Início Notícias Finanças Pessoais IR 2021: informe de rendimentos deve ser enviado até dia 26

IR 2021: informe de rendimentos deve ser enviado até dia 26

Tempo de leitura: 3 minutos
0
(0)

Dizem que o ano começa só depois do Carnaval e, para quem declara o Imposto de Renda, essa afirmação é verdadeira. Isso porque o informe de rendimentos de empresas, bancos e corretoras de valores referentes ao ano de 2020 deve ser entregue até o dia 26 de fevereiro.

O informe de rendimentos é necessário para preencher a declaração do Imposto de Renda de 2021. Vale ressaltar que esses dados servem para a Receita Federal cruzar as informações e, assim, saber quanto você pagou de imposto ano passado e se houve sonegação ou não.

As empresas e instituições financeiras podem enviar o informe de rendimentos através dos Correios, e-mails ou disponibilizá-los para consulta pela internet ou pelo aplicativo. 

Além disso, quem tem conta corrente ou investimento em mais de uma instituição financeira ou corretora deve conseguir os documentos de todas as empresas na qual você mantém recursos.

É importante frisar ainda, que caso o informe não seja entregue até o dia 26, o contribuinte deverá entrar em contato com o RH da empresa ou o gerente do banco. E caso não obtenha resposta, o problema precisa ser comunicado à Receita Federal.

Entenda o que é o informe de rendimentos

Para quem não sabe, o informe de rendimentos é um dos documentos utilizados para realizar a declaração anual do Imposto de Renda.

Esse documento deve ser fornecido pelas empresas aos funcionários. Nele constam os valores recebidos pelo contribuinte no ano em questão. No documento vem informando o quanto o profissional pagou de imposto e quanto de contribuição do INSS.

Além de conter os gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa.

No caso do informe de investimentos, os dados fornecidos pelas instituições financeiras, existem dados sobre a conta corrente, poupança, aposentadoria privada ou qualquer outro tipo de investimento realizado pelo contribuinte.

Lembre-se que é preciso apresentar à Receita todos os rendimentos do ano para evitar cair na malha fina. Por isso, junte todos os rendimentos dos seus investimentos para entregar.

Aposentados e pensionistas também geram informe de rendimentos?

Essa pergunta é muito comum: os aposentados e pensionistas também devem gerar o informe de rendimento? O processo é o mesmo do que é realizado para os demais declarantes? 

A resposta é sim. Os aposentados e pensionistas também devem gerar esse informe de rendimento. Mas, há uma diferença muito importante: ele deve ser retirado diretamente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para quem ainda não sabe, o extrato poderá ser consultado pela internet. Mas, como realizar essa consulta? Para isso, basta acessar a página do Meu INSS

Imposto de Renda 2020
O informe de rendimento deve ser declarado até o próximo dia 26

Você consegue acessá-la tendo uma senha. Se ainda não tiver, será preciso seguir o passo a passo informado para obter a senha no site. Mas, esse procedimento também pode ser feito de forma bem prática pelo aplicativo.

O informe de rendimentos não chegou: e agora?

Muita gente fica desesperada nessa época de declaração de Imposto de Renda (IR). Mas, calma, não é preciso se desesperar pois para cada regra há sempre uma explicação, com possibilidade de exceção e ainda sim uma segunda opção.

“Se o meu informe de rendimento não chegar, o que faço?” Essa pergunta é clássica. Caso você não consiga obtê-lo por nenhum meio até o final do mês de fevereiro, ou seja, até a sexta-feira, 26, a orientação é: entre em contato com o Recursos Humanos da empresa.

Ou então fale diretamente com o gerente da referida instituição financeira que permitiu a emissão do documento. Mas, é possível que o problema persista? É sim. Nesses casos, relate o problema diretamente à Receita Federal, mas não demore para correr atrás disso.

Essas dicas te ajudaram? Você já está nos preparativos para a declaração do Imposto de Renda 2021? Compartilhe sua experiência com outras pessoas. Comente!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tempo de leitura: 3 minutos
Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui