Tudo indica que o mercado de franquias em 2021 comece a se recuperar de fato. Prova disso é um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
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De acordo com a ABF, no terceiro trimestre de 2020, as franquias brasileiras faturaram mais de R$43,9 bilhões. No mesmo período do ano anterior, o volume registrado foi de R$47,2 bilhões.
Fatores como a flexibilização das políticas de isolamento social e a consequente retomada da economia, a intensificação das vendas das redes por e-commerce e a melhora do índice de confiança do empresariado contribuíram para esse desempenho.
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A ABF relata que o setor de hotelaria e turismo foi o mais prejudicado em 2020. A redução do faturamento foi de 38,7%.
Outro segmento que foi prejudicado por limitações, foi o de alimentação. Como, apesar de tudo, ainda precisamos comprar comida, a queda de faturamento não foi tão acentuada, mas existiu.
Foram cerca de R$6 bilhões a menos ao comparar com o desempenho de 2019, mas, felizmente, poderia ter sido maior se não fossem algumas medidas.
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Um segmento de franquias em crescimento foi o de Casa e Construção. O setor teve um aumento de quase 10%. O que fez com que se tornasse o setor que mais cresceu em todo o cenário de franquias.
Outros pontos positivos que o relatório traz são em relação à operação de unidades. Mantendo a tendência do ano passado, mas em menor escala, o número de lojas abertas superou o número de lojas fechadas por uma margem de quase 1%.
No que investir em 2021 no setor de franquias?
Investir em uma franquia neste ano é uma via de mão dupla ainda maior para franqueado e franqueador. Ambos precisam se recuperar da crise e uma expansão da rede deve ser vista com bons olhos por ambos.
Porém, alguns processos se tornaram diferentes por conta da pandemia e devem permanecer no futuro. Confira a seguir:
1 – Digitalização
Em razão da pandemia muitas franquias descobriram os benefícios da transformação digital. O coronavírus acabou forçando as redes a se adaptarem e começarem a trabalhar também nas frentes digitais, trazendo resultados animadores para as unidades.
Ou seja, mesmo quando tudo voltar ao normal, o digital permanecerá no dia a dia das franquias.
2 – Segurança
Outro fator que não deve mudar, por conta do tempo que levará até a imunização de toda a população, é a higienização dentro das lojas, que pode ser averiguada por meio de inspeções.
Qualquer um que entre em sua loja vai esperar uma excelência em todas as interações com a marca, e a segurança agora figura de vez entre as principais demandas.
Da mesma forma, o mesmo tratamento é esperado para seus funcionários, pois sem eles, a rede de franquias não funciona.
3 – Delivery
Os serviços de entrega cresceram exponencialmente durante a pandemia, especificamente no ramo alimentício. Como já vimos, esse crescimento influenciou em uma suavização das perdas do segmento durante 2020.
O setor de alimentos tem feito da entrega um investimento essencial no ramo. Optar por um sistema próprio pode ser uma boa alternativa, porém, estar presente nos aplicativos irá dar maior visibilidade à sua rede, trazendo novos clientes.
Esses três são alguns dos principais pontos que devem ficar para o futuro, pois apesar das dificuldades enfrentadas no ano de 2020, oportunidades de melhora surgiram em meio à tempestade.
4 – Softwares e plataformas
Por fim, temos outras ferramentas que auxiliara diversas franquias a se manterem firmes em 2020: os softwares e plataformas digitais.
Automatizar e otimizar processos são pilares para a evolução das empresas. Ter ferramentas que facilitem a gestão do seu negócio será um diferencial da sua empresa diante dos concorrentes.
Por isso, devemos utilizar a tecnologia como aliada para expansão e crescimento da rede de franquias.
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