O que é High Grade nos investimentos? Entenda o conceito e como aplicá-lo

0
111
pessoas conversando sobre investimento
0
(0)

Existem diversos fatores para o investidor considerar antes de iniciar um investimento. Saber sobre a classificação de High Grade, por exemplo, é um deles.

Anúncios

Neste texto, você aprenderá o que é o high grade e como pode te ajudar. Com isso, estará pronto para montar uma carteira de investimentos diversificada. Vamos lá?

O que é investimento High Grade

High grade é um termo que pode ser traduzido como alto grau e, no mercado financeiro, refere-se a um “alto grau de investimento”. Ou seja, pode ser utilizado para classificar ações, títulos e fundos de investimento.

Anúncios

Uma forma de entender o conceito é entendendo que, quanto maior for o grau de investimento, menores serão os riscos de crédito. Isso quer dizer que quando você escolhe um investimento high grade, o risco de não receber os pagamentos é baixo.

Quer um exemplo? Os títulos do Tesouro Direto, emitidos pelo Governo Federal, se encaixam no conceito de high grade, pois eles são garantidos pelo Tesouro Nacional.

Nesse caso, é uma indicação de que a carteira do fundo é composta por títulos com um baixo risco de crédito. Por isso, eles podem ser vistos como fundos mais confiáveis, mesmo que a perspectiva de rentabilidade seja mais baixa se comparada a outros investimentos, por exemplo.

Anúncios

investidor analisando ações
Os investimentos high grade são emitidos por empresas com alto nível de confiabilidade

Características de títulos e investimentos high grade

Os investimentos são emitidos por empresas com alto nível de confiabilidade. Além disso, também há um melhor histórico de inadimplência.

Mesmo oferecendo um rendimento menor, o investimento nos produtos com esse perfil vale a pena, especialmente para o longo prazo, pois reduzem significativamente o nível de risco da carteira.

As principais características de investimentos high grade são:

  • Baixa rentabilidade
  • Risco de crédito menor
  • Maior liquidez
  • Rating maior
  • Menor volatilidade

+ O que significa risco de liquidez? Entenda o que é com exemplos

Tipos de investimentos high grade

Os investimentos que seguem essa classe serão os de menores riscos, tais como:

  • Títulos públicos;
  • CDBs;
  • LCIs e LCAs com menor risco de crédito;
  • Ações;
  • Fundos de renda fixa;
  • Fundos Imobiliários de papel, entre outros.

Vale a pena investir em ativos High Grade?

No mercado financeiro, normalmente, risco e retorno caminham no mesmo sentido. Sendo assim, investimentos de alto risco tendem a oferecer retornos acima da média, enquanto os que são investimentos de baixo risco trazem retorno financeiro um pouco mais baixo.

Contudo, ter uma segurança sobre os seus investimentos pode ser algo ideal. O investidor que deseja optar por diversos investimentos, deve avaliar se vale a pena investir nas aplicações ou não.

Para isso, é indispensável analisar qual é o seu perfil de investidor e sua carteira de investimentos. Com isso, saberá se vale a pena ter algum ativo na classificação de high grade.

Agora você já sabe que, ao pesquisar sobre um investimento com ativo de alta confiabilidade, por exemplo, é importante entender se eles estão dentro da classificação. A partir daí, há uma segurança maior para começar a investir.

Gostou deste texto? Então continue navegando em nosso site! Leia agora mesmo: “payback nos investimentos: entenda o que é e como calcular“.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui