
Em tempos de inflação alta e outras incertezas na economia, um dos primeiros aspectos do dia a dia que acabam sendo afetados é o momento de fazer supermercado. Se você percebeu o aumento dos preços nas gôndolas e está em busca de uma solução para conter os gastos, é hora de planejar melhor a sua lista de compras.
Mas não é só em momentos de crise que um planejamento financeiro é bem-vindo. Essa atitude faz com que você economize tempo e dinheiro na hora de ir ao supermercado, além de evitar desperdícios na despensa. Por isso, é um hábito altamente recomendável para todos os momentos.
E como preparar uma lista de compras econômica e ao mesmo tempo balanceada para se alimentar bem? O segredo é planejar o antes, durante e depois da ida ao supermercado. Pensando nisso, separamos dicas valiosas para você implementar na rotina. Confira a seguir!
Como fazer uma lista de compras?
Organizar uma lista de compras pode parecer tarefa árdua, mas com o tempo otimiza a rotina e ainda faz com que você economize tempo e dinheiro. Além disso, planejar a ida ao supermercado pode contribuir para melhores hábitos alimentares. Ou seja, todo mundo sai ganhando – especialmente o seu bolso.
Portanto, antes de sair de casa ou mesmo abrir o aplicativo do supermercado, tenha em mente esses três princípios básicos na hora de planejar a lista de compras:
Defina uma periodicidade para ir às compras
Estabelecer um dia fixo para ir ao supermercado é uma estratégia inteligente para quem deseja economizar, especialmente quando se sabe quais dias são mais vantajosos para aproveitar as ofertas. Mas, antes disso, você pode definir o tamanho da sua compra, e isso varia entre cada família.
Para pessoas que moram sozinhas ou em casal, por exemplo, as compras semanais podem ser mais práticas a fim de evitar desperdícios na despensa. Portanto, se você optar por esse método, lembre-se de priorizar alimentos frescos e produtos práticos que tendem a durar apenas durante a semana.
Já para as famílias maiores que optam por realizar a compra do mês, é preciso ainda mais planejamento. Monte uma lista de compras que contenha alimentos não perecíveis, como pacotes de arroz, feijão e macarrão, além de produtos de limpeza e higiene. O foco aqui é comprar produtos que duram o mês todo bem embalados no armário.
+ O que vale mais a pena no supermercado atualmente: compra semanal ou mensal?

Avalie os produtos que você já tem em casa
Se você pretende economizar no supermercado, o primeiro passo deve começar antes mesmo de sair de casa. Verifique todos os armários e recipientes para definir o que é prioridade e o que pode ficar para uma próxima lista de compras. Veja se há produtos passando da validade, se há falta de outros etc.
Esse “check up” evita que você gaste com produtos duplicados ou mesmo que esqueça algo primordial na sua ida ao supermercado. Ainda, contribui para uma lista de compras eficiente e prioritária.
Priorize os alimentos básicos
Quer economizar e ainda assim se alimentar bem? Então, foco nos alimentos curingas! Grãos, carnes, verduras, legumes e frutas são a base de um cardápio equilibrado para toda a família. Por isso, eles devem fazer parte de uma lista de compras bem planejada para que o dinheiro seja bem investido.
Se a sua compra for semanal, foque em alimentos frescos que sejam úteis para as diferentes refeições do dia a dia, como ovos e laticínios, além de frutas da estação. Produtos de padaria também são uma excelente pedida para otimizar a preparação de lanches durante a semana.
Já para as principais refeições do dia, foque em comida de verdade e evite os ultraprocessados, que são pobres em nutrientes e tendem a encarecer a conta do supermercado. Arroz, feijão, macarrão e carnes devem ser o foco, enquanto biscoitos, refrigerantes e molhos prontos podem ir para o final da fila.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e familiares e aproveite para acompanhar outras dicas sobre Finanças Pessoais aqui no site da FinanceOne.