Se você está com o título de eleitor irregular e perdeu o prazo para regularizá-lo, saiba que isso pode te gerar consequências. Isso porque estar em situação irregular com o seu título pode trazer problemas em várias áreas da sua vida.
Anúncios
As consequências que você pode ter independe do motivo do seu título de eleitor estar irregular. Sendo assim, o que vale para um vale para todos.
Mas antes de falarmos quais são as consequências e os problemas que você pode enfrentar ainda este ano, precisamos te explicar o que pode ser considerado irregular pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Anúncios
Veja abaixo a lista!
- Não votou na última eleição;
- Não justificou a ausência nas últimas três eleições;
- Não pagou a multa por não ter votado.
Caso você tenha se identificado em alguma das três situações anteriores, você está com o seu título de eleitor irregular perante o TSE.
+ Prazo para solicitar voto em trânsito termina em agosto. Veja quem precisa fazer!
Anúncios
Para as eleições de 2022, você já não consegue mais regularizar a sua situação e muito menos votar. Porém, precisa saber quais consequências isso trará.
4 consequências de estar com o título irregular
Estando com o título de eleitor irregular você fica impedido de fazer algumas coisas, que muitas vezes são consideradas básicas. Não sabe quais são? Calma, porque nós iremos te contar agora!
Se matricular na faculdade
Independentemente se a faculdade é pública ou privada, você não consegue realizar a sua matrícula com o título de eleitor irregular. Caso você já esteja matriculado, saiba que também pode ficar impedido de renovar a sua matrícula na instituição de ensino.
Todas as universidades solicitam dos alunos o título de eleitor regularizado para efetivar a matrícula ou renová-la. Isso vale para todos os estudantes.
Tomar posse em cargo público
Se você tem o sonho de ingressar na carreira pública e se tornar servidor, saiba que ele pode ser impedido pelo seu título de eleitor irregular.
Acontece é que você até consegue prestar o concurso público desejado, mas, caso aprovado, não poderá tomar posse no cargo.
Isso porque, se for convocado para nomeação, terá que apresentar toda a documentação exigida pelo órgão público. É obrigatório apresentar a declaração do TSE comprovando a regularidade.
Impedimentos financeiros
Estar com título de eleitor irregular também poderá trazer consequências financeiras, você sabia?
Isso mesmo, em alguns casos, você pode ser impedido de ter empréstimo ou financiamentos aprovados por conta da pendência com o TSE. Essa restrição vai variar de instituição financeira a administradora.
Esse entrave é quase que certeiro em autarquias, sociedades de economia mista, na Caixas Econômica Federal, além de institutos e caixas de previdência social, ou qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.
Obtenção de documento
O eleitor que estiver com o título irregular será impedido de obter passaporte ou tirar qualquer documento de identificação, seja ele identidade, CPF ou carteira de habilitação.
Também poderá ser impedido de solicitar segunda via de documentos como carteira de trabalho.
Quanto ao passaporte, a medida não se aplica a brasileiros que residem no exterior e desejam um novo documento para retornar ao país.
Este conteúdo lhe foi útil? Continue a sua leitura e confira como se tornar um mesário voluntário nessas e outras eleições.
Leia também no FinanceOne: