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Franquia Havaianas: quanto custa e como abrir a sua

Quem quer se tornar um franqueado tem diversas opções, dos mais variados segmentos. Nesse setor, a franquia Havaianas tem feito muito sucesso. São muitas as vantagens que fazem os empreendedores escolher investir nessa marca. É o que veremos a seguir. Já pensou em ser dono de uma franquia Havaianas?

franquia havaianas
Franquia Havaianas no Shopping Botafogo, Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Conheça a marca

A Havaianas é a marca de chinelos mais conhecida no Brasil. Ela pertence à empresa Alpargatas, que integra o grupo Itaú, a mesma do Itaú Unibanco e da Duratex, por exemplo.

Além de participar com 80% no mercado brasileiro de chinelos de borracha, a Havaianas comercializa os seus produtos para outros 100 países.

Embora as sandálias de borracha tenham sido lançadas nos anos 60, no Brasil, foi só no início da década de 1990 que ela começou a ganhar status de artigo de moda.

Isso foi o resultado de uma estratégia de marketing, desenvolvida para sair do período de crise em que a empresa estava. Para tanto, foi lançado o chinelo de apenas uma cor.

Como abrir uma franquia Havaianas?

Para se tornar um franqueado Havaianas é bem fácil. Inicialmente, é preciso entrar no site oficial para ter acesso aos termos e condições, que ficam disponíveis para download. Feito isso é preciso preencher o formulário com os dados necessários e aguardar o contato.

A Havaianas recomenda para os interessados lerem os termos e condições antes de enviar seu formulário, com atenção. O formulário é composto por informações pessoais, dados profissionais, experiências e a relação com o negócio.

Quanto custa uma franquia Havaianas?

Havaianas

Tendo como base outros tipos de franquias e investimentos, o trabalho de franquia da marca Havaianas acaba que se torna econômico. O custo benefício torna-se acessível, e o retorno promete ser positivo.

O capital mínimo necessário para abrir uma franquia da marca deverá ser de R$300 mil a R$400 mil. Entretanto, esses valores são variáveis e dependem da localização da loja e do modelo de negócio que será escolhido para montar.

Esse valor, no entanto, pode ser ainda maior. Se o interessado escolher abrir uma franquia Havaianas por meio de quiosques terá um investimento que beira os R$50mil. Mas esse acaba sendo ainda mais lucrativo também.

Franquia de quiosque Havaianas

Investimento total – R$75 mil a R$115 mil

Taxa de franquia – R$25 mil

Taxa de royaltes – Não cobra

Faturamento médio mensal – Não informado

Rentabilidade média – 10%

Prazo de retorno do investimento – 6 a 12 meses

Franquia de loja Havaianas

Investimento total – R$300 mil a R$845 mil

Taxa de franquia – R$45 mil

Taxa de royaltes – Não cobra

Faturamento médio mensal – Não informado

Rentabilidade média – 10%

Prazo de retorno do investimento – 12 a 36 meses

Composição do investimento total

– Mobiliário padrão;  

– Reforma e obra civil;  

– Equipamento e infra-estrutura de TI;  

– Taxa de franquia;  

– Estoque inicial;  

– Acessórios, uniformes e marketing inicial.

Há uma taxa de R$40 mil agregada a um faturamento bruto de 2% com o fundo de propaganda. Este, no entanto, é feito pelo franqueado para ser aplicado em marketing local.

É preciso se atentar não somente aos valores, mas também ao espaço. Há uma área mínima a ser trabalhada para a montagem da franquia, sendo de 40 metros quadrados para lojas e 12 metros quadrados para os quiosques.

Qual é o perfil de um franqueado Havaianas?

Antes de embarcar nessa aventura de ser um franqueado Havaianas é necessário saber se possui o perfil desse tipo de negócio. Um dos pontos cruciais é saber quais são as exigências que a marca coloca para os seus franqueados.

É importante ficar atento a esses detalhes, para que a franquia seja um sucesso. Segundo a própria Havaianas, é necessário ter experiência com comércio varejista, além de conhecer o local onde pretende instalar a loja.

Algumas características que a marca busca em seus empreendedores:

– Identificação com a marca;

– Dedicação ao negócio;

– Experiência no varejo;

– Conhecimento regional;

– Capacidade de investimento;

– Disposição para aproveitar as oportunidades relacionadas ao negócio;

– Facilidade de comunicação e relacionamento;

– Espírito de equipe.

“Estamos em busca de parceiros que se identifiquem com a marca e seu conceito. Dedicação, dinamismo, habilidade de negociação e conhecimento na área comercial e varejo são fatores importantes para o nosso projeto. Preferencialmente com curso superior e experiência em administração.”

Como funciona o modelo de franquia Havaianas?

O empreendedor que escolher ser um franqueado Havaianas pode optar entre as tradicionais lojas ou quiosques.  A primeira opção é classificada em lojas de rua ou de shoppings, sendo cada uma caracterizada pelo seu formato específico.

Para as lojas de rua, o franqueado deverá escolher um espaço com 60 e 80 metros quadrados, devendo estar localizada em áreas comerciais. Esse local deve ter alto fluxo de pessoas e facilidade para estacionamento, além de uma boa visibilidade.

É importante levar em consideração todos esses detalhes, pois o ponto comercial escolhido passará por uma análise de viabilidade.

Já as lojas de shopping deverão ter entre 40 e 60 metros quadrados. Assim como as de rua, precisam ser localizadas em locais de boa visibilidade e com fluxo de pessoas.

A Havaianas tem negociações com várias administradoras de shoppings, o que facilita a escolha por parte do franqueado. Ela também auxilia a escolha do melhor ponto e no processo de negociação comercial.

Quais são os benefícios de ser um franqueado Havaianas?

Confira os pontos apresentados pela marca como benefícios para quem quer abrir uma franquia Havaianas:

  • Uma das marcas mais fortes e conhecidas do país;  
  • Solidez e transparência no relacionamento com investidores, consumidores, fornecedores, parceiros e funcionários;  
  • Lançamento de novos modelos, desenvolvimento de novos produtos, criatividade e inovação fazem parte do conceito da marca;  
  • Lojas com layout que facilita a experimentação e contato com o produto;  
  • Mix completo de produtos Havaianas, modelos exclusivos, linha exportação, extensão e complemento de linhas;  
  • Software de gestão exclusivo e desenvolvido para o controle total do negócio, tanto na frente de caixa quanto na retaguarda, integrado com a franqueadora e com o Help Desk próprio;  
  • Programas de treinamento desenvolvidos especialmente para o modelo de negócio, com atualizações e reciclagens constantes;  
  • Suporte total a operação (Consultoria, Marketing, Treinamento, Sistemas, Gestão e etc.);
  • Projeto arquitetônico exclusivo e diferenciado, criando uma experiência única de consumo;
  • Política comercial diferenciada;
  • Logística de compra e entrega de produtos desenvolvida especialmente para as franquias;  
  • Projeto de Visual Merchandising exclusivo;  
  • Customizações exclusivas e desenvolvidas especialmente para a rede de franquias;
  • Embalagens diferenciadas e modelos para presentes.

Quais são os serviços oferecidos pela rede?

  • Auxílio na captação, escolha e negociação do ponto comercial; 
  • Estudo de viabilidade financeira;  
  • Treinamento do franqueado e de toda a equipe;  
  • Projeto arquitetônico exclusivo;  
  • Acompanhamento da implantação;  
  • Manuais e procedimentos operacionais;  
  • Orientação para seleção e contratação de colaboradores;
  • Orientação para evento de inauguração;  
  • Programas de Marketing Local;  
  • Suporte operacional por meio da consultoria de campo;  
  • Marketing Institucional agressivo em todo o território nacional; 
  • Lançamento de novos modelos e produtos;  
  • Exclusividade de produtos;  
  • Política comercial diferenciada;  
  • Materiais padronizados de marketing para todos os tipos de mídia local;  
  • Campanhas em datas comemorativas com materiais específicos;  
  • Site para informações ao consumidor sobre a marca e sobra a franquia;  
  • Portal do Franqueado, desenvolvido para a comunicação do franqueado com a franqueadora e com a rede, com novidades, novas lojas, produtos, mercado;
  • Portal do Conhecimento, plataforma de e-learning que oferece cursos para o desenvolvimento do franqueado e de sua equipe.

Entre as maiores franquias do Brasil em 2018

franquia havaianas

Estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou as 50 maiores franquias do Brasil em 2018. Pelo segundo ano consecutivo, a ABF levantou dados de seus mais de 1.100 associados para avaliar quais seriam atualmente as maiores marcas em operação no franchising brasileiro.

Nesse cenário, a franquia Havaianas aparece em 28º lugar. Em 2016, a franquia possuía 437 unidades espalhadas em todo o pais. Esse número aumentou no ano passado. A franquia registrou 439 unidades.

Vale lembrar que o setor de franquias faturou, pela primeira vez desde o início da análise, mais de R$ 163 bilhões em 2017. O montante representa um crescimento de 8% sobre o resultado do ano anterior.

A projeção para este ano, de acordo com a ABF, é de que o franchising evolua ainda mais, voltando a crescer na casa dos dois dígitos (10% ou +).

Como ser um franqueado de sucesso

Siga as regras e padrões orientados pela franqueadora, e as chances de sucesso já serão grandes. Acrescente aí uma porção razoável de tempo e dedicação. Isso te dará condições de avaliar todo o panorama da operação.

Assim, você conseguirá formar bons feedbacks que ajudarão a rede franqueadora a criar novas estratégias para ampliar o sucesso da marca.

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