Início Notícias Finanças Pessoais Como conseguir descontos no IPTU 2021?

Como conseguir descontos no IPTU 2021?

0
(0)

Boa parte das cidades brasileiras já enviou o boleto do IPTU 2021. Em São Paulo, por exemplo, a partir do dia 15 de janeiro, o contribuinte pode acessar o site da prefeitura para saber sobre os valores a serem pagos e para emitir os boletos.

Contudo, os paulistanos receberão os carnês do imposto também pelos Correios. Isso deve ocorrer entre 15 de janeiro e 11 de fevereiro. Os vencimentos começam no mês que vem.

A boa notícia para o contribuinte da cidade de São Paulo é que este ano não houve aumento no valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Em relação ao desconto oferecido para quem faz o pagamento da cota única, a prefeitura ainda não informou os detalhes. Contudo, tudo indica que, como no ano passado, o abatimento deve ser de 3%.

IPTU 2021 Rio de Janeiro terá reajuste de 4,23%

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu reajustar em 4,23% o IPTU 2021. Essa não é a única novidade na capital fluminense.

Para cortar os custos e deixar de enviar talões, as guias para parcelamento devem ser emitidas na internet. Ou seja, os contribuintes do Rio não vão mais receber pelo correio o talão do IPTU — cujas guias já estão disponíveis no Portal Carioca Digital.

O objetivo é enviar, no lugar do carnê, um documento simplificado com apenas dois códigos de barra: o do pagamento integral, à vista, e o da primeira parcela.

Essas duas opções vencem no dia 5 de fevereiro. Quem decidir quitar o imposto de uma vez terá 7% de desconto.

BH também oferece desconto para cota única

A Prefeitura de Belo Horizonte também já disponibilizou informações sobre prazo de pagamento, taxas e alíquotas do IPTU 2021.

As guias do imposto já foram enviadas pelos Correios. Quem fizer o pagamento à vista ou antecipar duas parcelas até 20 de janeiro terá desconto de 6%.

Vale ressaltar que o reajuste do IPTU 2021 em Belo Horizonte foi o mesmo do Rio de Janeiro, ou seja, 4,23%.

IPTU 2021
Para conseguir descontos no IPTU 2021 é necessário pagar a cota única

Pagamento à vista pode trazer benefícios aos contribuintes

Para muitos brasileiros, o começo do ano é marcado pela preocupação com o pagamento de algumas contas importantes.

Material escolar, matrículas de escolas, IPVA e IPTU são exemplos de gastos que são comuns nos primeiros meses do ano e, muitas vezes, preocupam os contribuintes.

Porém, nem sempre os pagamentos dessas contas precisam se tornar um grande problema. Existem formas de negociar essas despesas para que não afetem tanto o planejamento financeiro.

O IPTU é considerado por muitos contribuintes o grande vilão dessa época o ano. O Imposto Predial e Territorial Urbano é a tarifa cobrada de todas as pessoas que possuem ou são responsáveis por algum imóvel localizado em área urbana.

O imposto tem como objetivo permitir que as prefeituras tenham uma fonte de arrecadação de recursos. Dessa forma, o recolhimento do IPTU fica por conta dos municípios, que são responsáveis por definir os detalhes do imposto.

Além de definir o valor do IPTU, a data de pagamento e as condições de isenção, as cidades também definem a forma de pagamento.

Para incentivar o pagamento em dia, as prefeituras das grandes cidades do país disponibilizam descontos que podem ser aplicados ao valor do imposto, porém, seguem alguns critérios.

O desconto gerado pelo pagamento à vista é uma boa oportunidade para contribuintes que realizaram um planejamento financeiro e se programaram para o pagamento deste imposto.

A redução da despesa pode ser útil para usar o valor do desconto e começar a pensar no pagamento do próximo ano. Ou quem sabe iniciar investimentos em renda fixa ou variável.

Vai pagar o IPTU 2021 à vista? Veja como fazer um planejamento financeiro para este ano e não se endividar!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui