
Quem não gosta de assistir uma série para relaxar depois de um dia estressante? Melhor ainda quando você pode ver uma série e ainda aprender com ela. É isso que o “Inventando Anna” proporciona para os telespectadores.
Anúncios
Durante toda a série é possível tirar diversas lições financeiras. A nova série da Netflix, lançada em março, tem feito bastante sucesso e chamado a atenção por se tratar de uma história de fraudes e enganações.
Vale lembrar ainda que a história de Inventando Anna é baseada em fatos reais. Além disso, a série foi escrita e produzida pela Shonda Rhimes, que também já escreveu outros sucessos como “Grey’s Anatomy” e “How to get away with murder”.
Anúncios
5 lições financeiras para você aprender com Inventando Anna
Se você já assistiu ou ainda vai assistir a série Inventando Anna e quer saber o que precisa ficar atento para aprender todas as lições financeiras, calma que a gente te conta.
Mas atenção: a partir das próximas linhas este artigo pode conter spoilers. Então se você não quer saber mais sobre a série, é melhor parar por aqui!
1) Não gaste contando com o dinheiro que você ainda não tem
A personagem principal, Anna, solicita um empréstimo no banco para a criação de uma fundação. Porém, antes mesmo de ter o crédito aprovado e na conta, ela começa a gastar o valor que não possui.
Anúncios
+ Confira 5 lições de sucesso que aprendemos com o filme Mãos Talentosas
Já dá para imaginar o que pode acontecer, certo? Anna acaba se enrolando com as contas e precisa decretar falência.
Assim como na série, é muito comum gastarmos pensando no dinheiro que vamos receber no futuro. E nem estamos falando de empréstimos, mas até mesmo do salário. Quem nunca chegou no meio do mês e já comprometeu todo o salário do mês seguinte?
São essas pequenas ações que podem acabar fazendo com que o seu planejamento financeiro não seja eficiente, já que você gasta até mesmo um dinheiro que ainda não tem e, dependendo, pode nem chegar a ter.
2) Tenha uma vida financeira realista
Assim como na série, é preciso que tenhamos consciência e viver de acordo com a realidade financeira. Ter padrões de vida altos pode ser prejudicial quando você não ganha para suprir tudo o que gasta.
Na série, por exemplo, a protagonista gasta bastante, bem mais do que recebe, mas não abre mão dos luxos e mantém o padrão de vida alto. Isso mesmo quando não tem como pagar.

E todo mundo sabe qual será a consequência para essas atitudes, né? Dívidas! As contas crescem e a sua realidade financeira vai ficando cada vez mais complicada.
3) Empréstimos só em caso de urgência. E se tiver como pagar!
Fazer um empréstimo muitas das vezes é a primeira coisa que passa na cabeça de quem se encontra com dívidas ou necessitado de um valor inesperado. No entanto, pode ser um grande perigo a se correr.
Você precisa se fazer várias perguntas e, principalmente, colocar na ponta do lápis todos os detalhes deste empréstimo antes de fechá-lo. Além disso, avalie a urgência e necessidade.
Quem faz um empréstimo sem poder acabar, no futuro, sem ter como pagar. E aquilo que parecia ser a solução para a suas dívidas vira só mais uma bola de neve.
4) Saiba separar o seu dinheiro pessoal da sua empresa
Outra lição que pode ser tirada com a série é o não saber separar os dinheiros: gastos pessoais com o caixa da sua empresa ou negócio. Saber diferenciar é essencial para que você não gaste sem controle e acabe achando que tem quando não tem.
Essa sensação de ter bastante dinheiro é perigosa. Por isso, tenha o valor do seu negócio em uma conta separada e evite usar para gastos pessoais. Se deixar em uma conta só, acabará gastando sem ver o destino.
+ Explicando dinheiro: entenda o que a série da Netflix tem a ensinar
Além disso, se você tem um negócio, o dinheiro precisa ser destinado para tal. Seja para prestação de contas ou para melhorias e investimentos. Quando você usa para fins pessoais, está comprometendo o caixa que seria usado com outros objetivos.
5) Jamais empreste seu cartão
A série também fala sobre a importância de não emprestar cartão de crédito ou compartilhar dados pessoais. Isso é perigoso tanto para a sua vida financeira como também para evitar golpes e fraudes, principalmente de clonagem.
O seu cartão de crédito tem informações pessoais que são de sua responsabilidade. Quando você empresta para terceiros, talvez ele não terá o mesmo cuidado e pode compartilhar de forma indevida.
+ Conheça os melhores filmes e séries sobre finanças na Netflix que você precisa assistir
Cuidado, também, com os sites onde você cadastra e salva os dados do seu cartão. Certifique-se de que são seguros e não correm o risco de serem vazados.
Gostou dessas lições que separamos sobre a série Inventando Anna? Compartilhe com um amigo que precisa dessas dicas para não cometer esses erros igual aos personagens.