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Empresas apostam cada vez mais no Marketing Digital

Escrito por: Rafael Massadar em 19 de dezembro de 2018

O Relatório SEO Trends, elaborado pela Rock Content, aponta que as empresas brasileiras apostam cada vez mais no marketing digital para alavancar suas vendas. De acordo com o estudo, 60% das empresas utilizam ferramentas de otimização de seus sites, sendo que mais de 80% já as utilizam há mais de 3 anos.

O levantamento aponta ainda que o investimento em marketing digital tende a crescer cerca de 70% no próximo ano.

A maioria está em busca de uma consultoria que use as ferramentas certas, que as deixem bem ranqueadas no Google ou nas principais redes sociais. Outra ferramenta muito explorada nos últimos anos é a de mobile marketing. Além disso, a produção de conteúdo para blogs e sites tem sido prioridade para as empresas.

Mais de 94% das marcas estão presentes nas redes sociais. Desse total, 62% consideram que as redes possuem papel fundamental no desempenho de seus negócios.

Consequentemente, o levantamento da IAB Brasil Digital Adspend mostra que o investimento em marketing digital em 2017 foi de R$ 14,8 bilhões. Os números consideram apenas publicidade digital. A empresa relata também que o investimento no segmento tem previsão de crescimento de 12% ao ano até 2021.

Marketing Digital

5 entre 10 empresas brasileiras estão na Região Sudeste

Um levantamento feito pela startup Neoway mostra que o Brasil tem 38.831.960 empresas. E a cada 10 empresas no Brasil, cinco estão no Sudeste, ou 50,3%.

A cidade de São Paulo concentra 9% de todos os CNPJs, seguida por Rio de Janeiro (4%) e Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, com 2%. Do total, 3% delas estão ativas, 45% estão baixadas e 1% suspensas, nulas ou inaptas.

Os dados mostram também que o setor de serviços é responsável por quase metade das empresas abertas no Brasil, ou 46%.

O comércio representa 36%, seguido pela indústria, com apenas 8%, construção civil, com 75%, e agropecuária, com 3% de participação.

Marketing digital gera resultados satisfatórios

Marketing DigitalPesquisa realizada pela Nova Escola de Marketing, com 1.024 empresas, aponta a dificuldade das empresas em descobrir as melhores estratégias de divulgação.

No entanto, 56,4% das organizações investem de 10% a 20% do orçamento de marketing em canais digitais.

Estudo da Rock Content realizado em 2017 já apontava que 92,1% das empresas estavam presentes nas redes sociais.

Elas utilizavam as seguintes ferramentas:

– Facebook – 97,6%;
Instagram 63,3%.

Os dados da Nova Escola de Marketing mostram que o investimento na produção de conteúdo é primordial para as empresas. O objetivo é melhorar o posicionamento orgânico no Google.

A estratégia trouxe resultados positivos para 34,2% das organizações. Enquanto a gestão de redes sociais ficou com a segunda posição, com 23,8%.

Quanto aos canais de anúncios, o Facebook Ads foi considerado como o mais eficiente em 18% dos negócios. Já o Google Ads, em 16%.

Impacto no crescimento já é percebido

marketing digital

Não investir em marketing digital pode dificultar as empresas de alcançarem seus objetivos, diz a Nova Escola de Marketing.

De acordo com dados levantados, 57,3% das empresas acreditam que esse tipo de atitude é responsável por 10% a 20% das vendas.

No entanto, para 60,8% das empresas, o marketing digital tem como finalidade contribuir para o aumento de suas vendas. Ou seja, fazer com que avance cada vez mais, e 22,3% investem na exposição da marca.

Apesar de ser de suma importância para as organizações, algumas empresas estão com dificuldades para se beneficiar do marketing digital.

Quanto ao investimento para 2019, 52,9% das instituições pensam em aumentar o valor investido em marketing digital em 10% a 20%. Enquanto 27,5% têm a pretensão de investir mais de 30% na estratégia.

Tendências para 2019

Por ser uma área que está se desenvolvendo e se modificando de maneira rápida, é necessário que as empresas e os profissionais de Marketing fiquem atentos às tendências para acompanharem o mercado de forma competitiva.

Por isso, todos os anos a Smart Insights realiza uma pesquisa sobre as tendências de marketing mais importantes.

Para 2019, o estudo aponta como principais tendências:

– melhorias na UX (experiência do usuário);
– melhorias no conteúdo e nas comunicações;
– otimização das melhores práticas nas plataformas;
– gerenciamento de marcas, pessoas e processos;
– geração de conteúdo com uma real proposta de valor digital para a audiência.

O professor da FGV André Miceli aposta nas tecnologias imersivas. Ele pondera que o próximo ano será um marco da popularização dessa experiência.

No entanto, Miceli acredita que apenas nos próximos anos veremos uma adoção colossal de plataformas de conversação.

“Os equipamentos de realidade aumentada, mista e virtual têm potencial para aumentar a produtividade em diversos setores, aumentar a percepção de indivíduos com algum tipo de limitação física, mudar as maneiras de perceber formas, acompanhar pessoas, falar, viajar, consumir conteúdo e, em linhas gerais, viver”, sugere o professor da FGV.

Os especialistas do marketing

Muito cuidado ao implementar o marketing digital ao seu empreendimento. É necessário contratar profissionais com expertise no assunto. Assim, você reduz o risco de perder todo esse investimento.

Os especialistas do marketing têm uma visão ampla do que se passa no mercado. Além disso, sabem estratégias que lhe renderão ótimos resultados.

Caso não tenha orçamento, estabeleça parcerias. É bastante vantajoso descobrir dentro do segmento trabalhado, instituições que complementem a sua atividade. Os vínculos de parceria podem tornar o marketing de ambas ainda mais poderoso.

Lembre-se que o marketing digital para pequenas empresas possibilitou que elas fortalecessem o relacionamento com o público-alvo de maneira eficiente e econômica. Devido à competitividade do mercado atual é o grande diferencial para atingir metas e resultados previstos.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

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