InícioCriptomoeda20 livros sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas que você precisa conhecer

20 livros sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas que você precisa conhecer

4.3
(19)

Você conhece algum livro sobre Bitcoin, Criptomoedas e Blockchain? Não? Sabe o que esses termos significam? Que tal aproveitar a alta das moedas digitais para descobrir um pouco mais sobre eles?

O Bitcoin é uma moeda digital do tipo de criptomoeda descentralizada, além de ser um sistema econômico alternativo.

Já o Blockchain, também conhecido como “protocolo da confiança”, é uma tecnologia que tem como objetivo a descentralização como medida de segurança.

Ou seja, são bases de registros e de dados distribuídos e compartilhados para criar uma função global para todas as transações que acontecem em um determinado mercado.

A criptomoeda é uma forma de troca que utiliza a tecnologia de blockchain e de criptografia para assegurar a validade das transações. Além da criação de novas unidades de moedas.

Livros sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas

1. Mastering Bitcoin

Autor: Andreas M. Antonopoulos

Nesse livro, o autor explica o conceito de Bitcoin, além de comentar qual o objetivo dessa moeda do mundo digital.

Os leitores também conseguem entender como são feitas as transações, como o Bitcoin funciona e a aplicação da moeda no mundo digital.

Apresenta ainda como você pode ganhar Bitcoins e análises computacionais.

2. Blockchain para os Negócios: Promessa, Prática e Aplicação da Nova Tecnologia da Internet

Autor: Mougayar William e Sbravatti Vivian

O livro explica o tema de uma maneira um pouco diferente: utilizando o uso de diagramas para poder falar o que é e para que serve o Blockchain.

Os autores mapearam no livro os novos territórios e os principais elementos dessa moeda digital. A obra ainda traz dicas e conselhos para entender o assunto, assim como novos modelos e ideias de negócios.

3. A era da Criptomoeda: como Bitcoin e Blockchain desafiam a ordem econômica global

Autor: Paul Vigna, Michael J. Casey

Para quem é leigo no assunto, esse livro tem uma linguagem mais simples. Ele introduz o leitor no mercado de criptomoedas e a tecnologia blockchain.

Durante a leitura, os autores mostram as novas possibilidades que essas moedas digitais podem dar para a sociedade. Além disso, eles ainda convidam o leitor a imaginar um mundo onde não exista bancos, cartões de crédito e nem dinheiro.

4. Bitcoin: A Moeda na Era Digital

Autor: Fernando Ulrich

O único livro escrito em português explica o surgimento e funcionamento da moeda digital. O autor utiliza algumas teorias monetárias de economistas para rebater as principais críticas contra o Bitcoin.

Esses economistas são da escola austríaca: Carl Menger, Ludwig von Mises, F.A. Hayek e Murray Rothbatd.

5. A Revolução das Moedas Digitais Bitcoins e Altcoins

Autor: Tatiana Casseb B.M. Barbosa

Para quem tem aquelas dúvidas mais comuns sobre o tema, esse é o livro ideal. Isso porque a autora reuniu todas as perguntas que a maioria das pessoas têm.

Ela também explica como as criptomoedas funcionam. Além de comentar se são realmente seguras e legais, um dos principais questionamento das pessoas que querem utilizar a moeda.

6. Revolução de Blockchain: como a tecnologia por trás do Bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo

Autor: Don Tapscott, Alex Tapscott

Quer entender o surgimento do criptomercado? Então esse livro é para você. Os autores explicam e avaliam a importância desse tipo de moeda, além de abordarem os novos modelos de negócio.

Outro ponto discutido no livro é o impacto que o blockchain poderá causar nas instituições governamentais.

Mineração de criptomoedas
Os livros sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas conseguem transmitir suas ideias de forma bem simples

7. O Livro do Satoshi: a Coletânea dos Textos do Criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto

Autor: Phil Champagne

Esse livro é indicado para aqueles que já entendem um pouco mais sobre o Bitcoin e querem se aprofundar no assunto.

A linguagem utilizada não é somente profissional, o que facilita a leitura dos interessados no tema.

8. A Quarta Revolução Industrial

Autor: Klaus Schwab

No livro, Klaus Schwab mostra por que está convencido de que estamos no início de um período emocionante e desafiador.

Ele descreve as mudanças e os impactos trazidos pela quarta revolução industrial, que é uma revolução tecnológica.

O autor, que é fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, destaca as oportunidades e os dilemas que as pessoas irão enfrentar e como o blockchain é chave para essas transformações.

9. Blockchain

Autora: Melanie Swan

Considerado um livro bastante técnico, o Blockchain fala sobre os vários aspectos do Bitcoin, incluindo a inovação mais importante para emergir a moeda: a cadeia de blocos.

O livro, lançado em 2015, argumenta e mostra que a cadeia de blocos pode se tornar um paradigma de computação revolucionário.

A autora ainda aponta como a tecnologia e a rede de blocos podem ser utilizadas para tornar a mineração de dados mais eficiente e tornar uma variedade de serviços melhor e mais acessível.

10. Digital Gold: The Untold Story of Bitcoin

Autor: Nathaniel Popper

Esse é mais um dos livros sobre Bitcoin, onde o autor investiga o criador anônimo e as origens da criptomoeda. Além de contar a história da moeda digital por meio dos olhos de vários personagens centrais. 

Dentre eles estão os milionários sul-americanos e asiáticos, os gêmeos Winkelvoss, e o misterioso e desconhecido criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. 

O autor ainda analisa a moeda e faz comparações com o ouro e diamantes. Ele explica como pode ser o padrão global de “armazenamento de valor”, transformando assim o Bitcoin em um antifrágil, que é algo que nunca perde valor.

11. The Bitcoin Big Bang

Autora: Brian Kelly

O livro descreve o potencial geral do Bitcoin e explica a moeda do ponto de vista de um investidor.

Lançada em 2014, a obra cobre ainda vários aspectos da Bitcoin. Incluindo a sua regulamentação nos mercados, bem como a forma de investir e trocar moedas alternativas.

Brian Kelly vai além da informação introdutória e explica como a criptomoeda está mudando a internet e todo o setor financeiro.

12. The Book Of Satoshi

Autor: Phil Champagne

Esse pode-se dizer que é dos livros sobre Bitcoin que todos deveriam ler. O autor pretende atrair as pessoas para as questões-chave do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto.

Champagne investiga quem é Nakamoto, seja uma pessoa ou um grupo, e como foi possível para ele criar Bitcoins enquanto permanece completamente anônimo.

O livro contém e-mails reais e postagens da Nakamoto, que são apresentados em ordem cronológica. O texto também inclui uma variedade de tópicos técnicos de Bitcoin divididos em termos leigos fáceis de entender.

O potencial econômico e as implicações da moeda são discutidas, e uma cópia do documento branco original da Nakamoto, que iniciou todo o conceito de bitcoin, está incluída.

13. A Internet do Dinheiro

Autor: Andreas Antonopoulos

Antonopoulos é professor e um dos maiores nomes do Bitcoin na atualidade. Em sua obra, reuniu uma série de suas de palestras para destacar o impacto da criptomoeda como o dinheiro do mundo digital.

Muito além das questões especulativas sobre Bitcoin e as criptomoedas, o livro fala da história do dinheiro como linguagem e sua evolução, até chegar nos dias de hoje.

14. The Bitcoin Standard

Autor: Saifedean Ammous

O livro é considerado o mais completo no mundo sobre o tema. Em dez capítulos, o autor faz um percurso completo desde o início da criptomoeda até hoje, mostrando como a baixa qualidade das moedas no passar dos anos contribuiu para o aumento de guerras, do poder do estado e o surgimento das hiperinflações.

O autor faz, em último, uma análise bem completa sobre o Bitcoin e como ele pode corrigir alguns problemas do mundo atual.

15. Bitcoin Billionaires: A True Story of Genius, Betrayal, and Redemption

Autor: Ben Mezrich

Neste livro, Ben Mezrich conta a trajetória dos irmãos Tyler e Cameron Winklevoss, os primeiros bilionários do Bitcoin. A publicação remonta a história de como eles conseguiram atingir tal feito.

Os irmãos Winklevoss conheceram o ativo por meio de um estranho durante uma viagem a Ibiza, após enfrentarem um processo legal contra o Facebook. Pioneiros nesse investimento, estudaram o Bitcoin ainda em seu início e adquiriram uma verdadeira fortuna.

16. Blockchain: Ultimate guide to understanding blockchain, bitcoin, cryptocurrencies, smart contracts and the future of money

Autor: Mark Gates

Neste livro o autor aborda os diferentes argumentos, a favor e contra, a tecnologia blockchain. Além disso, apresenta a diferença entre Blockchain e Bitcoin; e como funciona a tecnologia que atrai olhares de empresas e governo.

Gates ainda lista os benefícios e desvantagens de usar a tecnologia Blockchain e como ela se aplica no mercado financeiro e outras indústrias. Além disso, traz previsões para o futuro desta e outras inovações, como as criptomoedas.

17. VALUEWEB: How fintech firms are using bitcoin blockchain and mobile technologies to create the Internet of value

Autor: Chris Skinner

O ValueWeb resgata o conceito de Internet of Things aliado a tecnologias, como bitcoin e blockchain. O livro analisa como as fintechs estão construindo o que chama de ValueWeb. Ou seja, todos esses ativos digitais que vem surgindo e revolucionando o mercado.

18. Bye Bye Banks?: How Retail Banks are Being Displaced, Diminished and Disintermediated by Tech Startups and What They Can Do to Survive

Autor: James Haycock e Shane Richmond

Este livro elabora uma análise acerca das empresas de tecnologia, que nos últimos anos vêm dominando o mercado em diferentes setores. Entre eles: varejo, mídia, transporte, alimentação, entretenimento e outros.

Em Bye Bye Banks? James Haycock e Shane Richmond descrevem essas startups, com base em pesquisa e entrevistas gravadas com executivos seniores de alguns dos maiores bancos tradicionais.

Sua principal mensagem é para as instituições que ainda não se adequaram ao mundo disruptivo.

19. O futuro do dinheiro

Autor: Rudá Pellini

Neste livro, Rudá Pellini lança um questionamento: e se uma revolução financeira acontecesse agora, você estaria preparado?

É partindo desse princípio que Pellini explica diversas transformações envolvendo a bolsa de valores e novas tecnologias disruptivas, como fintechs, Blockchain e criptomoedas. Tudo isso de forma fácil e didática.

Pellini também fala sobre a existência de uma revolução financeira, baseada em três pilares: dinheiro, tecnologia e liberdade. O autor conversou com os maiores especialistas e autoridades do Brasil e do mundo sobre finanças, economia, investimentos, política monetária e tecnologia.

Entre os nomes, estão: Fernando Ulrich, Hélio Beltrão, Henrique Bredda, Hulisses Dias, Israel Salmen, Pedro Englert, Richard Ryterband, Roberto Campos Neto e Tiago Reis.

20. The Infinite Machine: How an Army of Crypto-hackers Is Building the Next Internet with Ethereum

Autor: Camila Russo

Tirando o foco do Bitcoin, o livro fala a história da segunda maior criptomoeda do mundo, Ethereum. Camila Russo aborda desde o surgimento da ideia de lançar o ativo até o crescimento da moeda.

Além disso, a jornalista financeira e especialista em criptomoedas apresenta como essa nova base para a internet pode abrir brechas para esquemas de fraude e revolucionar nossas ideias sobre dinheiro.

Tem interesse e resolveu investir em moedas digitais? Então continue aprendendo sobre criptomoedas e leia agora mesmo: “quais são as criptomoedas mais valorizadas do mundo? Confira!

O que achou disso?

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 19

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Redação
Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

2 COMENTÁRIOS

    • Oi, Marcus! Tudo bem?
      Alguns não estão disponíveis em Português. Sugerimos que tente procurar versões traduzidas no e-commerce.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

InícioCriptomoeda20 livros sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas que você precisa conhecer

20 livros sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas que você precisa conhecer

4.3
(19)

Você conhece algum livro sobre Bitcoin, Criptomoedas e Blockchain? Não? Sabe o que esses termos significam? Que tal aproveitar a alta das moedas digitais para descobrir um pouco mais sobre eles?

O Bitcoin é uma moeda digital do tipo de criptomoeda descentralizada, além de ser um sistema econômico alternativo.

Já o Blockchain, também conhecido como “protocolo da confiança”, é uma tecnologia que tem como objetivo a descentralização como medida de segurança.

Ou seja, são bases de registros e de dados distribuídos e compartilhados para criar uma função global para todas as transações que acontecem em um determinado mercado.

A criptomoeda é uma forma de troca que utiliza a tecnologia de blockchain e de criptografia para assegurar a validade das transações. Além da criação de novas unidades de moedas.

Livros sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas

1. Mastering Bitcoin

Autor: Andreas M. Antonopoulos

Nesse livro, o autor explica o conceito de Bitcoin, além de comentar qual o objetivo dessa moeda do mundo digital.

Os leitores também conseguem entender como são feitas as transações, como o Bitcoin funciona e a aplicação da moeda no mundo digital.

Apresenta ainda como você pode ganhar Bitcoins e análises computacionais.

2. Blockchain para os Negócios: Promessa, Prática e Aplicação da Nova Tecnologia da Internet

Autor: Mougayar William e Sbravatti Vivian

O livro explica o tema de uma maneira um pouco diferente: utilizando o uso de diagramas para poder falar o que é e para que serve o Blockchain.

Os autores mapearam no livro os novos territórios e os principais elementos dessa moeda digital. A obra ainda traz dicas e conselhos para entender o assunto, assim como novos modelos e ideias de negócios.

3. A era da Criptomoeda: como Bitcoin e Blockchain desafiam a ordem econômica global

Autor: Paul Vigna, Michael J. Casey

Para quem é leigo no assunto, esse livro tem uma linguagem mais simples. Ele introduz o leitor no mercado de criptomoedas e a tecnologia blockchain.

Durante a leitura, os autores mostram as novas possibilidades que essas moedas digitais podem dar para a sociedade. Além disso, eles ainda convidam o leitor a imaginar um mundo onde não exista bancos, cartões de crédito e nem dinheiro.

4. Bitcoin: A Moeda na Era Digital

Autor: Fernando Ulrich

O único livro escrito em português explica o surgimento e funcionamento da moeda digital. O autor utiliza algumas teorias monetárias de economistas para rebater as principais críticas contra o Bitcoin.

Esses economistas são da escola austríaca: Carl Menger, Ludwig von Mises, F.A. Hayek e Murray Rothbatd.

5. A Revolução das Moedas Digitais Bitcoins e Altcoins

Autor: Tatiana Casseb B.M. Barbosa

Para quem tem aquelas dúvidas mais comuns sobre o tema, esse é o livro ideal. Isso porque a autora reuniu todas as perguntas que a maioria das pessoas têm.

Ela também explica como as criptomoedas funcionam. Além de comentar se são realmente seguras e legais, um dos principais questionamento das pessoas que querem utilizar a moeda.

6. Revolução de Blockchain: como a tecnologia por trás do Bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo

Autor: Don Tapscott, Alex Tapscott

Quer entender o surgimento do criptomercado? Então esse livro é para você. Os autores explicam e avaliam a importância desse tipo de moeda, além de abordarem os novos modelos de negócio.

Outro ponto discutido no livro é o impacto que o blockchain poderá causar nas instituições governamentais.

Mineração de criptomoedas
Os livros sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas conseguem transmitir suas ideias de forma bem simples

7. O Livro do Satoshi: a Coletânea dos Textos do Criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto

Autor: Phil Champagne

Esse livro é indicado para aqueles que já entendem um pouco mais sobre o Bitcoin e querem se aprofundar no assunto.

A linguagem utilizada não é somente profissional, o que facilita a leitura dos interessados no tema.

8. A Quarta Revolução Industrial

Autor: Klaus Schwab

No livro, Klaus Schwab mostra por que está convencido de que estamos no início de um período emocionante e desafiador.

Ele descreve as mudanças e os impactos trazidos pela quarta revolução industrial, que é uma revolução tecnológica.

O autor, que é fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, destaca as oportunidades e os dilemas que as pessoas irão enfrentar e como o blockchain é chave para essas transformações.

9. Blockchain

Autora: Melanie Swan

Considerado um livro bastante técnico, o Blockchain fala sobre os vários aspectos do Bitcoin, incluindo a inovação mais importante para emergir a moeda: a cadeia de blocos.

O livro, lançado em 2015, argumenta e mostra que a cadeia de blocos pode se tornar um paradigma de computação revolucionário.

A autora ainda aponta como a tecnologia e a rede de blocos podem ser utilizadas para tornar a mineração de dados mais eficiente e tornar uma variedade de serviços melhor e mais acessível.

10. Digital Gold: The Untold Story of Bitcoin

Autor: Nathaniel Popper

Esse é mais um dos livros sobre Bitcoin, onde o autor investiga o criador anônimo e as origens da criptomoeda. Além de contar a história da moeda digital por meio dos olhos de vários personagens centrais. 

Dentre eles estão os milionários sul-americanos e asiáticos, os gêmeos Winkelvoss, e o misterioso e desconhecido criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. 

O autor ainda analisa a moeda e faz comparações com o ouro e diamantes. Ele explica como pode ser o padrão global de “armazenamento de valor”, transformando assim o Bitcoin em um antifrágil, que é algo que nunca perde valor.

11. The Bitcoin Big Bang

Autora: Brian Kelly

O livro descreve o potencial geral do Bitcoin e explica a moeda do ponto de vista de um investidor.

Lançada em 2014, a obra cobre ainda vários aspectos da Bitcoin. Incluindo a sua regulamentação nos mercados, bem como a forma de investir e trocar moedas alternativas.

Brian Kelly vai além da informação introdutória e explica como a criptomoeda está mudando a internet e todo o setor financeiro.

12. The Book Of Satoshi

Autor: Phil Champagne

Esse pode-se dizer que é dos livros sobre Bitcoin que todos deveriam ler. O autor pretende atrair as pessoas para as questões-chave do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto.

Champagne investiga quem é Nakamoto, seja uma pessoa ou um grupo, e como foi possível para ele criar Bitcoins enquanto permanece completamente anônimo.

O livro contém e-mails reais e postagens da Nakamoto, que são apresentados em ordem cronológica. O texto também inclui uma variedade de tópicos técnicos de Bitcoin divididos em termos leigos fáceis de entender.

O potencial econômico e as implicações da moeda são discutidas, e uma cópia do documento branco original da Nakamoto, que iniciou todo o conceito de bitcoin, está incluída.

13. A Internet do Dinheiro

Autor: Andreas Antonopoulos

Antonopoulos é professor e um dos maiores nomes do Bitcoin na atualidade. Em sua obra, reuniu uma série de suas de palestras para destacar o impacto da criptomoeda como o dinheiro do mundo digital.

Muito além das questões especulativas sobre Bitcoin e as criptomoedas, o livro fala da história do dinheiro como linguagem e sua evolução, até chegar nos dias de hoje.

14. The Bitcoin Standard

Autor: Saifedean Ammous

O livro é considerado o mais completo no mundo sobre o tema. Em dez capítulos, o autor faz um percurso completo desde o início da criptomoeda até hoje, mostrando como a baixa qualidade das moedas no passar dos anos contribuiu para o aumento de guerras, do poder do estado e o surgimento das hiperinflações.

O autor faz, em último, uma análise bem completa sobre o Bitcoin e como ele pode corrigir alguns problemas do mundo atual.

15. Bitcoin Billionaires: A True Story of Genius, Betrayal, and Redemption

Autor: Ben Mezrich

Neste livro, Ben Mezrich conta a trajetória dos irmãos Tyler e Cameron Winklevoss, os primeiros bilionários do Bitcoin. A publicação remonta a história de como eles conseguiram atingir tal feito.

Os irmãos Winklevoss conheceram o ativo por meio de um estranho durante uma viagem a Ibiza, após enfrentarem um processo legal contra o Facebook. Pioneiros nesse investimento, estudaram o Bitcoin ainda em seu início e adquiriram uma verdadeira fortuna.

16. Blockchain: Ultimate guide to understanding blockchain, bitcoin, cryptocurrencies, smart contracts and the future of money

Autor: Mark Gates

Neste livro o autor aborda os diferentes argumentos, a favor e contra, a tecnologia blockchain. Além disso, apresenta a diferença entre Blockchain e Bitcoin; e como funciona a tecnologia que atrai olhares de empresas e governo.

Gates ainda lista os benefícios e desvantagens de usar a tecnologia Blockchain e como ela se aplica no mercado financeiro e outras indústrias. Além disso, traz previsões para o futuro desta e outras inovações, como as criptomoedas.

17. VALUEWEB: How fintech firms are using bitcoin blockchain and mobile technologies to create the Internet of value

Autor: Chris Skinner

O ValueWeb resgata o conceito de Internet of Things aliado a tecnologias, como bitcoin e blockchain. O livro analisa como as fintechs estão construindo o que chama de ValueWeb. Ou seja, todos esses ativos digitais que vem surgindo e revolucionando o mercado.

18. Bye Bye Banks?: How Retail Banks are Being Displaced, Diminished and Disintermediated by Tech Startups and What They Can Do to Survive

Autor: James Haycock e Shane Richmond

Este livro elabora uma análise acerca das empresas de tecnologia, que nos últimos anos vêm dominando o mercado em diferentes setores. Entre eles: varejo, mídia, transporte, alimentação, entretenimento e outros.

Em Bye Bye Banks? James Haycock e Shane Richmond descrevem essas startups, com base em pesquisa e entrevistas gravadas com executivos seniores de alguns dos maiores bancos tradicionais.

Sua principal mensagem é para as instituições que ainda não se adequaram ao mundo disruptivo.

19. O futuro do dinheiro

Autor: Rudá Pellini

Neste livro, Rudá Pellini lança um questionamento: e se uma revolução financeira acontecesse agora, você estaria preparado?

É partindo desse princípio que Pellini explica diversas transformações envolvendo a bolsa de valores e novas tecnologias disruptivas, como fintechs, Blockchain e criptomoedas. Tudo isso de forma fácil e didática.

Pellini também fala sobre a existência de uma revolução financeira, baseada em três pilares: dinheiro, tecnologia e liberdade. O autor conversou com os maiores especialistas e autoridades do Brasil e do mundo sobre finanças, economia, investimentos, política monetária e tecnologia.

Entre os nomes, estão: Fernando Ulrich, Hélio Beltrão, Henrique Bredda, Hulisses Dias, Israel Salmen, Pedro Englert, Richard Ryterband, Roberto Campos Neto e Tiago Reis.

20. The Infinite Machine: How an Army of Crypto-hackers Is Building the Next Internet with Ethereum

Autor: Camila Russo

Tirando o foco do Bitcoin, o livro fala a história da segunda maior criptomoeda do mundo, Ethereum. Camila Russo aborda desde o surgimento da ideia de lançar o ativo até o crescimento da moeda.

Além disso, a jornalista financeira e especialista em criptomoedas apresenta como essa nova base para a internet pode abrir brechas para esquemas de fraude e revolucionar nossas ideias sobre dinheiro.

Tem interesse e resolveu investir em moedas digitais? Então continue aprendendo sobre criptomoedas e leia agora mesmo: “quais são as criptomoedas mais valorizadas do mundo? Confira!

O que achou disso?

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 19

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?