
Se você está precisando de uma emergência financeira, o empréstimo pessoal Itaú pode ser uma opção. No entanto, antes de realizar esse tipo de transação, é fundamental avaliar com cuidado.
Antes de realizar qualquer tipo de empréstimo, seja o do Itaú ou de qualquer outra instituição financeira, faça uma avaliação das suas finanças, veja se vale a pena e planeje-se.
Mas se você já pensou em tudo e resolveu partir para essa saída, FinanceOne te ajuda contando tudo que você precisa saber sobre o crédito pessoal do banco. Confira a seguir!
Como funciona o crédito pessoal do Itaú?
O Empréstimo Pessoal Itaú é sem garantia e sem necessidade de comprovação do direcionamento dos recursos. Ou seja, pode ser usado como a pessoa bem entender.
O pagamento é feito em parcelas, na quantidade e valor contratados pelo cliente. O Itaú entregará o valor contratado indicado no comprovante de contratação, mediante crédito na conta-corrente.
Vale destacar que o valor total do empréstimo é o valor total que deverá ser pago pelo cliente. Isso inclui o valor creditado em sua conta, acrescido do: IOF, das tarifas cobradas, do seguro crediário (quando contratado) e outras despesas previstas no contrato.
Já o valor entregue é a quantia do empréstimo em si, que será creditada na conta e estará disponível para livre utilização
O valor do contrato será acrescido de juros remuneratórios, capitalizados mensalmente, à taxa estipulada no comprovante de contratação. Ela será convertida em uma taxa diária, considerando um mês de 30 dias.
Lógico, na quantidade de parcelas, valores e data de vencimento indicados no comprovante. A cada mês, no dia escolhido pelo próprio cliente, o valor da parcela será debitado na conta-corrente.
É possível solicitar a alteração do modo de pagamento, passando de débito em conta para boleto bancário. Basta fazer a solicitação diretamente na agência do banco.
Se depois mudar de ideia, o cliente poderá solicitar que o modo de pagamento retorne para débito em conta. Mas neste caso, ele não poderá mais solicitar alteração para boleto bancário.
Quem pode contratar? Como é feita a avaliação de crédito?
A concessão do empréstimo pessoal Itaú é baseada na avaliação de perfil de crédito e no relacionamento que o cliente mantém com o banco.
Essa análise leva em consideração investimentos realizados, ingresso de recursos de forma rotineira em conta-corrente (recebimento de salário, por exemplo), nome sujo, entre outros aspectos.
Para evitar o acúmulo dos encargos de atraso em produtos de crédito, o Itaú poderá debitar os valores em atraso de sua conta salário.

Qual o juros do empréstimo no Itaú e condições de pagamento?
A carência de pagamento da primeira prestação é de 90 dias. Além disso, existe a opção de quitar em uma ou até 48 parcelas.
Importante: é necessário manter saldo disponível suficiente para suportar o débito total ou parcial dos valores devidos. Caso contrário, o pagamento da parcela ficará pendente, resultando na incidência de juros, multas e encargos pelo atraso.
Se ocorrer atraso no pagamento ou vencimento antecipado, serão devidos os juros remuneratórios do período, acrescidos de juros moratórios de 1% ao mês, desde o atraso, e multa moratória de 2% sobre o valor em atraso.
A taxa média de juros do empréstimo é de 3,98% ao mês e mais de 59% ao ano, de acordo com informações do Banco Central.
Como contratar o empréstimo pessoal do Itaú?
É possível contratar esse crédito pessoal das seguintes formas: pela internet ou no caixa eletrônico. Veja os passos a seguir.
Pela internet
- Acesse a sua conta corrente no site do Itaú
- Digite “simular empréstimo pessoal” ou “simular empréstimo pessoal sem proteção” no campo de busca
- Escolhe o valor que quer emprestado
- Confira a taxa de juros (compare com outros bancos)
- Se resolver contratar, digite a senha do cartão e valide o iToken
Caixa eletrônico Itaú
- Vá até o caixa mais próximo
- Coloque o seu cartão
- Digite a senha
- Selecione a opção “Empréstimos”, depois “Novo empréstimo”
Se você não tiver limite pré-aprovado, vá até a agência Itaú mais próxima e fale com a equipe para pedir um empréstimo pessoal.
O que é empréstimo com proteção?
Essa é uma opção de seguro que o cliente pode contratar junto com o empréstimo pessoal Itaú. Com ele, o contratante se protege de imprevistos.
O seguro oferece o pagamento total ou parcial do seu empréstimo em casos de:
- Perda involuntária de emprego (Carência e Franquia de 30 dias)
- Incapacidade total ou temporária (Carência de 30 dias e Franquia de 15 dias)
- Invalidez causada por acidente ou morte por qualquer causa
Nos dois primeiros casos (desemprego e incapacidade) o seguro vai arcar com quatro parcelas de até R$1.500 cada.
Já em caso de acidente ou morte, é feito o pagamento total do saldo devedor do empréstimo contratado. Porém, limitado a R$100 mil.
Os valores do seguro devem ser consultados com o banco. Além disso, é importante ler as condições gerais do contrato, disponível no site da instituição.
O conteúdo foi útil? Então compartilhe com seus amigos que também precisam de um empréstimo e deixe um comentário!