InícioNotíciasFinanças PessoaisComo gerar renda extra com um imóvel para alugar

Como gerar renda extra com um imóvel para alugar

0
(0)

Muitas pessoas desejam ter uma fonte de renda extra para não se preocupar em ter somente o suficiente no fim do mês ou então conseguir conquistar algum sonho. E uma boa maneira de ter um dinheirinho a mais na conta todo mês é através do recebimento de aluguéis.

A procura por uma renda extra é algo comum entre os brasileiros, principalmente em um cenário de desemprego e pandemia.

Por isso, se você tem uma casa ou apartamento fechado, ou só quer começar a investir em imóveis, esse texto é para você! Continue a leitura para saber como conseguir gerar renda extra com aluguel.

Gerando renda extra com aluguel de imóveis

Você já se perguntou se o seu imóvel está bem localizado? O mantra do mercado imobiliário diz que um bom imóvel deve ter localização, localização e localização.

Se você deseja investir, deve começar por aí. Um bom imóvel na localização errada pode comprometer o seu investimento. No entanto, se você já tem essa casa ou apartamento e deseja alugá-lo, vale a pena estudar a localização.

Olhe nas redondezas a quantidade de placas de “vendo” ou “alugo”. Se houver muitas, é provável que a vizinhança não seja lá tão boa assim.

Se você decidir comprar um imóvel para alugá-lo, uma dica: converse com as imobiliárias, procure por proprietários com imóveis locados que desejam vendê-lo.

Isso é uma forma de garantir retorno imediato, mantendo o inquilino que já mora no local. E se ele está vendendo mesmo locado, certamente precisa do dinheiro e estará mais disposto a negociar.

+ Aluguel de imóveis: veja as vantagens e desvantagens

chaveiro verde em cima de uma mão
Saiba como conseguir renda extra com aluguéis de imóveis

Quais os custos para alugar um imóvel?

Embora investir em imóveis garanta que você tenha uma renda extra todo mês com o valor do aluguel, é necessário considerar alguns pontos necessários. A sensação de “segurança” no aluguel, por exemplo, pode ser falsa, já que há risco do inquilino não pagar.

Além disso, leve em conta custos necessários para a manutenção do imóvel, como reparos e reformas.

De acordo com a lei 8.245, de 18 de outubro de 1991, que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos, entre os deveres do locador está o gasto com reformas extraordinárias do condomínio. A manutenção de problemas que existiam antes da locação também é de responsabilidade do proprietário do imóvel.

As despesas extraordinárias de condomínio, no entanto, não se referem aos gastos rotineiros de manutenção, como obras de reformas, pinturas das fachadas, indenizações trabalhistas etc.

Alugar imóvel para renda extra: como definir o valor do aluguel

Até pouco tempo, o mercado imobiliário se baseava em uma regra segundo a qual o preço do aluguel de um imóvel corresponderia de 0,5% a 1% do seu valor. Essa relação, contudo, já não corresponde à realidade.

Por isso, não há uma fórmula mágica: prefira definir o valor de aluguel com um corretor de imóveis ou pela própria imobiliária com base em pesquisa por imóveis similares. Para chegar ao valor correspondente, serão analisados o tamanho do imóvel, a localização, o estado de conservação e outros fatores.

+ 6 dicas práticas para renegociar aluguel

Reformas

Antes de alugar o imóvel, veja a necessidade de reformas e considere esse custo no seu planejamento financeiro. Prefira fazer apenas as reformas fundamentais de um imóvel, como a pintura, encanamento e a parte elétrica, por exemplo.

Aluguel por temporada para conseguir renda extra

Outra forma de conseguir renda extra com um imóvel é através do aluguel por temporada. Isso já era bastante comum entre os imóveis de praia. No entanto, com a facilidade que serviços como o Airbnb trouxeram, o aluguel por temporada nas áreas urbanas tornou-se uma alternativa.

Demanda mais esforço do que o aluguel para inquilinos com contratos de longa duração, no entanto, apresenta maior potencial de retorno financeiro.

Gostou do conteúdo sobre como investir em imóveis para alugar? Então continue navegando no nosso site. Leia agora mesmo:como é calculado o reajuste de aluguel? Confira!para ficar ainda mais por dentro do assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui