Organizar as contas no Excel é uma das melhores maneiras de monitorar as finanças. Óbvio que existem aplicativos, o caderninho e diversas outras formas de controlar os gastos, mas não tem jeito: a planilha nunca sai de moda.
Anúncios
É possível montar sua planilha de gastos por meio dos modelos disponíveis no Excel ou criar sua planilha personalizada. Se você quer aprender a organizar as contas desta forma, acompanhe o passo a passo.
Conheça as vantagens e desvantagens de organizar as contas no Excel
Se você acha que organizar as contas no Excel não é uma boa ideia, está muito enganado. Essa é uma das melhores formas de manter as suas finanças pessoais em ordem e não acabar esquecendo de pagar alguma conta.
Anúncios
Mas é claro que esse tipo de organização tem as suas vantagens e desvantagens. Confira abaixo cada uma delas!
Vantagens
- Você mesmo constrói a melhor forma de organizar suas finanças;
- Possibilidade de inserir fórmulas e realizar contas personalizadas, além de projeções para o futuro;
- O Excel permite a criação de gráficos customizados a partir de seus dados.
Desvantagens
- Pouco útil para quem não tem habilidade com o Excel;
- Pode até funcionar no celular, mas a usabilidade é mais complicada do que a de um aplicativo.
Como organizar as contas no Excel?
Quer começar a organizar as contas no Excel, mas não sabe por onde começar? O FinanceOne preparou um passo a passo para te ajudar. Confira!
Passo 1: Escolha entre o Excel tradicional ou o Google Drive
Ambas ferramentas oferecem os mesmos recursos básicos do Excel. A diferença é que com o Google Drive as atualizações são automaticamente salvas na nuvem. Além disso, o acesso pode ser feito de qualquer computador conectado à Internet ou celular.
Anúncios
Passo 2: Coloque os meses em ordem
Para manter a ordem, coloque os meses um ao lado do outro na primeira fileira horizontal da planilha. Pule a primeira fileira vertical para colocar as contas. O ideal é fazer neste estilo, mas lembre-se que você deve criar a sua como se sente mais confortável.
Confira o exemplo:
Passo 3: Organize os gastos
Lembra da fileira vertical em branco? Este é o lugar onde você irá listar todos os gastos mensais. Itens como aluguel, conta de luz, telefone, supermercado, faculdade e outros. Inclusive, despesas com restaurantes e bares (ou festas) devem estar na lista.
Se decidir começar a planilha em novembro, por exemplo, é bom que os gastos dos últimos meses também sejam expostos na planilha. Isso é importante para que você consiga controlar melhor as finanças.
Passo 4: Some as dívidas
A parte da soma pode prejudicar quem não tem experiência em organizar as contas no Excel. Utilize a fórmula do programa (seja o Excel instalado no computador ou o do Google Drive). Lembre-se de deixar um quadro para o total.
Passo 5. Observe os gastos
Você tem utilizado o dinheiro da maneira correta? É importante que seu orçamento esteja organizado e em dia. O ideal é nunca ficar com a “corda no pescoço”. Deixe sempre um dinheiro reserva para emergências e adote um estilo de vida de acordo com o que pode pagar.
Se você ganha, por exemplo, R$2 mil e apresenta gastos de R$2.500, corte o que for possível ou aumente a renda. Evitar ou diminuir as contas supérfluas fazem diferença no orçamento do mês.
Passo 6: Despesas inesperadas
Nem sempre podemos controlar o que gastamos, certo? Por isso, é bom destacar o que foi planejado versus o que realmente foi gasto. Caso o gasto inesperado tenha sido relacionado a médico ou exames, anote.
Também pode ser que um empréstimo não planejado precise ser feito para pagar uma despesa mais alta de saúde, por exemplo. A dica é readaptar o orçamento para os próximos meses segundo a nova realidade.
Nos meses seguintes, poderá perceber o que tem saído da linha para que outras posturas frente às finanças sejam tomadas. Caso as contas do bar estejam saindo do controle, que tal se readaptar e sair apenas dois fins de semana por mês? Reduza os gastos fixos para que quando a emergência chegar, consiga se reorganizar com mais facilidade.
Passo 7: Adicione metas no orçamento
Criar metas é o que move o ser humano. Sejam metas de viagens, aquisição de algum eletrodoméstico ou eletrônico e até mesmo para investimento.
Com base no planejamento e no quanto recebe, comece a ter comprometimento em reservar parte do dinheiro para algo que queira a longo prazo.
Mas ficar de olho nessas metas é tão importante quanto criá-las. Se conseguir atingir o que planejou tem sido difícil, repense a maneira em que emprega sua verba. Veja os resultados e sempre se reorganize, corte gastos e repense os objetivos.
Dessa maneira, guarde todas as notas fiscais e anote os gastos na planilha. Lembre-se de atualizar, no mínimo, uma vez por semana.
Dicas rápidas para aprender a economizar dinheiro
Agora que você já sabe como organizar as contas no excel, está na hora de ter umas dicas sobre como economizar o seu dinheiro. Você costuma chegar no meio do mês e estar sem dinheiro no bolso?
Se percebeu que mais um mês está passando e não conseguiu nem economizar nem pagar todas as contas, confira a lista de dicas rápidas para o controle das finanças:
- Pense em uma divisão coerente da sua renda. Uma dica que podemos dar é o esquema em que 30% da renda é gasta com estilo de vida, 50% com despesas essenciais e 20% para as metas;
- Evite ter dívidas com datas de vencimento muito distintas;
- Crie prazos para realizar algo;
- Veja vídeos, leia mais sobre finanças e acompanhe pessoas que são referências no assunto;
- Comece a investir;
- Evite ter mais de um cartão de crédito (e nem cartão de loja);
- Prefira o pagamento à vista;
- Faça pesquisa antes de comprar algo;
- Escolha um cartão que traga benefícios e com baixa anuidade;
- Foque no uso de cupons e fique de olho nas promoções;
- Use aplicativos de comparação de preços como o VAH;
- Cuidado com as pequenas despesas.
Conheça o curso “Finanças e Investimentos Inteligentes” da FinanceOne
Uma das coisas mais importantes na hora de organizar as finanças é o conhecimento das melhores formas de fazer isso. Sendo assim, te apresentamos o curso Finanças e Investimentos Inteligentes da FinanceLab, plataforma de cursos do FinanceOne.
Com esse curso, é possível melhorar, significativamente, a sua relação com o seu dinheiro. Isso porque você aprender a:
- Ter maior autonomia na gestão do seu dinheiro;
- Proteger o seu patrimônio investido;
- Incrementar a rentabilidade do seu dinheiro;
- Escapar das ciladas do seu gerente bancário;
- Evitar perdas importantes no seus investimentos.
Assim, o seu controle financeiro fica muito mais efetivo e permite com que você alcance as suas metas mesmo em períodos de escassez. O curso é ministrado pelo instrutor Daniel Garza, que é educador e assessor financeiro especializado em finanças pessoais e investimentos inteligentes.
Desde 2015, ministra palestras, workshops e cursos de educação financeira, ajudando muitas pessoas a organizarem suas finanças e investirem com inteligência.
Agora que você já aprendeu a organizar as contas no Excel, o que está esperando para melhorar as finanças? Conte como você faz isso nos comentários!
*Colaboração: Isabella Mercedes