Início Notícias Economia IR 2020: caiu na malha fina? Saiba como regularizar a situação

IR 2020: caiu na malha fina? Saiba como regularizar a situação

4.4
(14)

Se você não teve a declaração do Imposto de Renda 2020 liberada até o último lote da restituição, é bem provável que tenha caído na malha fina.

A consulta para saber se você caiu na malha fina ou não foi liberada pela Receita Federal, na última quarta-feira, 23.

De acordo com informações da própria Receita Federal, mais de um milhão de brasileiros caíram na malha fina do IR 2020.

Vale ressaltar que esse número de retenção é correspondente a aproximadamente 3% do total de 30,9 milhões de declarações que foram enviadas.

E o principal motivo para que os contribuintes caíssem na malha fina foi a omissão de rendimentos. O que acabou resultando em 42,2% das retenções.

A segunda causa foi o conjunto de deduções, que foram 33,3% dos casos. Esse conjunto foi principalmente de despesas médicas sem comprovação, o que faz com que a Receita Federal mande a sua declaração para a malha fina.

Porém, vale ressaltar que existem outras causas que podem prejudicar o contribuinte. Um exemplo é a falta de comprovação de renda, erro de digitação ou até mesmo omissão de rendimentos.

Como saber se você caiu na malha fina do Imposto de Renda 2020

Mas como saber se você caiu ou não? O que é preciso fazer para regularizar a sua situação?

Todas essas dúvidas são bem comuns, mas pode ficar tranquilo. O FinanceOne separou todas as informações que você precisa saber sobre o assunto.

Para saber se você caiu ou não na malha fina, é necessário consultar a restituição no site da Receita. Para isso, será preciso informar o CPF do contribuinte, ano da declaração e a data de nascimento.

Caso na página informe que a restituição ainda está na base de dados da Receita e ainda não foi liberada, significa que ela foi retida pelo Fisco. 

E para saber qual é a pendência, você deve verificar o extrato da declaração, esse é um dos serviços disponíveis no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Mas para isso, você vai precisar de um certificado digital ou código.

Imposto de Renda 2020
Para saber o motivo de você ter caído na malha fina, é preciso entrar no site da Receita Federal

Para cadastrar o código, é preciso ter os números dos recibos das duas últimas declarações. E esses números de recibos podem ser consultados pelo contribuinte no Receitanet, o programa de transmissão da declaração, instalado no seu computador.

Depois, basta selecionar o campo “declaração”, “imprimir” e “recibo”, nesta sequência. Os  números dos recibos também podem ser obtidos em uma Unidade de Atendimento da Receita Federal.

Ao acessar a seção “pendência” no extrato da declaração, você encontra os detalhes sobre o motivo da retenção. Além das orientações sobre o que fazer para regularizar a sua situação.

Como regularizar a situação e sair da malha fina?

Agora que você já sabe o que te levou até essa situação e como consultar se caiu na malha fina, é importante também saber o caminho para sair.

Isso mesmo o próximo passo é saber o que fazer para regularizar a sua situação.

No mesmo site do Receitanet você consegue selecionar a opção “Declaração Retificadora”, que fica localizada abaixo da pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer?”

Assim que você começar esse procedimento, o próximo passo será informar o número do recibo da declaração que precisará ser retificada. Dessa forma, você estará apto e deve alterar apenas a informação que deve ser corrigida.

E, para isso, deve seguir todo o caminho e mesmas regras do Imposto de Renda (IR) que valeriam caso o dado estivesse sendo posto no formulário original. 

Com isso, caso haja de fato um imposto a restituir, os valores serão recebidos nos lotes residuais como habitualmente.

É importante entender, também, que na declaração retificadora não é possível alterar do modelo completo para o simplificado, ou do simplificado para o completo.

Mas, é importante destacar ainda que é possível efetuar a retificação a qualquer momento, exceto se houver uma ação fiscal por parte da Receita Federal que impeça esse procedimento de forma legal. Isso pode acontecer a qualquer momento, em até cinco anos.

Gostou desse conteúdo sobre malha fina do Imposto de Renda? Ele te ajudou a saber mais sobre como regularizar a situação? Então compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Dicas de planejamento financeiro para quem é autônomo

Ser um profissional autônomo não quer dizer que você pode ter as finanças bagunçadas. Mesmo que você não tenha uma renda fixa por mês,...

Conheça 10 franquias com investimentos de até R$10 mil

A pandemia do novo coronavírus fez com que a procura por microfranquias aumentasse. Em especial, as franquias de até R$10 mil.

Quais são os gastos para manter um carro próprio?

Muitos brasileiros sonham em ter o carro próprio, mas esquecem dos gastos que um veículo pode trazer. E isso acontece porque a...

Como escolher a rede social para seu negócio?

Você sabe como escolher a rede social ideal para o seu negócio? Qual irá fazer a sua empresa crescer e se tornar...

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 14 melhores

Procurando por cartões de crédito sem anuidade? Eles conquistaram, definitivamente, espaço na economia brasileira. De acordo com a pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de...

Empreendedorismo feminino: o que é e quais os desafios

Falar sobre empreendedorismo faz com que muitas pessoas pensem em empresas grandes ou projetos inovadores. No entanto, empreender vai além disso: é...