InícioNotíciasEmpreendedorismoCo-fundadora do Nubank indica 10 livros para quem quer empreender

Co-fundadora do Nubank indica 10 livros para quem quer empreender

Tempo de leitura: 5 minutos
()

Entender sobre negócios é maravilhoso! Principalmente hoje, que o aprendizado pode ser feito de outras formas, como em vídeos e palestras. Mas os livros ainda têm muito a oferecer. Por isso, confira uma lista de 10 livros para quem quer empreender selecionados por Cristina Junqueira.

Antes de mais nada, Cristina Junqueira é uma das empreendedoras mais bem-sucedidas do Brasil. Afinal, ela é ninguém mais, ninguém menos que co-fundadora do Nubank.

Pouco antes de abrir o Nubank, Cristina decidiu ler muitos livros. E esses livros incentivaram e inspiraram a Nubank a ter os ideais, bem como, os valores e a cultura que a fintech possui.

Todos os livros estão disponíveis para compra no site da Amazon. Confira abaixo e entenda como eles ajudaram a Nubank a ser o que é hoje.

livros-para-pensar-fora-da-caixa
livros para pensar fora da caixa

Escrito pelo jornalista britânico Malcolm Gladwell, Blink é, sobretudo, um livro sobre como podemos julgar, decidir e fazer escolhas sem refletir muito a respeito.

Para explicar o conceito, Malcolm Gladwell apresenta histórias impressionantes, como, por exemplo, o caso do especialista em arte que, num único relance, descobriu que uma escultura comprada por uma fortuna pelo Museu Getty era uma falsificação.

Por fim, Blink revela que, para tomar uma grande decisão, não é necessário processar mais informações ou deliberar por mais tempo, e sim desenvolver a arte de filtrar, a partir de inúmeras variáveis, as poucas informações que realmente importam.

2- Execução: A disciplina para atingir resultados

Execução: A disciplina para atingir resultados foi escrito por Larry Bossidy e Ram Charam. O livro fala, principalmente, sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados.

Fala também sobre como realizações bem-sucedidas resultam da prática voltada para a execução: unir pessoas, estratégia e operações, que são os três processos-chave de cada negócio.

Bossidy e Charan revelam a importância do total e profundo envolvimento em uma organização e explicam por que um diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo.

3- Fora de Série – Outliers

Assim como Blink, Fora de Série foi escrito por Malcolm Gladwell. A obra se baseia na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart. O livro mostra, primordialmente, que ninguém “se faz sozinho”.

Assim como todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular.

4- Quem é promovido, quem não é e por quê

Escrito pelo norte-americano Donald Asher, o livro fala sobre o mercado de trabalho. No livro, o então consultor de carreiras mostra que dedicação integral à empresa, competência e bons resultados não são suficientes para conquistar reconhecimento e prestígio profissional.

Ainda assim, Asher comprova que para cada promoção existe uma fórmula específica que determina quem merece ascender dentro da organização.

5- Os 5 desafios das equipes

O livro escrito por Patrick Lencioni conta a história da CEO Kathryn Petersen. Recém-contratada, ela precisa gerenciar um grupo de executivos que é desunido a ponto de afetar a empresa inteira.

Em seguida, o autor oferece instruções claras e diretas para superar os obstáculos que minam o trabalho em grupo: a falta de confiança, o medo de conflitos, a falta de comprometimento, evitar responsabilizar os outros e a falta de atenção aos resultados.

6- Grandes decisões sobre pessoas

Antes de mais nada, o livro de Claudio Fernández-Aráoz fala sobre a capacidade de encontrar, contratar, integrar e reter pessoas competentes.

Grandes decisões sobre pessoas ensina a identificar em que momento uma mudança é necessária, que tipo de profissional deve procurar e onde deve procurá-lo fora ou dentro da própria empresa. A princípio, ensina ainda a avaliar pessoas e a persuadi-las a se juntar ou a permanecer em sua empresa.

7- Careerealism: The Smart Approach to a Satisfying Career

Este livro não possui tradução para o português, mas caso queira se aventurar na língua inglesa, o livro fala sobre o sentimento de insatisfação na área profissional e como lidar com esse assunto.

Como resultado, J.T. O’Donnell mostra como desenvolver uma definição autêntica de sucesso profissional que lhe trará resultados.

8- De que cor é o seu pára-quedas?

Escrito por Richard N. Bolles, o livro é um guia mundial sobre como encontrar emprego, preparar-se para abandonar o cargo que ocupa e/ou para mudar de carreira.

De que cor é o seu pára-quedas? é uma ferramenta que irá ajudar aqueles que procuram oportunidades de emprego em tempos difíceis. As suas informações podem ajudar a salvar vidas e são fundamentais para quem vai entrar ou regressar ao mercado de trabalho.

9- Faça acontecer

Escrito por Sheryl Sandberg, executiva do Facebook, o livro encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos sem medo. 

A executiva faz uma autorreflexão sincera sobre os acertos e os erros de sua carreira, que, unidos a uma pesquisa vasta, resultaram neste livro escrito com humor e sabedoria. Faça acontecer é um manifesto feminino para homens e mulheres, fundamental para se pensar os impasses e as questões de gênero no mundo do trabalho.

10- Como avaliar sua vida?

Neste livro inovador, Clayton M. Christensen traz à tona uma série de questões: Como eu posso ter certeza de que irei encontrar a satisfação em minha carreira? Como posso ter a certeza de que as minhas relações pessoais se tornarão fontes duradouras de felicidades? Como posso evitar comprometer a minha integridade ― e ficar fora da prisão?

Dessa forma, usando lições de algumas das maiores empresas do mundo, ele fornece reflexões incríveis sobre estas questões desafiadoras.

Gostou do nosso conteúdo? Então confira agora 5 livros para pensar fora da caixa.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 5 minutos
Loyane Lapa
Carioquíssima de Campo Grande, com um pézinho em São Paulo. Jornalista, Produtora de Conteúdo e [insira aqui outras funcionalidades de um jornalista]. Apaixonada por livros, filmes e pelo universo cultural. Curiosa e antenada nas novidades do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui