
Você sabia que a Heineken tem um programa que concede desconto na conta de luz? O objetivo do “Energia Verde” é garantir o acesso de pessoas e negócios a uma energia elétrica mais sustentável.
Para pessoas físicas, o desconto chega a até 20% na conta de luz. Esta é a terceira fase do programa que teve início em 2020, com a conversão de três cervejarias para operações 100% verdes.
Entre elas, as unidades de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP) e Ponta Grossa (PR). Para 2023 está prevista a conversão da fábrica de Jacareí, também em São Paulo.
Na segunda fase do programa, iniciada no ano passado, bares e restaurantes parceiros da Heineken tiveram acesso a 100 MW de geração de energia solar e eólica. De acordo com a empresa, o objetivo é expandir a iniciativa para 50% dos pontos de vendas até 2030.
Os estabelecimentos não precisam de nenhum processo de adaptação específico para participar do programa. Basta fazer um cadastro na página “Energia Verde”.
Esta terceira fase ampliou a iniciativa às pessoas físicas, que podem garantir descontos na conta de luz.
+ Saiba quais são os 15 vilões que aumentam sua conta de luz
Veja como funciona o programa da Heineken que concede desconto na conta de luz
Pode participar do projeto qualquer pessoa que comprove um gasto médio mensal de, no mínimo, R$200 na conta de energia. Mas, atualmente o programa está disponível, apenas, em algumas regiões.
Entre elas: Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, e São Paulo.
Segundo informou a Heineken ao FinanceOne: “em breve esperamos atender todos país”. A ideia é que isso aconteça até o primeiro semestre de 2023, sem limite de consumidores no projeto.
Até o momento, 10 distribuidoras estão aptas à prestação do serviço aos consumidores participantes do projeto. São elas: CEB-DIS (DF), Enel (GO), CEMIG-D (MG), Energisa Sul-sudeste (MG, SP e PR), COPEL-D (PR), RGE (RS), CELESC-D (SC) e CPFL Paulista (SP).

Passo a passo para aderir ao programa “Energia Verde”
Para ter acesso ao benefício, é preciso seguir cinco passos bem práticos. São eles:
- Envie seus dados: em primeiro lugar é preciso preencher um formulário e enviar sua conta de luz no site do “Energia Verde”;
- Receba propostas de redução: após análise da conta de luz, o cidadão receberá uma proposta de desconto. As condições variam de acordo com a região, perfil de consumo e disponibilidade de usinas produtoras de energia renovável;
- Assinatura digital: com a proposta aceita, é a hora de assinar o contrato digital e garantir a participação no programa.
- Sem mudar a sua instalação: não precisa se preocupar com instalação ou qualquer alteração na estrutura da sua residência. A energia será gerada em fazendas solares, construídas e operadas pelos parceiros Heineken.
- Monitore e aproveite suas economias: a conta de luz continuará chegando normalmente em sua casa, já com os descontos aplicados.
O usuário receberá dois boletos: um da distribuidora de energia, com informações como: CIP, taxa de disponibilidade e o consumo reduzido, que deve ser pago normalmente. E outro do gerador com a energia mais barata, demonstrando o valor economizado.
Vale ressaltar que a participação no programa é gratuita. E, ao se inscrever, o consumidor garante desconto na conta de luz permanente, enquanto o programa estiver ativo.
Mas, caso queira, o consumidor pode desistir do programa a qualquer momento sem nenhum ônus.
Como funciona o contrato de adesão?
No contrato de adesão já é estipulado o valor mínimo do desconto, de acordo com o uso de energia na residência. Por exemplo, o contrato pode estipular um desconto mínimo de 10% ao mês, que pode ser maior em determinados momentos ao longo do ano.
O custo da bandeira e impostos regionais são os principais fatores que influenciam a variação. Vale destacar que o mecanismo de cobrança varia de região para região.
Ao se cadastrar no programa, o cliente pode ter acesso a um atendimento personalizado para explicar como funciona o desconto e os custos de sua região.
O contrato tem duração de um ano e é renovado automaticamente, durante o período de vigência do programa. Mas, o cliente pode pedir sua rescisão a qualquer momento.
A Heineken lucra com o programa que concede desconto na conta de luz?
De acordo com a empresa, não. O programa da Heineken que concede desconto na conta de luz está relacionado às metas de sustentabilidade da empresa. Entre elas, neutralizar as emissões de carbono em toda a cadeia de valor até 2040.
Quanto à distribuidora de energia, a empresa continuará recebendo os valores pagos pelo consumidor, incluindo os custos de iluminação e de utilização da infraestrutura.
Elas não podem se recusar a participar de projetos de energia sustentável, a menos que tais iniciativas não estejam dentro dos padrões técnicos e requisitos previstos nas regulamentações.
Além disso, não existe um limite de capacidade de fornecimento de energia verde, que é produzida pelos geradores parceiros da Heineken. Ou seja, empresas de grande capacidade financeira e desenvolvimento de projetos de energia.
+ Bandeira de Escassez Hídrica acabou! Veja se a conta de luz ficará mais barata
Como é possível a aplicação do desconto?
De acordo com a Heineken, o desconto na conta de luz é possível graças a uma compensação energética feita pelos agentes do projeto. Ou seja, os custos são reduzidos custo da taxa de iluminação pública e o custo de utilização da infraestrutura do sistema.
Esse chamado crédito de energia é uma forma de realizar a compensação entre uma unidade geradora e uma unidade consumidora. O excedente vira crédito energético, que são revertidos em descontos na fatura.
Em outras palavras, a pessoa que aderir ao programa passa a converter raios solares em energia elétrica. Mas, nos momentos de maior consumo ou nos períodos sem sol, é a distribuidora que fornece a energia. Por isso, o desconto é possível.
Se a casa da pessoa gerar mais energia do que costuma consumir, esse excedente volta para a rede elétrica que abastece a região e vira crédito energético. Este é revertido em desconto na fatura.
Gostou deste conteúdo? Aproveite e veja 10 dicas para reduzir o valor da sua conta de luz!
Veja também no FinanceOne:
Gostaria de saber se eles pedem foto da conta de luz, se é realmente esse procedimento pra garantir o desconto na conta de luz
Oi, Andréia! Tudo bem?
Sim, eles pedem a conta de luz. Mas certifique-se de estar realizando o cadastro no site oficial: https://www.heinekenenergiaverde.com.br/