Início Notícias Finanças Pessoais Empréstimo pessoal online: o que é e como fazer?

Empréstimo pessoal online: o que é e como fazer?

4.5
(2)

Muitos brasileiros atualmente estão com problemas financeiros por conta da pandemia do coronavírus. Em momentos de apertos como esses, quanto mais rápido conseguir dinheiro melhor. Uma opção pode ser solicitar um empréstimo pessoal online.

Caso você tenha um limite pré-aprovado em alguma instituição financeira, o dinheiro pode até cair na hora na sua conta. Mas é preciso tomar cuidado para não contratar um empréstimo por impulso e acabar piorando a sua situação financeira.

Como conseguir empréstimo e tudo que você precisar saber
O empréstimo pessoal online é uma alternativa para quem está precisando de dinheiro

Antes de solicitar um empréstimo pessoal online é importante saber o que é esse tipo de crédito. Essa modalidade é a mesma do crédito pessoal nos bancos, porém é possível ser realizada por meio da internet.

O que é recomendado em tempos de isolamento social e quarentena para impedir o avanço da Covid-19.

Conheça as taxas do empréstimo pessoal online

As taxas de juros de um empréstimo pessoal online variam entre 2% e 18% ao mês. Porém, esses valores são calculados de acordo com a instituição financeira.

Além disso, cada empresa tem os seus critérios de avaliação de solicitação do pedido e de formas de pagamento. Caso o seu pedido seja aprovado, você começará a pagar depois que o depósito do dinheiro solicitado cair na conta. 

Vale ressaltar que além do valor solicitado pelo cliente, ainda será necessário arcar com os custos da operação. O que inclui o Imposto sobre Operação Financeira (IOS).

Para solicitar o empréstimo pessoal online é necessário atender os seguintes requisitos:

-> Ter no mínimo um ano de conta bancária;
-> Ser maior de 18 anos;
-> Comprovar a renda.

Saiba como solicitar o empréstimo pessoal

Se você está querendo solicitar um empréstimo pessoal online e não sabe como fazer, fique tranquilo. É importante deixar claro a necessidade pesquisar bancos e instituições financeiras para saber qual irá te oferecer mais benefícios.

1º passo: escolha a instituição financeira e realize uma simulação do empréstimo pessoal;

2º passo: avalie o crédito com o menor Custo Efetivo Total (CET);

3º passo: escolha a melhor forma de pagamento para você, como por exemplo, melhor data de vencimento e quantidade de parcelas;

4º passo: envie os documentos solicitados para o banco escolhido;

5º passo: agora é esperar a análise de crédito, se for aprovado o dinheiro irá cair na conta informada.

4 dicas para não se afundar com o empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal pode ser uma salvação, principalmente em momentos de crise. Mas, você precisa tomar uma série de cuidados para que não vire uma bola de neve e te afunde em dívidas altíssimas.

Para que isso não aconteça e você consiga solicitar o empréstimo com segurança, confira agora quatro dicas essenciais:

1) Pesquise

Cuidado com o agir por impulso. Fazer sem pensar é perigoso em qualquer situação e na hora de solicitar um empréstimo não seria diferente.

Cuidado com a famosa “lábia de vendedor”. Faça a sua própria pesquisa inicial. Entre em sites e verifique as propostas que oferecem e as que melhor se encaixam no seu perfil.

2) Fale com pessoas

Pegando o gancho da dica anterior, intensifique a sua pesquisa para o seu empréstimo online com o “boca a boca”. Fale com pessoas, tire dúvidas e pegue o máximo de informações.

Podem ser conhecidos que já realizaram empréstimo em outras ocasiões, como também vendedores e funcionários de empresas que prestam esse serviço. 

Isso te ajudará a ter feedbacks sobre o que fazer e principalmente o que não fazer. Ajuda também a tirar um pouco a ansiedade e medo de ter que fazer algo novo sem saber como começar.

3) Organize as dívidas

Você precisa saber do quanto precisa antes de solicitar o empréstimo. Organize as suas dívidas e faça um cálculo médio ou total do valor que falta para aliviar a sua situação.

Mas, calma. Não saia somando tudo para não se prejudicar depois. Em um período de crise, tente dar prioridade para as contas emergenciais.

4) Simule o empréstimo

Para não se endividar futuramente, faça sempre simulações do empréstimo. A maioria (senão todas) das empresas que oferecem esse serviço permite simular para saber quais serão os juros e a quantidade de parcelas.

Saber essas informações é fundamental para se organizar e estabelecer um planejamento futuro. Afinal, o empréstimo é para aliviar as dívidas e não para fazer afundar em outra.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Conheça 4 franquias mais rentáveis no mercado

Quem está pensando em investir em franquias, precisa levar em consideração diversos pontos. O seu investimento pode até ser baixo, mas para...

10 corretoras de confiança para investir

Escolher uma corretora de confiança para investir não é uma tarefa fácil. O primeiro passo é verificar se a instituição é cadastrada...

Auxílio residual de R$300: governo divulga calendário

O Ministério da Cidadania divulgou o calendário de pagamentos referente ao auxílio residual das parcelas de R$300. Os pagamentos serão para os...

Como conquistar a independência financeira em 5 anos?

Muitas pessoas querem conquistar a independência financeira, mas será que elas sabem, de fato, o que significa ser financeiramente independente?

SPC: como consultar CPF e nome sujo

A expressão “nome sujo” faz surgir calafrios em muitos consumidores e estar com o nome no SPC é, certamente, um dos medos de quem...

Renda Cidadã: governo anuncia programa para substituir Bolsa Família

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 28, o novo programa de transferência de renda: o Renda Cidadã, que vai...