
Faltando três dias para o segundo turno das Eleições 2022, é preciso ficar atento com os documentos para a votação. Afinal, você não vai deixar de exercer o seu direito de cidadão neste momento tão importante, certo?
O segundo turno, tanto para presidente como para governador, ocorerá no próximo domingo, dia 30 de outubro.
Para te ajudar sobre os documentos para votação, separamos um guia completo para você sobre quais são obrigatórios levar no dia, qual horário de votação e muito mais! Vamos lá?
+ Benefícios Sociais: saiba o que cada candidato à Presidência planeja
+ Descubra quanto ganha um governador
+ Eleições 2022: veja quantos senadores serão eleitos por estado
Eleições 2022: quais documentos levar para votar?
Para conseguir acessar a urna, o eleitor precisa apresentar, obrigatoriamente, um documento pessoal com foto para comprovar a sua identidade.
O título de eleitor físico não é obrigatório, mas a Justiça Eleitoral e o TSE recomendam levá-lo para verificar a seção de votação.
Vale lembrar que os documentos com foto também são obrigatórios para os eleitores que já possuem o e-Título. A biometria está com uso suspenso devido à pandemia da Covid-19.
Veja alguns documentos válidos para levar no dia da votação:
- carteira de identidade
- identidade social
- carteira de trabalho
- carteira nacional de habilitação
- passaporte ou outro documento de valor legal equivalente
- carteira de categoria profissional reconhecida por lei
- certificado de reservista (para homens cis ou transgênero)
Votação 2022: em que horário o eleitor pode votar
Neste segundo turno, o horário será o mesmo do primeiro turno. A votação acontecerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.
Devido ao fuso horário, as seções eleitores de Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Roraima abrirão 1h antes, às 7h e encerrará às 16h. Boa parte das seções do estado do Amazonas também iniciará a votação às 7h. Contudo, algumas localidades seguem o fuso horário do Acre e a votação começará às 6h.
Em Fernando de Noronha (PE), o início será às 9h do horário local.
+ Confira aqui os horários de votação para as eleições 2022
O segundo turno será realizado para presidente, em todo país, e para governador, somente nos estados onde não houve eleição direta em primeiro turno – ou seja, os candidatos não atingiram mais de 50% dos votos válidos. Os votos nulos e brancos não são contabilizados.

Saiba como baixar o aplicativo do e-Título
O e-título surgiu em 2018 visando oferecer mais praticidade, agilidade e segurança para os eleitores. Isso porque a plataforma possibilita que você acesse a versão digital do seu título de eleitor pelo celular e/ou tablet com todas as informações cadastradas na Justiça Eleitoral.
Um ponto importante que precisamos destacar é que o aplicativo está disponível tanto para Android quanto iOS. Sendo assim, qualquer pessoa com um smartphone poderá ter a plataforma na palma das mãos.
O processo para ter acesso ao e-Título é bem simples, você só precisa inserir alguns dados como CPF ou título de eleitor, o seu nome, nome da mãe e do pai e a sua data de nascimento. Depois é só seguir os passos indicados na tela do aplicativo.
O TSE divulgou na última semana que mais de 30 milhões de eleitores já baixaram o aplicativo do e-título, mas ainda falta muita gente. Vale ressaltar ainda que 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar nestas eleições.
Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que os eleitores devem aproveitar esses últimos dias para baixar o aplicativo. Isso porque o e-título não poderá ser emitido no dia da eleição.
Continue a sua leitura aqui no FinanceOne sobre Eleições 2022:
- Descubra 4 consequências de ter título de eleitor irregular
- Eleições 2022: como a política afeta o mercado financeiro?
- Como votar na urna eletrônica? Veja o passo a passo para o dia das Eleições
*Colaboração: Mateus Carvalho