Você é o tipo de pessoa que chega ao final do mês zerado, sem dinheiro na conta? Talvez seja a pessoa que tem o dinheiro contado para todas as despesas e zero chances de sobrar algo para se divertir.
Anúncios
Independente de qual tipo de pessoa você é, saiba que é bem provável que existam motivos para que você fique sem dinheiro antes ou até mesmo no meio do mês. Saiba que isso é mais comum do que se pensa.
Na maioria das vezes um dos motivos de ficar sem dinheiro é a má administração do orçamento de casa. As pessoas acabam gastando mais do que recebem e acabam não conseguindo pagar todas as contas.
Anúncios
O que pode acarretar em dívidas ao longo de todo o ano. E consequentemente tornar-se uma bola de neve para a família. Por isso, é importante realizar o planejamento financeiro da sua casa.
Mas será que é possível saber quais são os motivos que te levam a ficar sem dinheiro durante o mês e até mesmo durante o ano? A resposta é sim, para isso você precisa ter uma planilha de todos os gastos mensais.
Dessa forma, você começará a entender melhor como funciona o seu orçamento. Além de ter o controle de todo o dinheiro que entra e sai durante o mês.
Anúncios
Se você quer passar a ter mais dinheiro durante o mês e usá-lo para se divertir ou até mesmo comprar algo que esteja precisando, o FinanceOne separou quatro motivos que podem estar fazendo você perder dinheiro. Confira!
1) Você não realiza o controle das suas finanças
Esse é um dos motivos mais óbvios de ficar sem dinheiro durante o mês. Pare para analisar se você controla de fato as suas finanças. Caso a resposta seja não, essa é uma das razões pela qual falta dinheiro para você.
Lembre-se que sem o controle do que entra, sai e é investido, você pode acabar gastando mais do que ganha. E seu dinheiro acaba indo embora com coisas supérfluas.
Por isso, é muito importante controlar, com planilhas, aplicativos ou até mesmo em um caderno, tudo o que acontece na sua vida financeira. Assim, você terá uma visão mais ampla do que de fato está acontecendo.
2) Você ainda compra por impulso
Comprar tudo o que vem pela frente sem pensar e às vezes nem estar precisando é um dos maiores erros do consumidor. E é por isso que muitos vivem sem dinheiro. Já não se planejam e ainda compram sem pensar no amanhã.
Isso é muito comum, principalmente quando se depara com aquela promoção ou desconto que parece irresistível. No entanto, é preciso ter cautela nessas horas para não fazer nenhuma loucura.
Se você vai comprar por impulso, primeiro pense se você realmente precisa do produto e se há a necessidade de ser comprado naquele momento. Caso não, espere, pois você pode economizar deixando para outro momento.
3) A famosa chantagem emocional existe
Você com certeza já deve ter falado alguma frase daquele tipo “eu mereço”, ou “eu trabalhei para isso”, ou até mesmo ”vou comprar porque não sei qual é o dia de amanhã, se estarei vivo”. É nessas horas que o estrago acontece.
Essas frases são bem comuns e até cômicas. Porém, você precisa ser coerente e consciente com as suas contas e orçamento. É claro, você merece momentos de lazer, curtição e descanso. Mas, é preciso ter calma e usar o seu dinheiro de forma pensada.
+ Como fazer sobrar dinheiro no final do mês: dicas infalíveis
4) Você ainda não começou a investir
Outro motivo para você ainda estar sem dinheiro é o fato de gastar e não vê-lo render. Por que você ainda não investe o seu dinheiro?
Você sabia que alguns investimentos são até mesmo mais rentáveis do que a poupança? E não é preciso ser nenhum especialista ou 100% dominador das táticas financeiras para dar o primeiro passo. É possível se tornar o famoso investidor iniciante.
O importante é você começar e dar o primeiro passo para não ficar mais no vermelho. Comece com pouco e depois vai aplicando mais. E, é claro, escolha os melhores investimentos e os que mais combinam com o seu perfil.
E aí, gostou deste texto? Ele te ajudou a saber os motivos de ficar sempre sem dinheiro? Então compartilhe com mais amigos para que todos possam se conscientizar e sair do vermelho.