A Brand Finance, empresa de consultoria especializada em avaliação de marcas, já divulgou a lista de quais são as marcas mais valiosas de varejo de 2021.
Anúncios
É fato que a pandemia da covid-19 afetou a muitos mercados, mas segundo o ranking, marcas de e-commerce registraram um crescimento médio de 38%. Enquanto isso, lojas de departamento perderam 11% do valor de marca.
Entre as principais empresas de varejo, Estados Unidos e China dominam o pódio. Mas vamos te apresentar a única empresa da América Latina que faz parte desse ranking. Você está pronto para conhecer?
Anúncios
Conheça as 10 marcas mais valiosas do varejo
Confira a seguir quem faz parte do Top 10 de empresas mais valiosas do varejo. Veja também o percentual médio de seu crescimento e compare a que você quiser – de acordo com a colocação e sua preferência.
1 – Amazon
No topo da lista, a Amazon chegou a crescer U$254,2 bilhões, uma média de 15% no valor de marca.
2- Walmart
O Walmart é a maior varejista de produtos de mercearia nos Estados Unidos e responsável por gerar nada menos que 62% das vendas mundiais do mercado doméstico. Seu crescimento de valor de marca foi de 20%.
Anúncios
3- Taobao
Subsidiária da Alibaba, o e-commerce chinês registrou um crescimento de 44%. Seu valor de mercado de US $ 53,3 bilhões.
4- Home Depot
A varejista estadunidense que vende produtos de construção civil e produtos para o lar aumentou seu valor de marca em 4,8%.
5- Tmall
Irmã mais nova da Taobao, a Tmall é uma plataforma para empresas chinesas e internacionais locais venderem produtos de marca para consumidores na China. Seu valor de marca cresceu 60%, apesar de continuar na mesma posição no ranking de 2020.
6- Alibaba
A maior plataforma de business-to-business do mundo e “mãe” da Taobao e Tmall, cresceu cerca de 108%. Além disso, subiu 4 posições desde 2020.
7- Lowe’s
A Lowe’s é uma empresa dos Estados Unidos, com sede na Carolina do Norte e que atua no ramo da construção civil. A Lowe’s é a segunda maior empresa do ramo, atrás apenas da Home Depot. Seu valor de marca cresceu em 22%.
8- Costco
A Costco é uma varejista americana, com sede em Washington, e já está presente em 9 países. Seu valor de marca subiu em 27% e ocupa a mesma posição que em 2020.
9- CVS
Varejista estadunidense de medicamentos fundada em Massachusetts. Seu crescimento de valor de marca foi de 16%.
10 – JD.com
Varejista chinesa de comércio eletrônico, com aumento de valor de marca de 81% e custa US$ 23,5 bilhões.
#Bônus
-> Única da América Latina a estar entre as marcas mais valiosas do mundo
Ocupando o 68º lugar no ranking da Brand Finance está a Mercado Livre, que é uma marca argentina (Mercado Libre) e possui atuação no Brasil. Seu valor de marca é de US$ 2,8 bilhões.
O que essas marcas ensinam sobre os negócios?
Não se espante caso perceba que você não conhece muitas dessas marcas, afinal, poucas delas possuem atuação no mercado brasileiro.
Uma observação importante a se fazer é que todas elas são empresas que atuam num nicho específico. E são bastante focadas em seu mercado.
Por exemplo, lojas de construção dos Estados Unidos. Boa parte das casas de lá são feitas de madeira, enquanto no Brasil as casas são construídas com tijolo. Vamos supor que essas lojas migrassem para o Brasil sem um plano de negócios focado no mercado brasileiro. Será que dariam tão certo quanto dão por lá?
Por isso, seu negócio precisa estar alinhado e focado com seu público alvo. Siga um passo de cada vez e estude muito bem a sua área de atuação e faça um planejamento empresarial.
Quem sabe, daqui há algum tempo, sua marca não entra para o hall de marcas mais valiosas?!
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e conheça 4 estratégias de marketing para o seu e-commerce.