
Você já imaginou um dólar digital? O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sim. Tanto que solicitou um estudo sobre a criação de uma possível moeda americana digital.
Anúncios
Para isso, foi necessário que o presidente assinasse uma ordem executiva, na última quarta-feira, 9. O estudo solicitado vai avaliar quais são os riscos e benefícios que o dólar digital pode trazer.
Além disso, serão avaliadas ainda outras questões envolvendo criptomoedas e a criação será realizada pelo Banco Central. As informações foram divulgadas pela Casa Branca.
Anúncios
Como todo anúncio feito pelos Estados Unidos acaba movimentando o mercado financeiro, esse não seria diferente, certo? O Bitcoin sofreu uma valorização de 9,1%, tendo o seu valor de mercado elevado para US$42.289, no mesmo dia do anúncio.
+ Veja ranking dos 13 países que mais investem em criptomoedas
Outra criptomoeda que também sofreu um alta com o possível dólar digital foi o Ethereum, com uma valorização de 6,45%, chegando ao valor de mercado de US$2.744.
Anúncios
Dólar digital: criação depende do papel de desempenho da moeda
Se você acha que a autorização do presidente Joe Biden para realizar o estudo sobre o dólar digital é suficiente para criar a nova moeda está muito enganado. Ainda não há nada certo de que a moeda americana de fato sairá do papel e ganhará o mundo digital.
+ Saiba como investir em criptomoedas na Bolsa de Valores
Será preciso avaliar e pensar no futuro do dinheiro e o papel que as criptomoedas vão desempenhar. E quem fará esse estudo? Será um grupo de departamentos para chegar a decisão final, sendo eles:
- Departamento do Tesouro;
- Departamento de Comércio;
- Outras agências norte-americanas.
A nota divulgada pela Casa Branca ainda informou sobre o que o mercado financeiro acha sobre o dólar digital:
“O mercado ficou claramente animado com as conversas sobre apoiar a inovação responsável e uma abordagem construtiva para regular a economia de tokens digitais em evolução”, disse a equipe da Bitfinex Trading, em nota.
Dólar digital: qual o futuro?
Vários fatores podem colaborar a favor da proposta de criação do dólar virtual. Um deles, inclusive, é a ampla supervisão do mercado de criptomoedas – que é fundamental para a segurança nacional do país americano.
Além disso, cita-se, ainda, a estabilidade financeira e competitividade do país. Também evitaria ameaças de crimes digitais – de acordo com autoridades do governo.

O governo Biden solicitou, como medida, avaliar a infraestrutura necessária para que seja feita essa possível emissão de uma moeda digital pelo Banco Central dos Estados Unidos. A partir de agora, estes devem ser intensificados para saber dos próximos passos.
Foi incentivado, também, que fosse reservado esforços de pesquisa e desenvolvimento.
Com dólar digital, Biden quer evitar erros recorrentes
Caso a proposta da nova moeda americana avance, o governo dos Estados Unidos pretende fazer diferente para evitar as mesmas falhas, principalmente no quesito segurança.
+ Conheça os 12 cartões que convertem criptomoedas em reais
Biden solicitou que fossem analisadas questões referentes ao risco sistêmico e de proteção ao consumidor. Além disso, que estudos fossem feitos para correção de ineficiências no modelo de pagamentos.
Qual é a sua opinião sobre o dólar digital? Você vai torcer para ser aprovado e que passe a circular? Comente e compartilhe a novidade!