Você já parou para pensar como podemos aprender sobre finanças com séries e filmes? Por isso, hoje trouxemos para você dicas financeiras de Julius, de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, uma das séries mais queridas do público brasileiro.
Anúncios
Aliás, ‘Todo Mundo Odeia o Chris’ está completando 15 anos em 2021. A série se passa na periferia de Nova York, nos anos 80 e é baseada na adolescência do comediante americano Chris Rock, que é o criador e produtor do seriado, mostrando os grandes dilemas dessa fase da vida.
Assim como muitos brasileiros, a família de Chris vive com as finanças pessoais apertadas e enroladas. Durante toda a série, eles passam por diversas situações das quais todos podem tirar lições.
Anúncios
Muitas das dicas financeiras que você vai aprender com o seriado são dadas por Julius, o pai do Chris. Ele te faz entender que existem determinadas escolhas mais recomendadas, principalmente quando se pensa em lidar de forma equilibrada com o dinheiro.
Aprenda com as dicas financeiras de Julius
Ficou curioso sobre quais dicas financeiras a série e Julius podem trazer? FinanceOne te conta agora.
Ah… e se você ainda não assistiu a série, saiba que a partir de agora você poderá ler alguns spoilers.
Anúncios
Confira abaixo uma lista recheada de dicas financeiras de Julius, Chris e a sua família!
1) Não comprar é o maior desconto que você vai ter
Um dos principais bordões de Julius é: “Se não comprar nada, o desconto é maior”. Mas o que ele quer dizer com isso? Que diversos gastos que realizamos no nosso dia a dia podem ser desnecessários.
Independente se é uma promoção ou até mesmo a Black Friday, gastos desnecessários podem acabar pesando no orçamento final de uma família. Por esse motivo, você deve pensar duas vezes ou mais quando quiser comprar um produto que não seja considerado essencial.
2) Nenhum lugar supera a ‘nossa casa’
Esse ensinamento funciona muito bem em tempos de pandemia. Afinal, nada melhor do que ficar em casa para poder economizar, né? Ainda mais com os preços lá em cima.
No decorrer do seriado, Julius sempre valoriza ficar em casa do que ir em algum lugar que vai fazer gastar os seus “dólares”.
“Se for para relaxar, talvez a casa seja o melhor lugar”, disse o pai do Chris em um dos episódios. E será que ele mentiu? Muitas das vezes isso ainda vai te ajudar a economizar bastante, né?
Mais 3 dicas financeiras de Julius para você
3) Use cupons de desconto
O desconto é maior se não comprar, mas se for comprar que seja com desconto, né? Quem não gosta de uma promoção está marcando bobeira para conseguir economizar.
Julius deixa isso evidente durante toda a série, principalmente no episódio 9 da 1ª temporada, quando encontrou cupons de desconto no valor de 200 dólares. Mas, sua esposa Rochelle ficou com vergonha de usar quando encontrou uma amiga no supermercado.
Se ela ouvisse as dicas financeiras de Julius, com certeza teria ecomizado. Veja esse exemplo!
4) Fuja dos “Jeromes”
Se você ainda não viu a série, Jerome é um personagem do bairro que toda vez ‘tirava’ 1 dólar do Chris como se fosse um “pedágio”. Era só ele passar, que precisava tirar uma nota para dar ao Jerome como pagamento.
Na sua vida, fuja disso. Seja o Jerome pessoas que te pedem dinheiro e nunca devolvem, ou então taxas e juros. Esteja sempre atento ao que é vantajoso e o que não é. Afinal, essas várias contribuições podem te fazer falta um dia.
5) Evite o desperdício
Se tem uma marca do personagem Julius é a economia e o evito do desperdício. Ele tem na cabeça o cálculo que cada dólar é jogado fora quando algum produto ou serviço é feito em excesso ou perdido.
E na vida real isso é importantíssimo. O aumento recente nas tarifas da conta de luz tornou a energia elétrica cada vez mais cara. Os vilões do consumo devem ser evitados para que você tenha uma economia.
Aliás, não somente com a energia elétrica, né? Em tudo que você puder, economize, até mesmo com as compras do mês. Já pensou em fazer uma lista inteligente quando for ao mercado? Pesquise e compare os preços para conseguir ter uma redução nos gastos.
E aí, gostou dessas dicas? Então compartilhe o conteúdo nas redes sociais para incentivar seus amigos a também economizar dinheiro!