Dia das mães na crise: dicas para economizar no presente

Escrito por: Mateus Carvalho em 8 de maio de 2020

O dia das mães será comemorado no próximo domingo, 10 de maio. Se você ainda não comprou o presente, fique tranquilo. Em tempos de crise é mais difícil se antecipar com as compras, certo? 

E neste ano, a compra do presente para o dia das mães é ainda mais desafiador. Isso porque muitas empresas e lojas estão fechadas, e também devido a recessão financeira por conta da pandemia da Covid-19.

Cartão de crédito: como funciona e como usar melhor
Uma opção para comprar o presente de dia das mães é pesquisar nos sites

Por isso, a opção da maioria das pessoas será comprar pela internet. Mas se você não está podendo gastar muito, saiba que é possível adquirir um bom presente e ainda assim economizar. 

Conheça dicas para economizar no presente de dia das mães

1) Opte pelo presente compartilhado

Você conhece o presente compartilhado? Essa é a uma ótima opção para quem não tem muito dinheiro. Isso porque se você tem irmãos, pode comprar um único presente e dividir o valor entre vocês.

Dessa forma, dá para evitar que o presente fique pesado no seu orçamento. Além disso, ainda é possível aumentar o valor do presente, já que ele será dividido entre você e os seus irmãos. Deixando a sua mãe feliz com a lembrança.

2) Pesquise bastante antes de realizar a compra

Como já falamos acima, neste ano, muitos presentes de dia das mães serão ser comprados pela internet. O ponto positivo é que você pode procurar o mesmo produto em diversas lojas.

Por isso, pesquise bastante antes de finalizar a compra. Realize comparações dos preços dos produtos que você tem em mente em outros sites e lojas. Dessa forma, será possível garantir o melhor preço.

Você pode contar com a ajuda de sites de comparadores de preços existentes. Como por exemplo o Buscapé e o Zoom.

3) Presentes de luxo podem sair em conta

É bem provável que sua mãe já tenha falado para você que ela não quer presente e que a presença dos filhos já é o melhor presente que ela poderia receber. Mas pare para pensar o que sua mãe gostaria de ganhar.

Se você acha que ela gostaria de uma jóia, saiba que é possível comprar uma sem gastar muito. Isso porque você pode optar por uma peça que seja folheada ou até mesmo banhada em ouro.

Essas opções podem sair por menos de R$150. Sua mãe fica feliz e você não sai gastando o que não pode para presenteá-la.

4) Valorize os trabalhadores informais

Outra forma de garantir o presente da sua mãe é pelos trabalhadores informais, que se dedicam das formas mais variadas para levar serviço de qualidade para ter uma renda extra.

Se você conhece algum amigo, vizinho ou parente que trabalha com qualquer tipo de produto que serve de presente para o dia das mães, incentive-o dessa forma.

São várias as opções. Uma delas são as doceirias. Muitas pessoas investem na culinária no lar e revendem seus quitutes para ganhar dinheiro. E essa pode ser uma excelente forma de economizar.

Além de ajudar alguém, você ainda economiza. Vale ressaltar que você não precisa deixar de lado ou desvalorizar os lojistas, mas sempre que puder dê essa força aos trabalhadores autônomos, nem que seja por meio de divulgação.

5) Antecipe-se

Outra dica para economizar no presente do dia das mães é não deixar para última hora. O quanto antes você puder ir atrás e começar a sua pesquisa, melhor. Se está em dúvida, peça ajuda e comece a sua busca logo.

Na verdade, esse é um tipo de conselho que deveria ser respeitado em qualquer ocasião, mas o brasileiro é vítima de deixar para a hora e quase perder a oportunidade. Talvez você não vá encontrar o que precisa se demorar muito.

Já pensou, ter que levar um presente quase três vezes mais caro simplesmente pelo fato de ter demorado um pouco mais do que devia. Essa é uma das datas comemorativas onde o comércio mais vende. Logo, as ofertas não duram muito tempo. 

Além disso, as encomendas com trabalhadores informais também costumam esgotar rápido. Garanta já a sua e vá reservando o dinheiro ao longo da semana. Pesquise, mas não perca muito tempo.

6) O mais singelo também vale

Assim como o presente de luxo pode sair em conta, fazer uma homenagem ou escolher um presente mais singelo também vale a pena. E que mulher não gosta de uma surpresa criativa e feita com amor e carinho?

Você ainda poderá economizar bastante com essa opção. Escolha, por exemplo, fazer um café da manhã especial. Pode ser talvez um almoço com todo cardápio escolhido por ela, ou preparado com as opções que você tem certeza que ela adora.

Se você escolher essa opção, compre um presente simbólico para poder entregar em um gesto de lembrança, mas a refeição poderá ser feita com coisas que você já tem em casa. Além disso, ainda pode investir em uma decoração caseira.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

financiamento de carro
FGTS
Aprenda a ser um empreendedor de graça na internet
trabalhar-em-casa
saúde financeira