Antes de escolher uma exchange para compra de moedas digitais, você tem que saber o que é essa plataforma. Essas corretoras facilitam a compra, venda e troca de criptomoedas e tokens.
Você pode se perguntar: tem como fazer isso diretamente com outra pessoa? Sim, é possível, entretanto, é preciso ter confiança no vendedor, em especial quando o envio do valor em moeda fiduciária ou outro criptoativo é feito antecipadamente.
Para evitar riscos, surgiram as exchanges para compra de moedas. Elas copiaram o modelo das corretoras tradicionais, cobrando taxas em troca desse serviço de intermediação e liquidação.
+ Conheça os 7 golpes com criptomoedas mais praticados
Além dos impostos, há todo um custo jurídico e legal para manter a estrutura necessária para operar de forma idônea, respeitando a legislação vigente.
Os tipos de exchanges de criptomoedas
As exchanges para compra de moedas podem ser divididas em três opções. São elas:
1. Corretores
Corretores de criptomoedas muitas vezes oferecem a maneira mais simples e conveniente de comprar moedas digitais. O problema é o custo.
Afinal, você não pagará apenas um preço maior que o de mercado por suas criptomoedas, mas também terá que pagar tarifas de transação.
2. Plataforma de negociação
As plataformas conectam compradores de criptomoedas com vendedores e cobram uma tarifa para facilitar cada transação. Nelas, você pode negociar criptomoedas a taxa de mercado atual ou à um limite especificado.
Aliado a isso, o modelo tende a fornecer acesso a uma gama mais diversificada de moedas do que corretores. Além disso, frequentemente disponibilizam gráficos para ajudá-lo a planejar suas negociações.
3. Exchanges Peer-to-peer (P2P)
Essas plataformas permitem a troca direta (P2P) entre pessoas em todo o mundo. A exchange age somente como uma intermediária, com o vendedor capaz de definir seu próprio preço e métodos de pagamento aceitos.
Como escolher uma exchange para compra de moedas digitais?
O primeiro passo para escolher uma exchange é pesquisar sua reputação, tempo de atividade e quadro de funcionários.
Outro passo importante é verificar a liquidez, o volume negociado nos principais ativos.
No entanto, é muito comum o cliente inexperiente optar por exchanges com menores taxas e esquecer de levar em conta que durante momentos de grandes oscilações, a cotação tende a ficar muito distante das líderes.
Por fim, lembre-se de verificar com atenção taxas, além de limites para depósitos, saques e transferências. Muitas das vezes, essas informações ficam disponíveis no site da exchange.
+ 5 cursos de criptomoedas para você aprender o assunto
Ainda sem regulamentação oficial
O bitcoin ainda não tem regulamentação específica no país, mas não é ilegal.
Recentemente, o Senado Fededal aprovou regulamentação do mercado de criptomoedas.
O texto aprovado pelos senadores, que agora segue à Câmara dos Deputados, tem intenção de combater a lavagem de dinheiro e traz clara citação à livre iniciativa e concorrência. Além de criar uma Cadastro Nacional de Pessoas Expostas.
O substitutivo também estabelece que prestadoras de serviços de ativos virtuais somente poderão funcionar no país mediante prévia autorização de órgão ou entidade da Administração Pública Federal, a ser definido posteriormente.
Apesar deste movimento, os brasileiros já podiam negociar criptomoedas no mercado, como também devem declarar ganhos com o investimento dependendo do valor mensal movimentado.
A Receita Federal, inclusive, criou códigos específicos para utilizar na Declaração de Imposto de Renda.
Eles estabelecem distinções entre bitcoin, altcoins (como é chamada a maioria das demais criptos) e stablecoins (criptomoedas com valor fixado ao preço de uma moeda fiduciária, como o real).
Onde comprar criptomoedas de forma segura?
É possível encontrar várias empresas que fazem essa intermediação de compra e venda de criptomoedas. Portanto, preparamos uma lista contemplando as exchanges para compra de moedas mais conhecidas. São elas:
- Foxbit;
- Brasil Bitcoin ;
- BitcoinTrade;
- Mercado Bitcoin;
- Bitpreço.
Ficou interessado? Então confira outras plataformas para compra e venda de criptomoedas, como o Bitcoin.
Leia mais no FinanceOne
- Fundo cambial: entenda como funciona e como investir
- A empresa não pagou o INSS? Saiba o que fazer
- Quanto custa a franquia do frigorífico Goiás? Veja como funciona!
Colaboração: Rafael Massadar