A corrida eleitoral começou há alguns dias e é chegada a hora de conhecer quem, de fato, vai concorrer a um cargo na gestão pública. Dando continuidade ao especial Eleições 2022 do FinanceOne, confira os candidatos a governador do Ceará!
Anúncios
Mas antes de saber quem são os concorrentes confirmados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vale relembrar algumas informações básicas sobre as eleições deste ano.
Em 2022, os eleitores vão às urnas para definir os deputados (federais e estaduais), senadores, governadores e o próximo presidente da República. Segundo dados divulgados pela Agência Brasil, a Justiça Eleitoral recebeu, pelo menos, 28 mil registros de candidaturas.
Anúncios
O número é referente a 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a vice-presidente; 223 para governador e vice-governador, 231 para senador, 10.238 para deputado federal, 16.161 para deputado estadual e 591 para deputado distrital.
No Ceará, estão concorrendo seis candidatos. A Agência Brasil divulgou o perfil dos concorrentes. Veja mais detalhes sobre cada um deles!
Veja quem são os candidatos a governador do Ceará
Capitão Wagner
Candidato pelo partido União Brasil, Capitão Wagner é natural de São Paulo e policial militar do Ceará desde 1999. O candidato é formado como técnico em eletrotécnica e bacharel em segurança pública.
Anúncios
Anteriormente, Wagner foi vereador por dois mandatos e já disputou duas eleições pela prefeitura de Fortaleza. Atualmente é deputado federal. Seu vice é Raimundo Gomes de Matos (PL), de 71 anos.
Chico Malta
Chico Malta concorre pelo PCB. O advogado tem 57 anos e acumula forte atuação em movimentos sindicais. Malta é natural de Fortaleza e é anistiado político, após ter sido preso durante a ditadura militar.
Além disso, o candidato é integrante da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Nauri Araújo, de 57 anos, também do PCB, concorre como seu vice.
Elmano de Freitas
Ainda integra a lista dos candidatos a governador do Ceará o candidato Elmano de Freitas, do PT. Natural de Baturité (CE), Freitas é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
O candidato já atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap) e foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012. Atualmente, Elmano de Freitas exerce seu segundo mandato como deputado estadual. Ao longo de sua trajetória política, o candidato já ocupou o cargo de secretário de Educação de Fortaleza. Sua vice é Jade Romero, do MDB.
+ Descubra quanto ganha um governador
+ Quanto ganha o presidente da República? Confira os valores
Roberto Cláudio
O candidato do PDT foi prefeito de Fortaleza por dois mandatos. Roberto Cláudio é médico, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem doutorado em saúde pública.
Cláudio é natural da capital cearense, tem 47 anos e ocupou o cargo de deputado estadual no Ceará de 2006 a 2010. Domingos Filho, PSD, é seu candidato a vice.
Serley Leal
O candidato do partido Unidade Popular, Serley Leal, tem 40 anos, é bancário e natural de Iguatu, interior do Ceará. Leal já atuou no movimento estudantil e acumula passagens pelo Diretório Central da Universidade Federal do Ceará e Diretório Estudantil da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Também foi candidato a vice-prefeito de Fortaleza e ajudou a construir o Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB) no Ceará, projeto voltado para o direito à moradia. A liderança indígena Francisco Bita Tapeba (UP), de 37 anos, é seu candidato a vice-presidente.
Zé Batista
Fechando a lista de candidatos a governador do Ceará está o candidato do PSTU, Zé Batista, de 48 anos. Natural de Iguatu (CE), Batista disputou sua primeira eleição em 2020, tentando uma vaga para a Câmara Municipal de Fortaleza.
O vice foi indicado pelo próprio partido. É o servidor público e ambientalista Reginaldo (PSTU), de 49 anos.
Quando serão as Eleições 2022?
O primeiro turno das Eleições 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro. Caso haja um eventual segundo turno para presidente e governador, a data está definida para o dia 30 do mesmo mês.
As datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, como prevê a Constituição Federal. Os eleitos serão diplomados até o dia 19 de dezembro de 2022.
Quanto aos horários de votação, o Tribunal Superior Eleitoral havia decidido desde o ano passado que todos os estados deverão seguir o horário de Brasília na votação, independentemente do fuso. A votação acontecerá das 8h às 17h.
Quer saber mais detalhes sobre as Eleições 2022? Acompanhe o especial do FinanceOne. Aproveite e veja também: