante desafiadora. São inúmeras tarefas, demandas e atribuições que devem ser administradas simultaneamente.

Para atingir o resultado desejado, é necessário ter precisão nas atividades diárias. Nesse sentido, vale a pena contar com ferramentas que auxiliem a condução desses diversos afazeres. Os ERPs(Enterprise Resource Planning), sistemas integrados de gestão, têm revolucionado a maneira como as empresas são geridas.

Aplicativos para apoiar sua gestão:

Evernote
Todas as suas anotações, pesquisas e arquivos estarão sempre à mão e com fácil acesso. Você pode até mesmo transformar suas notas em slides de apresentação com layout amigável em apenas um clique.

DropBox
O DropBox é um excelente aplicativo para compartilhar documentos e arquivos com sua equipe. Funciona em formato de nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar, e possui opção de controlar quem vê o que.

Trello
Neste aplicativo de gestão de projetos é possível criar e gerenciar tarefas para trabalhos individuais ou em equipe. Estabeleça prioridades e deadlines, acompanhe o andamento de cada projeto, monitore o desempenho dos funcionários e inclua arquivos em uma única plataforma.

QuickBooks ZeroPaper
Imagine poder controlar o fluxo de caixa, incluindo contas a pagar e receber. Com a ferramenta, você também poder listar o contato de todos os clientes e fornecedores. Além de receber alertas de pagamentos e extrair relatórios de performance em uma única plataforma.

Google Drive
Ele oferece espaço na nuvem para você armazenar arquivos, documentos e pastas online em uma espécie de disco virtual. Esta possibilidade começou com o Google Docs, que agora é integrado ao Drive. Você agora pode compartilhar itens com seus amigos e ainda tem a possibilidade de disponibilizar documentos e arquivos offline, para consultar e acessar quando quiser.

Gerencie as compras e o estoque

Se o processo de compra da sua empresa ainda não está estruturado, comece por reavaliar seus fornecedores. Revise também o processo de gestão de seu estoque: a quantidade de desperdício, sobrecontratação de serviços e aquisições de produtos de baixa qualidade podem ser uma ingrata surpresa.

Inovação e a melhoria contínua

Hoje, é obrigação do gestor fomentar a inovação. Seja uma melhoria em um produto ou serviço, ou até mesmo em uma mudança de algum processo. É preciso inovar para manter-se competitivo.

Busque sempre também aprimorar seus conhecimentos sobre gestão de pessoas, capacitação de equipes, processos administrativos e tecnologias de apoio à gestão empresarial. Você sempre terá retorno de investimento garantido ao investir na melhoria de gestão.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

aplicativos de carona
hábitos dos investidores inteligentes
aposentadoria compulsória
empresas fechadas
Robô