Saiba como economizar no amigo secreto em 2023

0
1444
pessoa presenteando no natal
5
(1)

Quando se fala em final de ano logo se pensa nas festas de Natal, Ano Novo e amigo secreto. Com tantos gastos, economizar nos presentes é fundamental para não acabar começando 2024 no vermelho.

Anúncios

Vale lembrar que geralmente existe um limite de valor para o presente. Mas também é bem provável que você não participe somente de um amigo secreto: tem o da empresa, o da família, da faculdade… a lista às vezes é grande.

Mas será que é possível economizar no amigo secreto? A resposta é sim. Mas para isso é preciso seguir algumas dicas para você não acabar gastando mais do que pode.

Anúncios

5 dicas de como economizar no amigo secreto

Se você está participando de muitas brincadeiras e quer saber como economizar no amigo secreto. Confira uma lista com dicas que podem te ajudar!

1) Reduza o valor dos presentes

Essa é uma das formas mais simples de economizar no amigo secreto. Lembre-se que da mesma forma que você está preocupado com os gastos, os seus amigos também podem estar.

Não tenha vergonha de conversar sobre os custos enquanto vocês organizam as comemorações. A dica é realizar sugestões de valores até chegar a um que agrade a todos os participantes da brincadeira.

Anúncios

Tenha em mente que o mais importante não é o presente, mas sim a comemoração de mais um ciclo no qual vocês estiveram juntos.

2) Use a sua criatividade

É comum no amigo secreto as pessoas combinarem a troca de presentes. Uma alternativa para economizar é por meio do DIY (Do it yourself – em tradução: Faça você mesmo).

Pode parecer algo difícil de ser feito, porém não é preciso ser profissional para criar um item que agrade o seu amigo. Quer exemplos de presentes de DIY?

Você pode fazer uma receita de família, uma pintura, uma foto, algum item que saiba costurar ou até mesmo um poema. E o melhor é que existem diversos sites, como o Pinterest, que podem te ajudar a se inspirar. 

A dica é ser bem criativo, pesquisar e encontrar boas ideias. Depois é só colocar a mão na massa.

3) Atenção ao gosto da pessoa

Quando você conhece a pessoa fica ainda mais fácil comprar algo que ela goste e que caiba no seu orçamento. Você alinha economia com boas opções, ou seja, um presenteado contente.

decoração de natal
É possível economizar no presente de amigo secreto no Natal

Agora pensa só, você sem saber de nada do que a pessoa gosta e com medo de dar algo que seja mais em conta? Até mesmo tem a chance de optar por algo personalizado, de empreendedores, artesanal.

Mas não sabendo o gosto, acaba optando pelo caro e formal. E às vezes a pessoa não curte esse tipo de presente mais sofisticado e é mais discreta.

+ Quer trocar os presentes de Natal? Saiba seus direitos

4) Fique ligado nas promoções e descontos

Muita gente aproveita alguns descontos de fim de ano para utilizar os descontos e comprar os presentes de final de ano. E você, também utiliza essa estratégia?

Caso ainda não tenha aproveitado, não é um problema! Mas deixe as promoções no seu radar. Muitas lojas e empresas estão com promoções e muitas condições diferenciadas nesse período festivo. Por isso, fique sempre atento.

Mas, o que seriam essas condições? Às vezes pode ser uma promoção ou um desconto específico, até mesmo um frete grátis, um combo com outro produto. Fique de olho para usufruir e aproveitar.

5) Participe só do necessário

Muitas pessoas aceitam participar de várias comemorações e não calculam o peso disso no orçamento. Dessa forma, a recomendação é escolher quais são as mais importantes para você e caibam no bolso. Dessa maneira, você não começa 2024 cheio de dívidas e com dor de cabeça.

Por isso, não tenha medo de rejeitar um convite caso o seu orçamento esteja apertado e ele vá te deixar ainda mais com dívidas. Participe apenas do necessário ou do que for essencial.

Mais 7 dicas Bônus:

1. Planejamento Antecipado

Comece a planejar seu amigo secreto com antecedência. Isso permite que você tenha tempo suficiente para pesquisar e comprar presentes com calma, aproveitando ofertas, descontos e promoções que possam surgir antes da data da troca de presentes.

2. Estabeleça um Orçamento

Defina um orçamento claro para o amigo secreto. Comunicar o limite de preço dos presentes para todos os participantes pode ajudar a manter os gastos sob controle e garantir que todos possam participar sem preocupações financeiras.

3. Opte por Presentes Criativos

Considere a ideia de presentes criativos e personalizados. Presentes feitos à mão ou que tenham um toque pessoal podem ser mais significativos e custar menos do que itens comprados em lojas.

4. Utilize Plataformas Online

Explore plataformas online para a organização do amigo secreto e a compra de presentes. Muitas vezes, as lojas online oferecem promoções exclusivas, e você pode economizar com códigos de desconto e ofertas especiais.

5. Considere a Opção de Presentes Virtuais

Para uma opção mais econômica e contemporânea, considere presentes virtuais, como vouchers, assinaturas de serviços online ou e-books. Eles podem ser uma excelente maneira de presentear mantendo os custos baixos.

6. Promova uma Troca de Presentes Temática

Estabelecer um tema para os presentes pode ser uma maneira divertida de limitar as opções e evitar gastos excessivos. O tema pode ser algo simples, como “presentes ecológicos” ou “itens de papelaria”.

7. Realize o Evento Virtualmente

Considere a possibilidade de realizar o evento de amigo secreto virtualmente. Isso pode economizar custos associados à organização de uma reunião física, como aluguel de espaço e alimentação.

+ Confira como economizar na ceia de natal

Gostou dessas dicas? Está pronto para economizar no amigo secreto de final de ano? Então compartilhe este texto para ajudar mais pessoas a entrarem nessa onda de conscientização.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui