Já imaginou estar esperando o salário cair na sua conta e ele simplesmente não ser depositado? A empresa pagou pelo serviço prestado, mas o valor não está na conta, esse é o golpe da portabilidade do salário.
Anúncios
O novo golpe do mercado tem feito muitas dívidas que recebem valores altos em contas bancárias. E, consequentemente, deixou muitos brasileiros preocupados em relação à segurança que os bancos oferecem.
Porém, diferentemente do que muitos pensam, o golpe da portabilidade do salário não acontece por um erro do banco. Mas sim porque os criminosos criam uma nova conta em seu nome e solicitam a portabilidade do salário para ela.
Anúncios
Quer saber tudo sobre esse golpe? Como ele funciona e como se proteger? Continue lendo este artigo!
Como funciona o golpe da portabilidade do salário?
Realizar a portabilidade de salário é um processo simples e fácil, que está facilitando o golpe realizado pelos criminosos. Eles simplesmente criam uma conta, muitas vezes digital, em seu nome.
Com a conta aberta, agora o único trabalho que os criminosos possuem é de realizar a solicitação da portabilidade do seu salário, sem nem precisar entrar em contato com o seu banco.
Anúncios
A solicitação é aprovada sem nem que o banco onde foi criada a nova conta suspeite ser uma fraude.
Vítimas preferidas dos golpistas são os servidores públicos
De acordo com uma reportagem do jornal O Globo, as vítimas preferidas para que o golpe da portabilidade do salário aconteça são os servidores públicos. Mas por que esses profissionais?
A resposta é bem simples: os nomes e dados desses servidores são mais fáceis de serem encontrados na internet. Isso faz com que os criminosos só tenham que pesquisar o nome da pessoa e já consigam todos os dados para abrir uma nova conta.
Com os dados corretos em mãos fica mais fácil realizar a abertura da conta e dar início ao golpe.
Golpe da portabilidade do salário: por que tem sido tão fácil?
Fazer uma portabilidade de salário já foi mais complicado, mas, atualmente, é mais fácil do que parece. Por isso, os golpistas estão encontrando tanta facilidade.
Para se ter ideia, antigamente só era possível solicitar à instituição contratada pelo empregador. No entanto, desde 2018 o Banco Central passou a permitir que também seja possível fazer a portabilidade solicitando pela nova conta ao qual o cliente pretende receber.
+ É golpe! Estelionatários cobram falso IOF antecipado via PIX
E o que torna mais fácil o processo é que toda a solicitação é feita através do aplicativo – sem qualquer necessidade de comparecimento em agência.
Qual é a solução para o golpe da portabilidade do salário?
De acordo com o Banco Central, estão em estudo algumas medidas para que os bancos e instituições financeiras sejam responsabilizados por essas contas criadas de maneira fraudulenta.
Segundo o órgão, há a necessidade de se ter mais segurança nos sistemas bancários, já que a portabilidade é solicitada sem a autorização do titular.
Mas, enquanto isso não acontece, o que fazer? Por ora, pouca coisa. Isso porque não existe uma identificação imediata para esse tipo de situação. E, geralmente, quando a vítima descobre, já é tarde demais pois o salário já foi depositado na nova conta.
Uma solução imediata é consultar sempre o site do Registrato do Banco Central. Lá, o cliente consegue conferir os registros financeiros em seu nome: entradas, saídas, chaves PIX, empréstimos, dívidas, financiamentos e muito mais.
É importante também estar sempre atento com o compartilhamento de dados pessoais. Evite realizar cadastros em sites desconhecidos e fornecer informações para links maliciosos, sem checar a veracidade ou confiabilidade.
Compartilhe este conteúdo e conscientize seus amigos sobre este novo golpe para que eles não caiam se saibam como proceder.
Leia também no FinanceOne: