Início Notícias Finanças Pessoais 4 cuidados que idosos devem ter ao usar cartão de crédito

4 cuidados que idosos devem ter ao usar cartão de crédito

0
(0)

Usar o cartão de crédito está cada vez mais comum. Além de ser prático, usá-lo pode trazer alguns benefícios no dia a dia. Mas alguns cuidados com ele devem ser redobrados.

Muitos idosos, por exemplo, têm cartão de crédito e nem imaginam que podem cair em golpes ou passar algum aperto por conta dele.

E o texto de hoje é pensando exatamente nisso: nos cuidados que os idosos precisam ter na hora de utilizar o cartão de crédito. Quer saber quais são? Continue a leitura!

cartão de crédito
Confira quais são os cuidados que os idosos precisam ter na hora de usar o cartão de crédito

Veja quais são os principais cuidados que os idosos precisam ter:

1 – Cuidado com golpes de SMS e telefone

Diariamente, os idosos são abordados por bancos e instituições financeiras, as quais oferecem produtos e serviços por meio de SMS e até mesmo telefonemas.

Contudo, o cuidado com as fraudes precisa ser redobrado, visto que muitas pessoas aplicam golpes ao oferecer contas e empréstimos por mensagem de telefone ou ligando. Se o idoso aceitar, pode ter alguns dados clonados.

+ 5 dicas para evitar fraudes com cartão de crédito

Por isso, a recomendação é nunca contratar qualquer serviço financeiro confirmando seus dados por SMS, por exemplo. Verifique, antes, se a instituição financeira é confiável.

2 – Atenção na hora de utilizar o caixa eletrônico

Às vezes vemos notícias falando sobre golpes aplicados na hora de utilizar o caixa, não é mesmo? Isso acontece porque muitos golpistas oferecem ajuda na hora de efetuar alguma operação e, na hora que o idoso aceita, os dados do cartão são roubados.

Portanto, se houver alguma desconfiança, só aceite ajuda dos próprios funcionários do banco e nunca coloque a senha na frente de pessoas desconhecidas.

Além disso, se for realizar algum pagamento em maquininha, não entregue o cartão diretamente na mão do vendedor. Quem deve colocá-lo no aparelho é o próprio dono do cartão.

Além disso, jamais forneça a senha do cartão de crédito para pessoas que você não tem confiança.

3 – Cuidado com as compras online no cartão de crédito

De acordo com a pesquisa realizada pelo Compre & Confie, empresa do grupo Clear Sale, as compras online tiveram um aumento de 40% em relação ao ano passado.

Por isso, atenção na hora que realizar uma compra online. Tenha certeza de que o site é seguro antes de fornecer os dados pessoais e dados do cartão de crédito.

Muitos golpistas aproveitam para roubar as informações do cartão e o número de segurança. Assim, eles conseguem fazer todas as compras através da internet sem levantar nenhuma suspeita.

4 – Fique atento na hora de contratar empréstimos

Vai precisar fazer um empréstimo? Então cuidado! O crédito consignado é um tipo de empréstimo destinado a aposentados e pensionistas do INSS.

Por ter a garantia de pagamento do empréstimo através do desconto direto na folha do benefício, essa modalidade é muito mais fácil de contratar.

No entanto, fique atento às exigências na hora de adquirir esse tipo de empréstimo.

Isso porque não pode ter nenhuma exigência de comprar um produto para conseguir o empréstimo, como títulos de capitalização. Se isso ocorrer, trata-se de venda casada, o que é ilegal.

Por fim, assim como para todos, ter uma vida financeira organizada na hora de usar o cartão de crédito é essencial!

Ele não deve ser uma ferramenta usada somente para suprir a falta de dinheiro. Portanto, use com consciência! Se possível, fuja dos parcelamentos de fatura, pois isso pode virar uma bola de neve.

O que achou do nosso texto? Bom? Então compartilhe em sua rede social e ajude outras pessoas a dominarem o assunto!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Quanto custa fazer um intercâmbio nos EUA?

Intercâmbio nos EUA continua uma das prioridades para boa parte dos brasileiros que viajam ao exterior para estudar. O país só perde...

5 sinais que você mantém padrão de vida acima da sua renda

Gastar mais do que se ganha e viver um padrão de vida que não condiz com a sua realidade são efeitos da...

10 podcasts sobre investimentos para você ouvir

Não sabe onde aplicar seu dinheiro? Os podcasts sobre investimentos podem ser uma maneira eficiente de absorver conselhos e aprendizados de pessoas...

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...

6 opções para trabalhar como freelancer aos finais de semana

Está em busca de aumentar a sua renda ou a da sua família nas horas vagas? Uma alternativa é ser freelancer aos...

Descubra 5 ferramentas semelhantes ao PIX

Pagamento via QR Code, transferências rápidas e que podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias na semana: o Pix é...