7 documentários sobre o mercado financeiro

Escrito por: Mateus Carvalho em 19 de junho de 2020

Você já pensou em investir? É bem provável que esteja pensando que este é um assunto difícil. Mas e se você aprender e estudar de uma forma mais fácil? Sim, é possível por conta dos documentários sobre o mercado financeiro.

Ao assistir documentários, além de aprender sobre o assunto, você ainda estará se divertindo. Já que cada um tem um tema, história, linguagem, personagens e personalidades diferentes. Dessa forma, fica mais fácil de entender sobre o mercado financeiro.

filmes na Amazon Prime
Uma forma de aprender sobre o mercado financeiro é assistindo a documentários

Se você quer começar a investir, mas não entende muito sobre o mercado, essa pode ser uma alternativa para começar a estudar sem gastar dinheiro. Quer saber quais são os documentários que irão te ajudar a entender sobre o mercado financeiro? Confira!

Documentários sobre o mercado financeiro

1) Enron: os mais espertos da sala

Esse documentário foi inspirado no livro homônimo dos jornalistas Bethany McLean e Peter Elkind. A história da empresa Enron, maior companhia dos Estado Unidos, é contada desde a formação na década de 80, no Texas, até o seu colapso.

As gravações e os depoimentos são apresentados durante o documentário sobre os envolvidos e as transações realizadas, por meio da desregulamentação da indústria e de fraudes contábeis. 

Ao falir, a empresa deixou por volta de 20 mil pessoas desempregadas, os acionistas e investidores também acabaram ficando sem nada. Já que os executivos fugiram com bilhões de dólares.

O documentário é de 2005 e foi dirigido por Alex Gibney. ‘Enron: os mais espertos da sala’ foi indicado ao Oscar no ano seguinte de sua estreia.

2) Trabalho interno

É por meio de análises, pesquisas e entrevistas com personalidades, políticos e jornalistas que o documentário conta a história da crise mundial, que ocorreu entre 2007 e 2012. Essa crise quebrou as empresas e deixou milhões de pessoas desempregadas em todo o mundo.

O documentário é dividido em cinco partes, sendo o primeiro intitulado “Como chegamos aqui”, a segunda de “A bolha”, de 2001 a 2007. Seguida de “A Crise”, “Responsabilidade” e “Onde estamos agora”.

O documentário mostra o antes e depois, os porquês e as consequências do desastre financeiro que a crise econômica se tornou. Ele ainda tenta provar que os bancos americanos já estavam cientes do que estava para acontecer.

Trabalho interno foi aclamado pela crítica e foi dirigido por Charles H. Ferguson e, ganhou o Oscar de melhor documentário no ano de 2011.

3) 25 million pounds

Esse é um documentário produzido BBC de Londres, que conta a história de Nick Leeson. Ele é dividido em seis partes e tem como característica as entrevistas do próprio personagem.

Leeson é considerado um especulador do mercado financeiro e acabou levando à falência o banco Barrings Bank, tradicional na Inglaterra. O que trouxe um prejuízo de mais de 800 milhões de libras, valor equivalente, hoje, a R$5 bilhões.

Nick Leeson conta que fez uma fortuna com benefícios de falhas do sistema bancário, além de ter feito aplicações em futuro e derivados. Ele passou de funcionário a trader sem perspectivas.

Trader, no mercado financeiro, é usado para caracterizar aquele investidor que lucra com operações a curto prazo por meio de especulações. O documentário está disponível no YouTube, mas sem a opção de dublagem em português.

Mais opções de documentários disponíveis

4) Wall Street

O documentário Wall Street, que por muitos já é considerado até mesmo um filme, não pode ficar de fora de nenhuma lista. Ele conta a história de dois protagonistas que tratam temas como poder, ganância e frieza.

Produzido em 1987, revela os bastidores da bolsa de valores de Nova York. Nela, os personagens percebem que são cercados de pessoas que visam apenas lucrar, a todo custo, mesmo se custar perda de investimentos e investidores.

5) Capitalism: A Love Story

Esse já é uma produção mais recente, de 2009, dirigida por Michael Moore. O documentário analisa o impacto que a dominação corporativa tem no dia dos americanos.

A produção tem como característica os seus leves toques de humor e explora a temática de até que ponto vale a paixão pelo capitalismo que os Estados Unidos têm.  O diretor ilustra bem os impactos de uma crise financeira sob uma visão crítica entre dois governos.

6) À caça de Madoff

Esse documentário é mais uma produção dos anos 2000. Produzida em 2010, à caça de Madoff conta como um investidor ficou praticamente dez anos tentando expor um esquema.

Nesse esquema, Bernard L. Madolf era suspeito de uma fraude que se especula a ultrapassar 60 bilhões de dólares. A produção é composta por várias entrevistas de peso, como Markopolos, Frank Casey e Neil Chelo.

A direção é de Jeff Prosserman e o suspeito foi preso em 2008.

7) Inside Job – A verdade da crise

Também produzido em 2010, esse documentário foi indicado ao Oscar e tem como diretor Charles Ferguson.

Inside Job também aborda os fatos durante a crise de 2008, sendo narrado por Matt Damon. O diretor teve como base uma pesquisa longa com várias entrevistas de políticos, economistas e jornalistas para entender a crise e as mentiras escondidas por trás do mercado americano.

Gostou dessas dicas? Assistir documentários e filmes podem aumentar a sua experiência para temas relevantes, além de ocupar um pouco o seu tempo nas horas vagas.

+ Confira 12 filmes e séries sobre finanças na Netflix

Uma boa pedida para o final de semana e para a quarentena. Compartilhe com os amigos para que mais pessoas possam ter acesso!

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

FGTS pelo celular
LinkedIn
Montar uma reserva de emergência
reforma da previdência no mercado financeiro