Em breve o trabalhador brasileiro poderá sacar o lucro do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – referente ao ano de 2021. O valor será disponibilizado em agosto para titulares de contas ativas e inativas.
Esse dinheiro refere-se aos créditos que foram realizados para todos os trabalhadores participantes do Fundo. Porém, será disponibilizado apenas para quem tinha algum saldo na conta no último dia do ano passado – 31 de dezembro de 2021.
Esse repasse da parte dos lucros acontece desde 2017. Eles são provenientes de juros cobrados de empréstimos a projetos de infraestrutura, saneamento e crédito da casa própria.
Por lei, o FGTS já rende a uma taxa de 3% ao ano sobre os recursos dos trabalhadores mais a variação da Taxa Referencial (TR). Com a distribuição desse lucro, tem-se um ganho adicional.
O valor total distribuído este ano ainda não foi divulgado. No ano passado, foram mais de R$8,1 bilhões distribuídos para cerca de 191 milhões de contas ativas e inativas.
Conforme prevê a legislação, o saque será liberado em 1º de agosto, até o último dia do mês.
Quem pode sacar o lucro do FGTS?
Todos os trabalhadores que tenham conta no Fundo, ativas ou inativas, e que possuíam algum saldo (maior que R$0,01) nela no dia 31 de dezembro de 2021, terão direito ao lucro do FGTS. Quem não tinha saldo nesta data, não poderá receber.
Se o trabalhador tiver mais de uma conta, receberá o crédito em todas elas. Mas será respeitada a proporcionalidade do saldo na data mencionada.
Se o trabalhador tiver direito, não precisa fazer nenhum tipo de solicitação. O valor será creditado automaticamente até o dia 31 de agosto de 2022 na conta da Caixa.
A partir do início de agosto, será possível consultar o valor do lucro liberado no extrato do FGTS, disponível no site da Caixa. O valor será identificado como “cred dist resultado ano base 12/2021” ou algo semelhante.
O banco também envia o extrato em papel a cada dois meses para o endereço do titular. Quem mudou de residência deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para banco e informar o novo endereço.
Quais são as regras para o saque?
Para sacar o lucro do FGTS, valem as mesmas regras usuais para o saque de qualquer valor da conta.
Ou seja, a retirada do valor poderá ser feita nas situações já previstas, como em caso de:
- demissão sem justa causa o
- compra de um imóvel
- ficar três anos sem emprego com carteira assinada
- fim do contrato por prazo determinado
- aposentadoria
- doença grave na família
Como calcular o lucro do Fundo de Garantia?
Por lei (Lei nº 8.036/1990), o fundo tem rendimento de 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial). Um dos objetivos da distribuição de parte dos lucros, anualmente, é melhorar a rentabilidade do FGTS.
No ano passado, o rendimento dos lucros foi de 1,92%. Somado aos 3%, resultou em 4,92%. O valor ficou acima do IPCA de 2020, de 4,52%, e da poupança, com 2,11%.
Para saber exatamente quanto vai receber de lucro, o trabalhador deve tomar como valor de referência o saldo da conta em 31 de dezembro de 2021 e multiplicá-lo pelo rendimento total (os 3% mais o percentual adicional). Mas isso ainda será divulgado.
Vai sacar o lucro do FGTS? Veja cinco formas inteligentes de como usar o fundo!