Estamos nos últimos meses ano, mas ainda dá tempo de fazer seu planejamento financeiro em 2023. E quanto antes você realizá-lo, melhor, porque assim será possível se programar para pagar as contas e até mesmo organizar a próxima viagem.
Anúncios
Se você gastou demais no primeiro semestre do ano e acha que por isso não pode realizar um planejamento financeiro, está enganado. Assim como aqueles que estão endividados, todos podem e devem se planejar para terminar o ano de 2023 com as finanças equilibradas.
Mas será que é possível realizar um planejamento financeiro? De acordo com a assessora de investimentos, Giane Coelho, a resposta é sim. Isso porque esse processo faz com que as pessoas economizem energia que pode ser distribuída entre outras áreas da vida.
Anúncios
Giane Coelho explicou ao FinanceOne que se as pessoas estão preocupadas com as finanças, seja porque têm dívidas, ou porque não conseguem poupar dinheiro.
Enquanto poderiam utilizá-lo no trabalho, praticando esportes ou até mesmo estudando.
Importância do planejamento financeiro em 2023
Se você não sabe qual é a importância de realizar o planejamento financeiro em 2023 e nem o porquê de começar o ano com ele pronto, saiba que dessa forma você terá mais foco nas finanças.
Anúncios
Uma pesquisa realizada pela fintech Leve, que oferece benefício de bem-estar das finanças, mostra que 52% das pessoas não possuem ou não sabem montar um planejamento financeiro.
Outro dado alarmante é que 46% dos entrevistados não se sentem confiantes sobre como realizar metas de longo prazo. O levantamento ouviu 3.450 colaboradores de empresas de segmentos variados e de diferentes regiões do país.
A pesquisa também mostra que 40% das pessoas atrasaram o pagamento de alguma conta. Em relação ao crédito, apenas 32% dos entrevistados possuem crédito excelente na praça e somente 28% afirmam não ter dívida atrasada.
A pesquisa ainda perguntou sobre gerenciamento de dívidas e identificou que 25% não conseguem administrar seus débitos.
Por isso, o planejamento colabora para que as pessoas alcancem os sonhos que têm e, que muitas vezes, dependem da saúde financeira para serem realizados. Seja ter uma reserva, realizar uma viagem ou até mesmo comprar um carro.
“Começar o ano com um planejamento é o ideal, já que essa época é propícia para planejar o ano e seus objetivos. E se organizar financeiramente é uma meta de muitas pessoas”, explicou a assessora de investimentos, Giane Coelho.
A especialista explicou o motivo desse processo ser tão necessário para quem está com dívidas. Giane recomendou levantar o valor da dívida, as taxas, estudar se é possível realizar uma negociação com taxas que caibam no seu bolso.
O mais importante, de acordo com ela, é que você tenha um plano para realizar o pagamento, ainda que leve um tempo para ser feito.
Aprenda a realizar o seu planejamento financeiro
A assessora de investimentos propôs que os brasileiros realizem um exercício, repassada aos seus clientes com eficácia. Esta atividade pode ser realizada mentalmente ou, se possível, com um caderno ou até bloco de notas do celular.
Para isso será necessário fazer as seguintes perguntas:
- Como você está em relação às suas finanças?
- Faz um registro das finanças?
- Sabe quanto ganha por mês?
- Sabe quanto gasta por mês?
- Já analisou quais despesas podem ser cortadas e/ou reduzidas?
- Consegue guardar dinheiro?
- Se sim, está bem aplicado?
“Essas são questões relativamente simples, mas nada como um raio-X real para você entender qual é a sua real situação. Depois deste exercício, você pode optar por um dos muitos aplicativos para controle financeiro, usar uma planilha ou até mesmo um caderno”, relatou em entrevista ao FinanceOne.
Para quem gastou muito no início do ano a dica é economizar
Se você gastou demais no início do ano e está no vermelho, a dica é economizar.
De acordo com Giane, para resolver as questões financeiras é preciso olhar para as contas e saber em que ponto você está. Caso tenha gastado muito, o jeito será apertar o cinto.
“Escolher as despesas racionalmente e não emocionalmente, sempre se perguntar: preciso mesmo fazer essa compra? Precisa ser agora ou posso esperar? Pesquisei e encontrei a melhor alternativa? Seja para uma compra efetivamente ou para as férias.”
É importante lembrar que no início do ano chegam diversas contas, que são consideradas mais pesadas, como por exemplo, o IPTU, IPVA e lista de material escolar, caso tenha filhos. O que fazer nessas horas? Pagar à vista ou parcelar?
Para a especialista, o melhor é o pagamento à vista, já que quase sempre tem desconto. Porém, é indicado verificar se há o dinheiro disponível, caso contrário é melhor pagar parcelado. Mas não se esqueça de lançar como despesa no planejamento financeiro.
Dicas para manter o planejamento financeiro em 2023
É comum algumas pessoas terem dificuldades ao manter um planejamento financeiro durante todo o ano. Mas como fazer isso?
Giane explicou que você só consegue ter equilíbrio se tiver controle. Lembre-se que a disciplina é importante.
“Gosto de sugerir o uso dos aplicativos de controle financeiro, porque eles evitam a auto sabotagem de não anotar os gastos. Porque muitos leem os gastos do cartão de crédito e da conta corrente.”
É preciso, portanto, tomar conhecimento para poder melhorar, gastar menos e de maneira inteligente. Tendo assim um planejamento adaptado a sua realidade.
Agora que você já sabe como manter um planejamento para 2023, que tal conhecer também maneiras de ganhar dinheiro neste ano. Confira!
Você sabia que o FinanceOne tem uma lista de e-books que podem te ajudar no planejamento financeiro e, também, a iniciar a sua trajetória no mundo dos investimentos?