Dinheiro para viagem: dicas de quanto e como levar | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Dinheiro para viagem: dicas de quanto e como levar

Dinheiro para viagem no exterior. Quanto levar? Se você nunca viajou para fora do país, você deve saber que existe uma diferença entre a cotação comercial e a cotação turismo.

A cotação comercial é aquela divulgada nos jornais.  A cotação turismo é a cobrada em casas de câmbio. Ela é sempre é mais cara que a comercial. Além de valer para todas as modalidades: câmbio em espécie, cartão pré-pago e cartão de crédito.

Com o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) os cartões de viagem pré-pago, cheques de viagem, cartões de débito ou crédito e saques em outros países passaram a pagar um valor alto pela transação.

Dinheiro para viagem

Planejamento das despesas

Após isso, a primeira coisa que você tem que fazer é uma conta dos gastos com hotéis e ingressos para festivais, shows e demais atrações. Depois, aí sim, comece a estimar o orçamento dos gastos diários. Outras despesas são certas, porém não podem ser delimitadas. São elas:

– Alimentação;
– Transporte;
– Compras.

Adicione sempre ao valor final algumas dezenas ou poucas centenas a mais. É uma forma de criar uma margem de segurança tanto para uma possível inspeção mais rigorosa na imigração quanto para imprevistos de viagem.

Por isso é importante ficar de olho no mercado e acompanhar as variações da moeda do país que você for visitar.

Dinheiro ou cartão?

Devido à alta do IOF para uso do cartão de crédito no exterior (6,38%), esse atualmente é o meio menos vantajoso financeiramente.

O sobe e desce da cotação do dólar também não favorece o uso do cartão. Já que apenas no dia de fechamento da fatura é que você saberá qual cotação do dólar será aplicada.

Dinheiro para viagem

Dinheiro para viagem

Vantagens
Levar dinheiro para viagem é a melhor forma de economizar. Isso porque você foge do IOF cobrado pelos cartões. Além disso, é cobrado apenas o IOF de 1,1% na hora de compra da moeda.

Outra vantagem do dinheiro é que com ele, você tem mais facilidade para controlar os gastos. É a melhor opção para viagens curtas pois o montante será menor.

Desvantagens
Pode parecer óbvio, mas a grande desvantagem desta opção é a falta de segurança. Sempre estamos sujeitos a furtos, roubos e até mesmo a possibilidade de perder o dinheiro. Imprevistos acontecem. Há o risco também de pegar notas falsas ou tenha que enfrentar um câmbio ruim.

Cuidado com os golpes – Não troque seu dinheiro com pessoas nas ruas. Você corre sério risco de receber notas falsas!  E outro ponto importante é: para transportar o dinheiro em espécie, sugerimos que você compre uma doleira (ou porta dólar).

Cartão de crédito

Para quem é viciado em acumular milhas o cartão de crédito é sempre uma ótima opção, mas o IOF é bem salgado. De qualquer maneira, levar um ou dois cartões de crédito para viagem é essencial para qualquer emergência que necessite de um grande valor.

Dinheiro para viagem cartao

Vantagens

Ele possui a facilidade de se comprar e não ter que lidar com moedas e troco. A segurança também é um benefício. Já que se você for roubado, basta ligar para a operadora e bloqueá-lo.

E ainda te enviam rapidamente (de 2 a 5 dias) um cartão reserva. O cartão também é aceito em qualquer loja ou restaurante em diversos países do mundo.

Desvantagens

Lembre-se que desde 2011 o governo brasileiro cobra um imposto (IOF) de 6,38% sobre qualquer compra feita no exterior com o cartão de crédito. Isso pode representar um bom gasto no fim da sua viagem.

Ainda mais se o dólar ou ero se valorizarem. Alguns gastos pontuais (e às vezes emergenciais) como táxi, médicos e, principalmente, gorjetas podem eventualmente não aceitar cartão.

 

Cartão pré-pago

Dinheiro para viagem cartao de credito

Vantagens

Esta era a opção preferida dos viajantes. Além da segurança de não precisar andar por aí com dinheiro, o cartão pré-pago funciona de forma prática. Você carrega a quantidade que quiser e pode utilizar o cartão para as funções de crédito, débito e saque.

É possível também cadastrar o seu celular para receber SMS informando sobre a quantia que foi gasta, para não ter nenhuma surpresa no fim da viagem. E caso seja necessário, você pode fazer uma recarga online. Mas você paga 6,38% de IOF.

Desvantagens

Assim como os outros cartões, o pré-pago também não foge dos 6,38% de IOF e a cotação levada em conta será a do dia da carga. Também será cobrada uma taxa por saque. O valor vai depender da tarifa da casa de câmbio ou banco conveniado.

O dinheiro ideal

Sempre leve mais de uma opção quando for viajar. Separe o dinheiro para viagem (em espécie) para gastos como gorjetas e compras. Por exemplo, deixe o cartão de débito ou crédito para imprevistos, reservas em hotéis, emergências, entre outros.

Lembre-se ainda que o câmbio para viagem faz parte de toda a preparação para um passeio fora do seu país. Por isso, veja mais dicas do FinanceOne para não perder dinheiro no câmbio em uma viagem para o exterior.







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras