O que é hedge cambial para pessoa física? Entenda tudo sobre o tema

0
214
uma notal de dólar com gráficos por cima dela
5
(1)

O hedge cambial, também conhecido como hedge financeiro, é uma estratégia de proteção de patrimônio contra as possíveis desvalorizações da moeda local. Em épocas de crises, a moeda de países emergentes geralmente perdem seu valor em relação às moedas mais fortes.

Anúncios

Isso porque, em cenários de crise, os investidores geralmente focam em ativos considerados mais seguros, como, por exemplo, o dólar e o euro, o que resulta no aumento da cotação das moedas.

No entanto, por meio de uma estratégia de hedge é possível compensar os prejuízos de uma parte da carteira com os lucros de outra parte.

Anúncios

Algumas maneiras de fazer hedge cambial são: investindo no exterior, dólar futuro, saldo em conta internacional e fundos cambiais. Além do hedge cambial, existe também o hedge em commodities e hedge em ações.

No caso do hedge em commodities, o produtor compra ou vende contratos futuros com preços fixos para serem pagos em uma data futura. Em contrapartida, o hedge em ações é uma maneira de proteger a carteira contra as oscilações das ações na bolsa.

+ Entenda por que o dólar está alto

Anúncios

Como funciona?

Na prática, o hedge cambial pode ser realizado com diferentes ferramentas. Porém, o funcionamento delas é semelhante, já que a estratégia se baseia em antecipar e mitigar os efeitos causados pela oscilação cambial.

As estratégias permitem que parte do patrimônio do investidor tenha uma variação que acompanha o câmbio. Com isso, se a moeda sofrer uma valorização, por exemplo, parte dos recursos também terão esse movimento de alta.

Logo, o principal objetivo do hedge cambial é proteger a carteira de uma desvalorização do câmbio nacional. As operações são realizadas em reais, mas a exposição está relacionada a moedas estrangeiras, como o dólar.

Mais à frente, você conhecerá exemplos e entenderá como essa estratégia pode ser útil para muitos investidores.

+ Real desvalorizado: onde investir?

Ferramentas de hedge cambial

Na prática, podemos citar algumas ferramentas de hedge que podem ajudar as empresas nessa estratégia de proteção:

  • Contrato a termo de moeda: esse contrato fixa um preço de cotação para na ocasião que um exportador/importador quiser vender/comprar seu produto no futuro.
  • Fundo cambial: garante que a empresa ou investidor possa colocar seus recursos em um fundo. Dessa forma, ele pode acompanhar em tempo real a cotação do mercado de forma segura.
  • Mercado futuro: pode ser acessado por meio da bolsa de valores. Nele, o investidor poderá acompanhar as variações de preços em tempo real.
  • Compra e venda: nesse contrato, ele te dará o direito de comprar alguma coisa no futuro, a preço de hoje. Funciona como se a cotação da moeda fosse congelada num patamar favorável ao seu negociador.

Portanto, se o investidor tem uma carteira fortemente concentrada em ativos internacionais, ele então estará exposto ao risco cambial.

Desse modo, em determinadas ocasiões, ele necessitará realizar um hedge cambial para se proteger de uma eventual volatilidade.

Nota de 50 reais por cima de uma nota de 1 dólar
Investir e minimizar os riscos com as oscilações de mercado é possível com o hedge

Quais os formatos de hedge cambial?

Foram criados alguns instrumentos no mercado financeiro para que o hedge cambial seja possível. Veja agora como fazer o hedge cambial por meio do SWAP cambial e contratos de câmbio da B3.

SWAP cambial

O SWAP cambial é um contrato de câmbio no qual quem deseja fazer o hedge compra o direito de adquirir dólares na taxa atual, mas apenas no prazo de vencimento do contrato indexado ao câmbio.

Nesse caso, a instituição financeira responsável se compromete a assegurar essa taxa de câmbio para o cliente, assumindo, assim, o risco da variação cambial. Uma instituição que utiliza muito o SWAP para evitar a alta do dólar é o Banco Central.

Contratos de câmbio da B3

A B3, bolsa de valores daqui do Brasil, oferece contratos de cambios futuros para os interessados em hedge cambial.

Nesses contratos, o comprador paga antecipadamente pelo direito de aquisição de lotes com valores de 50 mil dólares (contratos cheios) ou 10 mil dólares (mini contratos) pelo valor negociado no dia atual na bolsa, mas estabelecendo uma data no futuro.

Se o dólar subir, haverá ganhos na diferença entre as cotações. Caso o dólar sofra desvalorização, fica garantido o valor que foi negociado antes.

Como os contratos de câmbio futuro vencem sempre no primeiro dia de cada mês, o hedge cambial pode valer a pena se o negócio protegido vencer também no início do mês.

Qual é o valor mínimo para adquirir um ativo de hedge?

Não há um valor padronizado para o hedge. Os instrumentos são derivativos. Então, os seus preços variam diariamente.

Você encontra alternativas que custam centavos, como as opções de ações. Já os contratos futuros trabalham com margem de garantia, que são os ativos que você tem em carteira, por exemplo, Tesouro Direto, CDBs e ações.

Por que utilizar hedge nos investimentos?

Os motivos para utilizá-lo nos investimentos podem ser muitos. Contudo todos indicam a mesma direção: segurança.

Em todos os casos, o investimento em hedge deve ser moderado, pois seu valor de cobertura não deve se aproximar ao aplicado. Além disso, deve servir somente como uma espécie de cobertura contra grandes oscilações.

Mesmo assim, para quem está começando no mercado financeiro e ainda não está habituado aos riscos, é necessário dedicar um tempo a entender o hedge cambial.

Para investidores experientes e que buscam performance sem descuidar das suas operações a longo prazo, aplicar o hedge permite um maior controle sobre as suas atividades.

Controle este que pode se desdobrar em maior poder sobre o futuro das aplicações, feitas pelo cuidado em moderar ameaças ao patrimônio investido.

Para mais conteúdos sobre o mercado financeiro e para conhecer ferramentas exclusivas, acesse o FinanceOne e não deixe de ler os artigos especiais sobre investimentos.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui