Você tem dificuldades de pensar “fora da caixinha”? Se a resposta é sim, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas têm dificuldades na hora de ter criatividade, seja no trabalho ou no dia a dia. E para ajudar, existem diversos livros para pensar fora da caixa.
Mas você sabe o que de fato é a expressão “pensar fora da caixa”?
Todos esses livros têm o objetivo de influenciar as pessoas para que elas saiam da zona de conforto e busquem mudar a rotina.
Sendo assim, conheça abaixo 6 livros para pensar fora da caixa que poderão te ajudar a mudar os seus pensamentos e melhorar a sua criatividade.
Livros para pensar fora da caixa
Antes de mais nada, você está precisando de boas leituras? Se sim, o FinanceOne lista, a seguir, uma sequência de livros que poderão te ajudar a pensar fora da caixa e, sobretudo, a ter ideias para melhorar a sua rotina e projetos.
1) Fora de Série, de Malcom Gladwell
Em primeiro lugar, o livro “Fora de Série”, que tem como autor Malcom Gladwell, é indicado para quem quer entender os motivos que levam algumas pessoas ao sucesso e outras não.
Por isso, vale ressaltar que muitos dos estudos foram realizados com base em personalidades. Sendo algumas delas Bill Gates, os Beatles e Mozart.
Isso porque eles são pessoas que tiveram desempenho acima da média nas atividades que desenvolveram ao longo da vida.
No livro, o autor ainda explica que ninguém consegue o sucesso somente por suas “próprias forças”.
De acordo com Malcom Gladwell, o sucesso é conquistado por uma conjuntura de fatores. Alguns desses fatores são vantagens ocultas, heranças culturais, famílias poderosas e interesses ocultos, entre outros.
2) Libertando o Poder Criativo, de Ken Robinson
O autor oferece uma visão sobre o que é a criatividade no mundo educacional e dos negócios.
No livro, Ken Robinson argumenta que pessoas e empresas em todos os países lidam com problemas que são originados nas escolas e universidades.
Nesse sentido, muitas pessoas param de estudar sem ter um conhecimento verdadeiro das capacidades criativas.
Além disso, o objetivo do livro é mostrar como e por que a maioria das pessoas perdem a criatividade ao longo da vida escolar.
E para te ajudar a refletir no que pode ser feito para resolver o problema, o livro traz diversas questões, como: os problemas encontrados no sistema educacional, o tipo de inteligência necessária para o sucesso acadêmico e profissional, e principalmente, como as pessoas podem resgatar e desenvolver o potencial criativo e inovador.
3) O Poder de Pensar Fora da Caixa, de William N. Thorndike Jr.
Este é mais um dos livros para pensar fora da caixa. Ele é reconhecido pelo ensinamento de fazer diferente, surpreender e ser surpreendido.
Além disso, o autor apresenta um relato com lições de oito executivos do mundo dos negócios que superam os problemas que pareciam impossíveis de serem solucionados.
A obra ainda expõe as características e os métodos que ajudaram esses líderes a alcançarem um desempenho excepcional.
O autor compartilha as próprias pesquisas e experiências ao apresentar histórias reveladoras e lições indispensáveis.
William N. Thorndike Jr. ainda compartilha um modelo alternativo para todos os interessados em liderar ou criar uma empresa de sucesso.
4) Um Chute na Rotina, de Roger Von Oech
A obra tem como objetivo estimular uma série de ideias inovadoras ao leitor. Isso porque pensar fora da caixa pode ser o portal para realizar grandes avanços em sua vida.
Assim como os demais livros para pensar fora da caixa, este também traz técnicas eficientes que incentivam o cérebro a sair da zona de conforto.
Para mostrar o processo criativo de forma realista, o autor encarna diferentes momentos da mente com personagens.
O lançamento do livro foi em 1994, mas continua atual, com o excesso de tarefas do dia a dia e a falta de tempo para trabalhar novas possibilidades.
5) O Andar do Bêbado, de Leonard Mlodinow
Por mais organizado que você seja, o acaso sempre vai lhe encontrar no pior momento. “O Andar do Bêbado” fala sobre a forma descontrolada com que as pessoas lidam com os imprevistos.
Além de ser uma temática interessante para o dia a dia, ela também pode ser aplicada e fazer toda a diferença dentro dos negócios.
É preciso manter o controle para encontrar soluções inteligentes para os problemas. A obra mostra que as coisas acontecem conforme o andar de um bêbado.
E trabalhar a criatividade se torna o ponto responsável por melhorar o entendimento das pessoas sobre o assunto.
O livro ainda tem como objetivo mudar a sua visão sobre o que determina o sucesso ou o fracasso de uma nova empreitada.
6) “Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!”
A obra de Richard P. Feynman traz alguns relatos de como ele conseguiu resolver alguns dos problemas mais complexos de todos os tempos. O autor é físico e ganhador do Prêmio Nobel, mas também conhecido por ser um homem brilhante.
Neste livro, ele mostra aventuras interessantes e incomuns. Em cada capítulo, apresenta uma história diferente.
Por fim, suas histórias funcionam como poderosas lições sobre a mente criativa de pessoas inovadoras.
Você também tem dicas de bons livros? Compartilhe aqui nos comentários!