Efeito batom: confira o que é e qual impacto para economia

0
327
mulher fazendo skincare
0
(0)

Alguns efeitos econômicos causam curiosidade no mercado financeiro, e um deles é o efeito batom. Leonard Lauder, herdeiro da Estée Lauder, criou o termo Lipstick index, ou mais conhecido como efeito batom, em 2001. Lauder observou um fato que correlaciona as altas nas vendas de batom durante os períodos de crise nos países.

Anúncios

Ele percebeu que todas às vezes que o mercado entrava em grandes recessões econômicas, como aconteceu nos Estados Unidos após o atentado, de 11 de setembro, as vendas de batom da Estée Lauder aumentavam.

O fato acontecia com tanta frequência e em tantas marcas de cosméticos, que passou a ser estudado, se transformando em um índice importante de mercado.

Anúncios

Mas como explicar esse aumento nas vendas de batom? Por que em momentos de recessão econômica, as mulheres escolhem investir seu dinheiro em maquiagem e itens de beleza, sobretudo em batons?

Para Lauder, as crises não são impeditivas para a compra, mas fazem os consumidores comprarem itens mais baratos. E um dos itens da linha de frente dos cosméticos de baixo custo é o batom.

+ Conheça 6 carreiras promissoras no setor de beleza para 2022

Anúncios

Como está o efeito batom pós-crise da Covid?

Os dados das principais consultorias de consumo na área de beleza mostram que o tal efeito batom ainda não surgiu desde a última crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. E há um motivo para isso: a utilização das máscaras tirou esse poder!

As principais empresas de cosméticos que atuam no Brasil acreditam, no entanto, que o ponto de virada pode ter chegado. Isso porque elas já perceberam que com a flexibilização do uso de máscaras trouxeram uma certa demanda ao setor.

A procura é tamanha que as empresas têm dificuldades de manter a produção e, por vezes, enfrentam falta de estoque. Será que já podemos afirmar que estamos enfrentando o efeito batom no Brasil? Há, no entanto, ainda os efeitos da pandemia, que atrapalhou a logística e as vendas no Brasil.

Segundo levantamento do g1, o qual procurou empresas líderes do setor, a tendência é que as vendas aumentem ao longo dos meses. Veja o que falou as empresas procuradas pelo g1:

Avon afirma que houve um “crescimento expressivo” no segmento de batons entre janeiro e julho de 2022, sem informar valores. A empresa atribui o aumento à busca por “conforto e alegria diante de cenários adversos, como o da pandemia”.

Segundo a Avon, uma pesquisa realizada com consumidoras no ano passado aponta que 80% das entrevistadas recorreram a itens de beleza para aumentar a sensação de bem-estar durante o isolamento social. “O batom vermelho também está ligado à autoestima feminina: 78% das entrevistadas afirmaram que utilizam o item para se sentirem bem”, diz, em nota.

diversos produtos de maquiagem em um fundo preto
As principais empresas de cosméticos que atuam no Brasil acreditam que o efeito batom acontecerá em breve no país

Grupo Boticário está bastante otimista com a não obrigatoriedade do uso de máscaras, a retomada total de atividades presenciais e eventos.

“Os batons devem colorir as ruas este ano, voltando a assumir a liderança entre os itens mais buscados de maquiagem, com as máscaras de cílios e itens para olhos”, diz a empresa.

Já a Ruby Rose afirma que cerca de 30% do faturamento da empresa vem dos batons e notou 70% de crescimento em volume de vendas em meio digital ao longo da pandemia. Em valores, as vendas online pré-pandemia rendiam por volta de R$1 milhão. Hoje, a empresa diz que triplicou o valor.

O uso de produtos de beleza visando o bem-estar pessoal em tempos de crise, seja em uma pandemia, seja em uma guerra, nos traz a esperança, mesmo que de forma inconsciente, de que a “tempestade irá passar”. Isso porque a imagem pessoal e a autoestima são dois dos fatores principais para que as pessoas sintam-se bem com elas mesmas.

E você, já sabia sobre o efeito batom? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Compartilhe conosco, e com os demais leitores, o que você acha!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui