Com a aproximação da data para realizar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), surge a necessidade de consultar alguns documentos. Um deles é o informe de rendimentos, emitido pelo SouGov.
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Esse recurso abrange servidores públicos do Governo Federal (ativos ou inativos) e pensionistas. Sendo assim, o informe de rendimentos emitido pelo SouGov nada mais é que um comprovante com informações de valores que foram recebidos por uma pessoa.
Nessa perspectiva, entende-se que é necessário tê-lo na hora da declaração para poder preencher o programa da Receita Federal com todas as informações solicitadas. Continue lendo para saber como fazer a pesquisa.
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Como acessar o informe de rendimentos emitido pelo Sou Gov?
Em primeiro lugar, vale dizer que é possível fazer a pesquisa pelo site ou pelo aplicativo, disponível em Android e iOS.
Assim, você precisará realizar seu login em um deles, por meio do número do CPF e senha. Na tela inicial, haverá um campo chamado Órgão – Uorg – Matrícula. Clique nele para selecionar o seu vínculo (caso seja mais de um), selecione o menu Autoatendimento e escolha a opção Rendimentos IRPF.
Após isso, você deve escolher também o ano de referência, ou seja, o período de captação das movimentações feitas. Dessa maneira, com o ano escolhido, acesse Comprovante de Rendimentos para baixar o documento com os dados.
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É um processo bastante simples e prático. O informe estará disponível para consulta a partir do dia 28 de fevereiro de 2022, que foi a data máxima estipulada.
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Outros detalhes para acessar o informe de rendimentos emitido pelo SouGov
Se você é um servidor público que possui mais de um vínculo, deve realizar o mesmo processo para emitir todos os informes.
Além disso, caso note alguma discrepância nos valores documentados, entre em contato com o seguinte endereço: [email protected]. Por meio dele, é possível sanar suas dúvidas em relação aos dados do comprovante.
Além disso, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento de Pessoal – CAPE ou as Unidades de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia para tirar dúvidas gerais. Nesse processo, deve informar seu nome completo e o número do CPF.
É comum, após a liberação do informe de rendimentos emitido pelo SouGov, o usuário ter alguns problemas para acessá-lo. Isso acontece por sobrecarga no sistema, na maioria dos casos.
Porém, se os erros persistirem, é necessário entrar em contato com o serviço e perguntar o que pode ser feito. Até porque você, como servidor ou pensionista, também precisa cumprir os prazos da declaração para evitar multas e outros problemas.
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IRPF 2022: mudanças
Pode ser que o IRPF apresente algumas mudanças no ano de 2022. Isso porque o Governo Federal enviou uma proposta de reforma tributária – que já foi aprovada pela Câmara. Caso execute uma nova Medida Provisória, as medidas passam a valer a partir desse ano.
A principal mudança diz respeito a uma correção de 31% na tabela do imposto. Além dsso, a faixa de isenção que era de R$1.903,38 passa a ser R$2,5 mil. Ademais, vale dizer que o limite de desconto da declaração simplificada passa de R$16 mil para R$10.563,60.
O limite de insenção para investidores passa a ser de R$60 mil. Outrossim, outra mudança inclui uma taxa no lucro e dividendos de empresas que possuem uma alíquota de 20% – menos pequenas e microempresas em que os sócios faturem até R$20 mil por mês.
Por fim, vale dizer que os tributos que incidiam sobre o ganho de capital de imóveis pode sofrer uma redução de 5%. Atualmente seu valor varia entre 15% e 22,5%.
E aí, entendeu como obter o seu informe de rendimentos emitido pelo SouGov? Compartilhe para que essa informação atinja mais pessoas!