Empresas apostam cada vez mais no Marketing Digital

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Cada vez mais as empresas apostam no marketing digital para crescer. É o que aponta a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil.

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De acordo com o estudo, 94% usam a estratégias para alavancarem seus números. Além disso, 95% das empresas reconhecem que precisam melhorar a atuação na área.

Afinal, uma pesquisa da Kantar Ibope Media constatou que 73% dos usuários se informam sobre produtos e serviços antes de fazer a compra. Para a maioria deles, os canais online oferecem dados que não são encontrados em mais nenhum lugar e isso faz toda a diferença.

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Agora imagine o cenário: alguém se interessa pela sua marca, mas não há qualquer tipo de informação ou dados atualizados para orientar esse visitante. É mais provável que ele busque outra empresa do que outra forma de pesquisar sobre sua oferta.

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital consiste em um conjunto de ações praticadas pelas empresas no ambiente online. Atualmente, é uma das principais estratégias para alcançar e se relacionar com clientes em potencial.

Seu funcionamento acontece dentro das ferramentas e plataformas digitais, entre elas, redes sociais, provedores de e-mail, mecanismos de busca, blogs, sites, aplicativos de mensagem e outros canais que estão hospedados dentro desse universo digital, que funciona a partir da conexão com a internet.

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Aliado a isso, ao contrário do marketing tradicional, o digital permite que os resultados sejam medidos e conferidos praticamente em tempo real.

Portanto, investir em marketing digital é sinônimo de resultados efetivos, seja observando a fidelização e aquisição de clientes, seja fortalecendo a autoridade de uma marca no ambiente virtual.

5 entre 10 empresas brasileiras estão na Região Sudeste

Um levantamento feito pela startup Neoway mostra que o Brasil tem 38.831.960 empresas. E a cada 10 empresas no Brasil, cinco estão no Sudeste, ou 50,3%.

A cidade de São Paulo concentra 9% de todos os CNPJs, seguida por Rio de Janeiro (4%) e Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, com 2%. Do total, 3% delas estão ativas, 45% estão baixadas e 1% suspensas, nulas ou inaptas.

Os dados mostram também que o setor de serviços é responsável por quase metade das empresas abertas no Brasil, ou 46%.

O comércio representa 36%, seguido pela indústria, com apenas 8%, construção civil, com 75%, e agropecuária, com 3% de participação.

Quanto investir em marketing digital?

Especialistas afirmam que tudo depende do da etapa e objetivo que empresa tem. Entretanto, o percentual investido deve variar entre 5% a 20% do faturamento bruto anual.

Empresas que já investem em marketing e já tem maturidade os investimentos devem ser entre 5% e 12% do faturamento bruto anual. A variação tem relação com o objetivo que você definir e tempo para alcançar o resultado esperado.

Agora se você está começando sua empresa agora ou possui pouca maturidade digital, a sugestão de investimento é em torno de 8% a 20% do faturamento bruto anual, dependendo também do seu objetivo, quanto mais agressivo for, maior deverá ser o investimento.

pessoas definindo métricas em gráficos apontados em folhas de papel
Conte sempre com um profissional qualificado na hora de investir em marketing digital

Tendências para 2022

Por ser uma área que está se desenvolvendo e se modificando de maneira rápida, é necessário que as empresas e os profissionais de Marketing fiquem atentos às tendências para acompanharem o mercado de forma competitiva.

Por isso, todos os anos a Smart Insights realiza uma pesquisa sobre as tendências de marketing mais importantes.

Para 2022, o estudo aponta como principais tendências:

  • estratégias de marketing omnichannel;
  • pesquisa visual e de voz;
  • mais relevância para nano e micro influenciadores;
  • metaverso;
  • geração de conteúdo com uma real proposta de valor digital para a audiência.

O professor da FGV André Miceli aposta nas tecnologias imersivas. Ele pondera que o próximo ano será um marco da popularização dessa experiência.

No entanto, Miceli acredita que apenas nos próximos anos veremos uma adoção colossal de plataformas de conversação.

“Os equipamentos de realidade aumentada, mista e virtual têm potencial para aumentar a produtividade em diversos setores, aumentar a percepção de indivíduos com algum tipo de limitação física, mudar as maneiras de perceber formas, acompanhar pessoas, falar, viajar, consumir conteúdo e, em linhas gerais, viver”, sugere o professor da FGV.

Os especialistas do marketing

Muito cuidado ao implementar o marketing digital ao seu empreendimento. É necessário contratar profissionais com expertise no assunto. Assim, você reduz o risco de perder todo esse investimento.

Os especialistas do marketing têm uma visão ampla do que se passa no mercado. Além disso, sabem estratégias que lhe renderão ótimos resultados.

Caso não tenha orçamento, estabeleça parcerias. É bastante vantajoso descobrir dentro do segmento trabalhado, instituições que complementem a sua atividade. Os vínculos de parceria podem tornar o marketing de ambas ainda mais poderoso.

Lembre-se que o marketing digital para pequenas empresas possibilitou que elas fortalecessem o relacionamento com o público-alvo de maneira eficiente e econômica. Devido à competitividade do mercado atual é o grande diferencial para atingir metas e resultados previstos.

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