Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como fazer um planejamento financeiro para 2020?

Escrito por: Mateus Carvalho em 6 de janeiro de 2020

Com a chegada do novo ano, está na hora de começar o planejamento financeiro para 2020. E quanto antes você realizá-lo melhor, porque assim será possível se programar para pagar as contas do início do ano e até mesmo organizar a próxima viagem.

Se você gastou demais nas festas de fim de ano e acha que por isso não pode realizar um planejamento financeiro, está enganado.

Assim como aqueles que estão endividados, todos podem e devem se planejar para 2020.

O que fazer com a a restituição do imposto de renda
Fazer um planejamento financeiro é importante para todo mundo

Mas será que é possível realizar um planejamento financeiro? De acordo com a assessora de investimentos, Giane Coelho, a resposta é sim. Isso porque esse processo faz com que as pessoas economizem energia que pode ser distribuída entre outras áreas da vida.

Giane Coelho explicou ao FinanceOne que se as pessoas estão preocupadas com as finanças, seja porque têm dívidas, ou porque não conseguem poupar dinheiro, estarão usado um tempo se preocupando com essas questões.

Enquanto poderiam utilizá-lo no trabalho, praticando esportes ou até mesmo estudando.

Importância do planejamento financeiro 2020

Se você não sabe qual é a importância de realizar o planejamento financeiro 2020 e nem o porquê de começar o ano com ele pronto, saiba que dessa forma você terá mais foco nas finanças.

O planejamento colabora para que as pessoas alcancem os sonhos que têm e, que muitas vezes, dependem da “saúde” financeira para serem realizados. Seja ter uma reserva, realizar uma viagem ou até mesmo comprar um carro.

“Começar o ano com um planejamento é o ideal, já que essa época é propícia para planejar o ano e seus objetivos. E se organizar financeiramente é uma meta de muitas pessoas”, explicou a assessora de investimentos, Giane Coelho. 

Agora, caso a sua família seja umas das 64,7% que estão endividadas, dados da última pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é preciso ter consciência de que um planejamento irá lhe ajudar.

A especialista explicou o motivo desse processo ser tão necessário para quem está com dívidas. Giane recomendou levantar o valor da dívida, as taxas, estudar se é possível realizar uma negociação com taxas que caibam no seu bolso. 

O mais importante, de acordo com ela, é que você tenha um plano para realizar o pagamento, ainda que leve um tempo para ser feito.

Aprenda a realizar o seu planejamento financeiro 

A assessora de investimentos propôs que os brasileiros realizem um exercício, repassada aos seus clientes com eficácia. Esta atividade pode ser realizada mentalmente ou, se possível, com um caderno ou até bloco de notas do celular.

Para isso será necessário fazer as seguintes perguntas: 

-> Como você está em relação às suas finanças?
-> Faz um registro das finanças?
-> Sabe quanto ganha por mês?
-> Sabe quanto gasta por mês?
-> Já analisou quais despesas podem ser cortadas e/ou reduzidas?
-> Consegue guardar dinheiro?
-> Se sim, está bem aplicado?

“Essas são questões relativamente simples, mas nada como um raio-X real para você entender qual é a sua real situação. Depois deste exercício, você pode optar por um dos muitos aplicativos para controle financeiro, usar uma planilha ou até mesmo um caderno”, relatou em entrevista ao FinanceOne.

Para quem gastou muito no fim de ano a dica é economizar

Se você gastou demais com os presentes de Natal, com as festas de fim de ano e está no vermelho, a dica é economizar.

De acordo com Giane, para resolver as questões financeiras é preciso olhar para as contas e saber em que ponto você está. Caso tenha gastado muito, o jeito será apertar o cinto.

“Escolher as despesas racionalmente e não emocionalmente, sempre se perguntar: preciso mesmo fazer essa compra? Precisa ser agora ou posso esperar? Pesquisei e encontrei a melhor alternativa? Seja para uma compra efetivamente ou para as férias.”

É importante lembrar que no início do ano chegam diversas contas, que são consideradas mais pesadas, como por exemplo, o IPTU, IPVA e lista de material escolar, caso tenha filhos. O que fazer nessas horas? Pagar à vista ou parcelar?

Para a especialista, o melhor é o pagamento à vista, já que quase sempre tem desconto. Porém, é indicado verificar se há o dinheiro disponível, caso contrário é melhor pagar parcelado. Mas não se esqueça de lançar como despesa no planejamento financeiro.

Dicas para manter o planejamento financeiro 2020

É comum algumas pessoas terem dificuldades ao manter um planejamento financeiro durante todo o ano. Mas como fazer isso?

Giane explicou que você só consegue ter equilíbrio se tiver controle. Lembre-se que a disciplina é importante.

“Gosto de sugerir o uso dos aplicativos de controle financeiro, porque eles evitam a auto sabotagem de não anotar os gastos. Porque muitos leem os gastos do cartão de crédito e da conta corrente.”

+ Conheça 3 aplicativos para controlar gastos

É preciso, portanto, tomar conhecimento para poder melhorar, gastar menos e de maneira inteligente. Tendo assim um planejamento adaptado a sua realidade.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

comprar ou alugar carros
Como economizar na ceia de natal
agências de viagem online
7 dicas para economizar dinheiro no dia a dia
MEI