InícioNotíciasFinanças Pessoais3 formas para você guardar dinheiro por semana

3 formas para você guardar dinheiro por semana

Tempo de leitura: 3 minutos
()

Economizar dinheiro não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Enquanto para muitos este pode ser um sacrifício, há outros que só precisam daquele impulso. E nessa tentativa de ajudar você a poupar, fizemos uma seleção de 3 dicas para guardar dinheiro por semana.

Guardar dinheiro tem toda uma importância. Até porque imprevistos acontecem com frequência, então você precisa estar preparado para o caso de uma emergência.

Imagine o seguinte: você recebe uma proposta de emprego para ganhar mais e, no impulso, pede a demissão sem cumprir o aviso prévio. No entanto, você descobre que o início no emprego não é de imediato e precisará ficar mais de um mês em casa sem ganhar dinheiro. E agora, o que fazer?

Neste caso, possuir uma reserva de dinheiro certamente te auxiliará a continuar levando a vida como antes. Mas se esse não é o seu caso, imagine o desespero com as contas chegando. Fora outras despesas como contas básicas, aluguel e a alimentação.

Pode até ser o caso de conseguir um dinheiro emprestado ou utilizar o cheque especial até começar o novo emprego. Mas com toda a certeza, a quantidade de juros que você pagará não vai compensar em nada.

Criar um novo hábito envolve muita seriedade. Todavia, esse comprometimento não precisa ser sofrido. Existem muitas maneiras de poupar, sem que você sinta todo esse peso no seu bolso. Vamos as dicas?

guardar dinheiro por semana
Guardar dinheiro evita que imprevistos peguem você de surpresa

Desafios podem ser um ótimo impulso para guardar dinheiro por semana

Os desafios semanais viraram um sucesso já há alguns anos. Isso se deve a facilidade em tirar um pequeno valor do bolso, sem que você sinta tanta diferença em seu orçamento.

Eles duram 52 semanas, que é o número total de semanas que dura um ano.

Os desafios também podem ser compartilhados com amigos. Inclusive, faz toda a diferença. Afinal, será um fardo compartilhado e você terá apoio mútuo. É mais difícil também de desistir, pois haverá mais incentivo a não desistir do objetivo.

Existem várias modalidades de desafios semanais. Portanto, continue lendo esse texto e descubra qual se encaixa mais em sua realidade.

3 formas de guardar dinheiro por semana

1 – O desafio tradicional de 52 semanas

Essa é a forma mais popular do desafio, que surgiu nos Estados Unidos. Sua criadora, Kassondra Perry-Moreland decidiu iniciar um hábito logo na primeira semana do ano.

Ela começou com U$ 1 e foi aumentando gradualmente o valor conforme aumentavam as semanas. Ou seja, ela começou com 1 dólar e na última semana ela guardou 52 dólares.

Especialistas defendem que para a realidade brasileira, é uma opção bem bacana pois todo mundo tem aquela moedinha de um real no bolso.

Você também pode adaptar a sua realidade. Isso quer dizer que se é possível você começar com um valor maior e ir aumentando gradativamente, de acordo com o que você pode poupar.

2 – O desafio das marmitas

Esse desafio é uma ótima opção para quem gosta de comer fora, mas precisa de um “empurrãozinho”. Ainda mais porque comer fora todos os dias pode se tornar uma despesa muito grande dentro do seu orçamento.

O desafio consiste em você preparar marmitas. Assim, você poupa exatamente o valor que gastaria comendo fora. E como recompensa, você pode tirar um dia para fazer essa refeição fora por meio de aplicativos em restaurantes.

Existe também uma versão mais radical desse desafio, o chamado 30 dias de marmita. O nome já é autoexplicativo e consiste em poupar um dinheiro correspondente a 30 dias de refeições fora.

3 – O desafio fugindo das tentações

Nesse desafio, você estipula uma meta para cada semana. E esse desafio pode ser uma mistura dos outros dois que já te listamos.

Por exemplo, você pode caminhar mais em uma semana. Assim, você evita pedir carros por aplicativo.

Na outra semana, você pode evitar comer fora ou por aplicativos de delivery. Em outra você pode juntar um dinheiro, como no desafio das 52 semanas e assim, ir adaptando a sua realidade.

Como o desafio das marmitas, também existe a sua versão mensal, onde você pode ampliar o tempo de economia.

Tenha sempre em mente que esse será um esforço que valerá muito a pena lá frente. Mantenha o foco e não desista!

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora 7 cursos de educação financeira online para sair poupando ainda mais.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Loyane Lapa
Carioquíssima de Campo Grande, com um pézinho em São Paulo. Jornalista, Produtora de Conteúdo e [insira aqui outras funcionalidades de um jornalista]. Apaixonada por livros, filmes e pelo universo cultural. Curiosa e antenada nas novidades do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui