
Você já pensou em abrir uma franquia? Agora você já imaginou que essa poderia ser uma franquia Starbucks? Sim, estamos falando da empresa de cafeteria conhecida mundialmente.
Se um dia você chegou a cogitar a hipótese de se tornar um franqueado da rede Starbucks, temos uma notícia não tão boa: a marca não possui franquias. Isso mesmo, você não leu errado, mas ainda existe uma forma de você investir na marca.
A empresa trabalha com o que ela chama de licença. Então para você ter uma cafeteria para chamar de sua é necessário adquirir uma licença da marca.
Quer saber como funciona e quanto custa para poder ter direito a franquia Starbucks? Continue lendo este artigo para ter todas as informações necessárias para conseguir a sua licença e, consequentemente, abrir a sua loja.
Franquia Starbucks: como funciona a licença para abrir a loja?
Bom, você já sabe que não existe a possibilidade de comprar uma franquia Starbucks, mas sim de adquirir uma licença para ter a sua cafeteria. Mas como isso funciona? Antes de qualquer coisa, você precisa saber que as lojas existentes são exclusivamente da empresa.
Porém, é possível que um investidor monte uma unidade porque a Starbucks fornece a licença. E o que isso significa? Que você passa a ter direito ao uso da marca e de todos os produtos fornecidos pela empresa.
Além disso, você também passa a ter acesso a todas as formas de gerenciamento, atendimento e as receitas do cardápio da cafeteria. Tendo essas informações, você pode implementá-las da maneira como quiser.
Outra informação muito importante é que todo o planejamento da loja fica sob a sua responsabilidade. Mas atenção: tudo deve ser realizado sem que a loja perca a identidade da marca.

Quanto custa a licença para a franquia Starbucks?
Você deve estar se perguntando quanto é o investimento para conseguir a licença da franquia Starbucks, certo? Bom, podemos falar que o valor inicial é de, no mínimo, R$500 mil.
Esse valor é considerado o básico para a licença de uso da marca e dos produtos da empresa. Os gastos com a reforma e abertura da loja não estão inclusos nesse valor, já que isso pode variar de acordo com o tamanho e local escolhido.
Qual a principal diferença entre franquia e licença?
A principal diferença entre um franchising e o licenciamento é justamente a padronização do negócio.
No caso de uma franquia, a principal característica é haver uma padronização. Isso ocorre para que a gestão, operação e visual das unidades sejam iguais, mantendo um padrão.
Já no licenciamento, os investidores não são obrigados a seguir padrões preestabelecidos, podendo ter mais liberdade. No entanto, precisa manter valores e a identidade da marca.
Caso você veja por aí algumas unidades da Starbucks de formas diferenciadas, é por este motivo. Os empreendedores que adquiriram licença podem optar em montá-las sem seguir um padrão.
Como adquirir?
Para solicitar o licenciamento de uma franquia Starbucks, é necessário acessar o site oficial da empresa e fazer uma inscrição na parte de business & solutions.
O empreendedor interessado terá que informar uma série de dados à empresa para que ela possa avaliar o seu real interesse e, em seguida, fazer contato.
Feito o cadastro, a Starbucks vai avaliar o seu perfil completo para chegar a decisão de que você tem as características ideais para abrir uma unidade e poder obter uma licença da marca.
Ela vai avaliar aspectos como: capacidade de investimento, capacidade de gestão e local de instalação. Tudo isso você terá preenchido no formulário.
Atualmente, a Starbucks conta com 4 modelos de loja:
- Food service (um espaço médio, para consumo no local);
- Premium Self-Serve (bebidas self-service);
- Licensing (lojas de rua);
- Seattle’s Best Coffee (uma outra marca, que pertence a Starbucks e que mistura a loja para consumo no local e atendimento para “comprar e levar”)
Além disso, também é possível adquirir uma Starbucks em locais abertos, usando diferentes espaços. Isso acontece muito em universidades, espaços corporativos, hospitais, lojas de rua, aeroportos e outros.
Este conteúdo te ajudou? Então comente o que achou e continue lendo sobre outras franquias:
+ Franquia Cacau Show: como abrir e quanto custa
+ Franquia O Boticário: saiba qual o valor e veja como abrir