0
(0)
InícioCriptomoeda9 erros comuns ao investir em Bitcoin

9 erros comuns ao investir em Bitcoin

Devido ao cenário econômico nada atrativo, as pessoas estão buscando novas alternativas para investimento. Por isso, investir em Bitcoin pode ser uma prática comum na vida dos brasileiros.

A maioria dos novos investidores acaba cometendo alguns equívocos, afinal, não está familiarizada com o assunto. Principalmente, porque o Bitcoin é um dos ativos que mais valorizou no mercado financeiro.

Portanto, saiba no que está investindo, pesquise, estude e se informe. Informações equivocadas sobre um ativo são um enorme obstáculo à tomada de decisões e costumam ser uma porta de saída frequente de investidores insatisfeitos.

A seguir, confira sete erros que você não deve cometer ao investir em Bitcoin. Confira!

1 – Não conhecer o seu perfil de investidor

Investir em Bitcoin requer o conhecimento do seu perfil de investidor. Basicamente são três:

  • conservador;
  • moderado;
  • arrojado.

O investidor conservador é aquele que pretende correr os menores riscos do mercado financeiro. Já o investidor moderado gosta de correr alguns riscos para ter um retorno maior do que o previsto.

Por fim, o arrojado se sente confiante em correr riscos no curto e no longo prazo, em busca da melhor rentabilidade oferecida pelo mercado. Geralmente a sua carteira de investimentos é composta por ações, debêntures, criptomoedas, commodities, entre outros.

2 – Não fazer um planejamento

Não planejar é o pior erro que se deve ter na hora de investir em Bitcoin. É preciso ser estratégico e conhecer os objetivos pelos quais você deseja investir antes de tomar qualquer decisão.

As chances de perdas financeiras são ainda maiores quando não se sabe onde quer chegar. Por isso, conheça suas necessidades, seus objetivos, seus desejos e, posteriormente, comece no mercado financeiro.

3 – Não ter conhecimento financeiro

Esse é um dos principais erros ao investir em Bitcoin: a falta de conhecimento financeiro e de mercado.

Já imaginou disputar um jogo sem saber as regras? As chances de você perder são enormes!

No mercado financeiro, investir sem conhecer as diversas aplicações financeiras é a mesma coisa, já que os melhores investimentos são aqueles que estão de acordo com o seu perfil de investidor.

Quando se tem isso em mente, é muito mais fácil investir dinheiro e otimizar os seus recursos.

4 – Não saber onde investir em Bitcoin

É preciso buscar uma “exchange”, instituição que negocia Bitcoin para pessoas físicas. Elas são semelhantes às casas de câmbio. Além de vender, também guardam o dinheiro virtual.

Compra e venda de Bitcoins pode ser feita por meio de uma exchange

No Brasil, há cerca de dez instituições desse tipo, sendo que três respondem pela maior parte das negociações: FoxBit, Mercado Bitcoin e Bitcointoyou.

5 – Falta de cuidado com serviços online

Você deve estar atento a qualquer serviço designado para armazenar o seu dinheiro online.

Muitas carteiras de troca de moedas virtuais sofreram falhas de segurança no passado. Porém, a maioria dos serviços ainda não proporciona respaldo necessário para guardar a moeda como os bancos fazem.

Por consequência, você pode querer utilizar outros tipos de carteiras Bitcoin para guardar sua moeda. Caso contrário, você deve escolher esses serviços cautelosamente. Além disso, o uso da autenticação de dois fatores é recomendado.

6 – Não diversificar a carteira

Outro erro comum ao investir em Bitcoin é a falta de diversificação das aplicações em criptomoedas.

Quando se concentra capital em apenas um tipo de investimento, você está aumentando o risco de perda, pois se algum evento atrapalhar o mercado financeiro, não será possível recuperar o dinheiro investido.

A melhor maneira de evitar isso é dividir sua quantia monetária em mais de um investimento.

Existem diversos tipos de moedas digitais, mas lembre-se de analisar as oportunidades de investir conforme o seu perfil para que isso não se torne prejudicial a você.

7 – Querer retorno rápido ao investir em Bitcoin

Muitos investidores têm o desejo de ficarem ricos da noite para o dia. Contudo, essa vontade pode ser a sua pior inimiga.

Afinal, a expectativa de ser rico pode fazer com que você cometa equívocos na hora de tomar suas decisões sobre como investir dinheiro.

Cuidado com esquema de pirâmide. Ela é constatada quando o retorno do investimento depende exclusivamente da entrada de novos investidores, em uma dinâmica que se torna insustentável ao longo do tempo.

Não é o que ocorre com esta criptomoeda, cuja cotação é definida pela demanda, por variações do mercado e, também, pelo fato de que há um número limitado de moedas.

8 – Achar que o Bitcoin é um esquema de pirâmide

Apesar de muitos pensarem que o Bitcoin é um esquema de pirâmide, ele não se encaixa nessa definição. Isso porque uma pirâmide é constatada quando o retorno do investimento depende, exclusivamente, da entrada de novos investidores, em uma dinâmica que se torna insustentável ao longo do tempo. 

+ Como identificar uma pirâmide de criptomoedas?

E isso não é o que acontece com esta criptomoeda, já que a cotação é definida pela demanda, por variações do mercado e, também, pelo fato de que há um número limitado de moedas.

9 – Pensar que as taxas cobradas pelas transferências são caras

As taxas pagas pelos usuários para realizar transações de forma rápida funcionam numa lógica parecida com a do “preço dinâmico”. Por isso, quanto mais pessoas quiserem usar a rede ao mesmo tempo para fazer pagamentos, maior tende a ser o preço necessário para a taxa de um usuário que solicite validação rápida de seu pagamento. 

O valor pode variar, mas costuma ser muito baixo, podendo ser de centavos ou dezenas de centavos por transação de Bitcoins, principalmente se comparado aos sistemas bancários tradicionais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas para que elas saibam quais são os erros mais comuns ao investir em Bitcoins.

O que achou disso?

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 11

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Páginas Populares

Calculadora de Hora Extra

Calculadora de Rescisão Trabalhista

Correção do FGTS, vale a pena?

Conversor de Moedas

Rendimento Poupança 2021

5 Cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

8 plataformas para compra e venda de Bitcoin

Últimos Artigos

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?