
Se você recebeu alguma mensagem cobrando uma taxa para regularizar o CPF, fique de olho. Muitas pessoas estão procurando a Receita Federal para notificar um golpe que utiliza esse pretexto para prejudicar uma série de pessoas.
Para proteger-se com eficácia de um golpe, devemos conhecer em quais circunstâncias ele acontece. É por isso que o FinanceOne te mostra como acontece e, caso seja necessário, explica também como regularizar o CPF da forma correta.
+ Confira 5 dicas para se proteger de boleto falso e não cair no golpe
Como acontece o golpe de regularizar o CPF?
De acordo com a Receita Federal, alguns usuários entraram em contato com o órgão sinalizando um novo golpe que está sendo aplicado por e-mail, mensagens de texto e de WhatsApp.
Na abordagem, o texto informa que existe uma pendência de regularização do CPF do indivíduo, de forma que ele precisa acessar um link para consultar esse dado.
Quando acessa o link, o usuário tem acesso a um boleto com uma taxa que, em alguns casos, custa R$275. Muitas pessoas que pagaram a taxa e entraram em contato com o Fisco foram avisadas que esse contato não é oficial, ou seja, é um golpe.
Ou seja, veja como funciona a abordagem de golpistas: utiliza-se uma situação que mobiliza uma alta preocupação, visto que a irregularidade do CPF impossibilita que um indivíduo faça muita coisa, para causar um senso de urgência e conseguir extrair um pagamento com mais facilidade.
Algumas pessoas que fizeram o pagamento da taxa descobriram que se tratava de um golpe quando consultaram – agora de forma correta – a regularidade do CPF e viram que não havia pendências. Ou, em alguns casos em que havia alguma coisa a ser resolvida, essa informação continuava lá, mostrando que a cobrança não serviu de nada.
Outro ponto importante a se destacar é que muitas dessas mensagens também incluem a sigla do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPR), de modo que a pendência seja relacionada à declaração.
+ Conheça os 7 golpes com NFT mais praticados e saiba como evitá-los

Como identificar o golpe?
Para identificar o golpe, a Receita Federal explica que ao enviar uma mensagem, nunca mandam um link de acesso. Ou seja, caso receba uma mensagem com esse tipo de apelo, desconfie da origem do contato.
Além disso, vale dizer que o processo de regularizar CPF é gratuito. Ou seja, é claro que podem existir algumas pendências financeiras e taxas para quitar, mas o processo em si não custa nada.
Portanto, não clique em links desconhecidos e só compartilhe seus dados nos sites oficiais. Alguns desses sites fraudulentos coletam informações sensíveis apenas em serem acessados, mesmo que você não preencha nada.
Para verificar se existem notificações oficiais, há a recomendação de sempre acessar o portal e-CAC.
Ademais, bloqueie esses contatos que enviam golpes, para que você ou algum familiar não fiquem sujeitos a esse tipo de interação.
+ Fique atento! Veja 9 dicas para não cair no golpe da pousada
Como regularizar o CPF?
Caso você tenha dúvidas sobre a situação do seu CPF, é possível consultar e entender se a regularização é necessária.
Então, o primeiro é acessar o site oficial da Receita Federal e preencher o campo com o número do seu CPF e data de nascimento. Assim, o sistema informará a situação cadastral do seu CPF.
Após a confirmar do status do documento, a regularização pode ser realizada pelo site da Receita.
Depois que acessar o site, selecione a opção “Meu CPF”, em que encontrará orientações sobre como corrigir a situação cadastral conforme a irregularidade encontrada no sistema.
Agora como você já sabe como regularizar o seu CPF de verdade, é bem mais difícil cair em golpes, não é? Compartilhe a informação com seus amigos e familiares!