O que são debêntures de infraestrutura? Saiba tudo sobre eles!

0
159
Calculadora em cima de gráficos
Horário de funcionamento da Bolsa de Valores começa às 10h
0
(0)

Se você já investe, com certeza já ouviu falar em debêntures e que elas podem ser uma alternativa para diversificar a carteira de investimentos. No entanto, poucos sabem que existem sete tipos de debêntures, e uma delas são as debêntures de infraestrutura.

Por isso, para saber se esse investimento vale a pena e faz sentido para você, é necessário entender como funciona e o que ele pode te oferecer.

Quer conhecer mais sobre as debêntures de infraestrutura? Então continue a leitura deste texto! 

O que são as debêntures?

As debêntures são títulos privados de renda fixa, e são emitidas por empresas públicas ou privadas para fomentar seus projetos. O processo de investimento é semelhante a emprestar dinheiro para as organizações.

A empresa se compromete a pagar o valor de volta com juros, conforme os critérios definidos no aporte. Assim, o funcionamento é semelhante à renda fixa no geral — mas geralmente há maiores riscos e maior potencial de retorno.

E como funcionam as debêntures de infraestrutura? 

Como falamos, existem diversos tipos de debêntures no mercado financeiro. Os dois grupos principais são debêntures comuns e incentivadas – ou de infraestrutura, como também são conhecidas.

As debêntures de infraestrutura funcionam como uma modalidade de captação de recursos via mercado financeiro. O projeto de lei que cria as debêntures de infraestrutura foi validado em 2021. 

E funciona basicamente como as debêntures simples: os títulos são emitidos ao portador por empresas com o pagamento de juros após um período. O objetivo é incentivar as obras de infraestrutura e inovação, como rodovias, aeroportos, etc, pois elas beneficiem o país. 

Vale reforçar que a tributação para debêntures de infraestrutura segue a mesma regra para investimentos em renda fixa, em que há uma tabela progressiva. 

Elas também podem ser agrupadas em três categorias principais:

  • conversíveis: são convertidas em ações da companhia;
  • não conversíveis: não podem ser convertidas em ações;
  • permutáveis: podem ser convertidas em ações, além de ser possível optar por uma empresa diferente daquela em que o aporte foi feito.
pessoas conversando sobre investimento de debêntures de infraestrutura
Debêntures de infraestrutura: os títulos são emitidos ao portador por empresas com o pagamento de juros após um período

Por que investir em Debêntures?

Investir em debêntures pode ser uma boa opção para quem quer alcançar um rendimento maior que em outras aplicações de renda fixa. Isso porque as debêntures costumam ter remunerações superiores.

Quem investe em debêntures também tem a chance de diversificar os investimentos. Uma carteira ampla pode potencializar os ganhos, reduzir os riscos e trazer várias alternativas de liquidez.

Sendo assim, contar com alguns dos tipos de debêntures entre as suas aplicações, traz a diversificação, que é algo indispensável para todo investidor.

É interessante falar com um assessor de investimentos de confiança sua. Afinal, ele estará por dentro dos mais diversos tipos de investimentos em debêntures.

Por mais que estejamos sempre estudando o mercado, é difícil sabermos sempre das novidades. Principalmente se não estamos em contato com as pessoas que trabalham diretamente com isso.

Algumas informações, principalmente sobre investimentos melhores, acabam não sendo muito divulgadas.

Gostou deste texto? Você já investe ou quer investir em debêntures? Então continue aprendendo sobre investimentos e leia agora mesmo: “Investir a curto, médio e longo prazo: entenda como organizar suas aplicações“.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui