Início Notícias Finanças Pessoais É possível pedir para cancelar anuidade do cartão de crédito?

É possível pedir para cancelar anuidade do cartão de crédito?

5
(4)

A anuidade do cartão de crédito é uma espécie de taxa de manutenção cobrada por diversas empresas. Porém, há alguns anos que as opções isentadas desse tipo de cobrança se tornaram cada vez mais populares.

Mas a pergunta é: se você já possui um cartão, é possível cancelar a anuidade dele? Neste caso, como deve proceder? Será que perderá benefícios?

Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que sim, é possível negociar ou até mesmo pedir para cancelar a anuidade do cartão de crédito. Mas para conseguir é preciso ser estratégico e, muitas vezes, persistente.

Os benefícios como milhagens, seguros e descontos nem sempre estão atrelados ao pagamento da anuidade. Além disso, é fundamental avaliar se o gasto com a taxa vale a pena tendo em vista o retorno desses benefícios.

A anuidade do cartão de crédito nada mais é que uma taxa de uso. Geralmente é cobrada para cobrir gastos como manutenção, gerenciamento, administração e monitoramento.

A seguir, veja se é possível cancelar a anuidade do cartão de crédito.

Isenção da anuidade do cartão de crédito é possível

Conseguir um desconto na anuidade do cartão, obviamente, é mais fácil que obter uma isenção total. Mas ambas as possibilidades são possíveis.

O primeiro passo é contatar a empresa do seu cartão, por meio da Central de Atendimento, e informar o que deseja. Tente negociar o valor com o atendente até obter a melhor proposta.

A gratuidade total da anuidade é mais difícil, sendo raros os casos em que as centrais cedem. Contudo, se for um cliente com gastos elevados no cartão ou possuir serviços especiais, como cartão Premium, as chances aumentam.

O gerente da sua conta também pode ser um meio de conseguir negociar a anuidade, principalmente se você já tem um bom relacionamento com ele.

Lembre-se: se você tem muitos serviços do banco contratados, investimentos, aplicações etc, use isto na hora de barganhar.

Um ponto sempre a seu favor é que o banco tem interesse em manter você como cliente e ele sabe que poderá partir para outro se não conseguir a isenção da taxa.

Mercado já oferece diversas opções sem taxa

Caso você esteja pensando em mudar de cartão ou se nunca teve um, talvez seja vantajoso considerar escolhas já isentas de anuidade. Como esse tipo de cartão de crédito é cada vez mais popular, há diversas opções disponíveis.

Desde os digitais, até os tradicionais. Alguns com mais limitações, outros com menos.

Em alguns casos, principalmente com bancos tradicionais, a isenção da anuidade pode estar condicionada a limite de gastos, por exemplo.

Alguns exemplos de cartões de créditos sem anuidade são NuBank, Neon, Intermedium, Digio, pag!, Original, Santander Free, Trigg e outros.

Nubank lança cartão de débito - Cartão de débito Nubank
Nubank é um dos cartões que não cobra taxa de anuidade

+ Cartão de crédito sem anuidade: como conseguir?

Solicitar um cartão de crédito sem anuidade é fácil, principalmente se você tiver nome limpo e boa avaliação no Serasa.

Por isso, é recomendável que antes de solicitar o cartão, o consumidor confira como está o seu CPF e a sua pontuação no Serasa Score.

Anuidade do cartão de crédito está ficando mais cara

Apesar de cada vez mais empresas oferecerem cartões no Brasil, os preços das taxas de anuidade continuam subindo. Levantamento de 2019 do Banco Central demonstrou que a taxa média cobrada em 2018, por exemplo, foi de R$139,45.

O número é 13,4% maior em relação ao ano anterior e 15,1% maior do que o registrado em 2016. Os dados consideraram as seis principais bandeiras de cartão do país: Visa, Mastercard, American Express, Diners Club, Elo e Hipercard.

Por isso, quem usa cartão de crédito, além do extrato de compras, precisa ficar de olho também com a despesa de anuidade. Muitas vezes ela pode passar despercebida, mas pode causar verdadeiros prejuízos.

Avalie o real motivo para você estar pagando a anuidade do cartão de crédito e se é vantajoso para a sua situação financeira. Não se deixe enganar com os benefícios que, muitas vezes, sequer são usados.

Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ajudar alguém? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas a terem conhecimento sobre o assunto!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

IR 2020: caiu na malha fina? Saiba como regularizar a situação

Se você não teve a declaração do Imposto de Renda 2020 liberada até o último lote da restituição, é bem provável que...

Quanto custa fazer um intercâmbio nos EUA?

Intercâmbio nos EUA continua uma das prioridades para boa parte dos brasileiros que viajam ao exterior para estudar. O país só perde...

5 sinais que você mantém padrão de vida acima da sua renda

Gastar mais do que se ganha e viver um padrão de vida que não condiz com a sua realidade são efeitos da...

10 podcasts sobre investimentos para você ouvir

Não sabe onde aplicar seu dinheiro? Os podcasts sobre investimentos podem ser uma maneira eficiente de absorver conselhos e aprendizados de pessoas...

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...

6 opções para trabalhar como freelancer aos finais de semana

Está em busca de aumentar a sua renda ou a da sua família nas horas vagas? Uma alternativa é ser freelancer aos...