
O refinanciamento de veículos é uma modalidade de concessão de crédito por financeiras e bancos, em que o cliente precisa ter um veículo em seu nome. Nesse caso, o carro fica alienado, mas ainda com os documentos no nome do cliente.
No empréstimo com garantia de veículos, caso o dono do carro atrase ou não pague as parcelas do financiamento, o banco tem o direito de ficar com o automóvel como forma de pagamento da dívida.
É justamente por seguir essa lógica que as taxas de juros desse tipo de empréstimo costumam ser mais baixas: o banco tem a certeza de que vai ter o valor quitado, seja por meio do pagamento das parcelas ou pela tomada da posse do bem, em caso de inadimplência.
Quando todas as parcelas do empréstimo são quitadas, o carro é desalienado, e o dono já não tem mais nenhum risco de perder o veículo. De maneira geral, o refinanciamento é feito sem burocracia e de forma rápida.
Vale a pena fazer refinanciamento de veículos?
É difícil afirmar se vale a pena ou não optar pelo refinanciamento de veículos, sem antes analisar a sua condição financeira.
Por isso, é tão importante que você faça comparações com outras modalidades de empréstimo pessoal. E, avaliar sua saúde financeira sem dúvida é a melhor forma de encontrar essa resposta.
Então avalie:
- A taxa de abertura que será cobrada;
- Os juros totais dessa negociação;
- A quantidade de taxas, tarifas e valores que serão cobrados de você;
Finalmente, coloque tudo na ponta do lápis. E, principalmente, não olhe apenas para a parcela mensal que você terá. Faça um cálculo total dos anos que você estará pagando por isso.
Se você decidiu que, no seu caso, o refinanciamento é a melhor maneira de obter crédito, procure uma instituição financeira com documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de renda e de residência, além da documentação do carro.
As 4 etapas do refinanciamento de veículo
O refinanciamento de veículos é um contrato bem simples e normalmente não envolve muita burocracia. Apesar disso, a instituição financeira precisa se certificar de que o automóvel em questão está nas condições ideias para ser usado como garantia do empréstimo.
Veja abaixo as etapas do refinanciamento:
1 – Análise de crédito
A instituição financeira vai realizar uma análise para verificar a renda fixa mensal do cliente. O crédito solicitado dependerá também dessa comprovação financeira. Para isso, a instituição vai pedir documentos comprobatórios de renda.
2 – Análise jurídica
Antes de aceitar o bem como garantia, será feita uma checagem jurídica para saber qual é a situação legal dele. Caso haja alguma pendência judicial, o processo não seguirá em frente.
Por isso, é muito importante que o automóvel esteja legalmente autorizado a ser usado como garantia para o empréstimo.
3 – Análise do veículo
Após verificar a comprovação de renda do cliente e se está tudo certo com o bem, a instituição vai avaliar o veículo em si.
Além do valor de acordo com a tabela FIPE, serão levados em conta outros fatos. Entre eles, estão o estado de conservação do veículo, adicionais e o tempo de uso.
4 – Emissão e assinatura do contrato
Por fim, a instituição vai liberar um contrato que será avaliado pelo cliente, com a proposta e a descrição do acordo que deverá ser feito. Se as duas partes concordarem, o contrato será assinado, e posteriormente, registrado em cartório para que haja a liberação do crédito.

Quais bancos oferecem as melhores taxas para refinanciamento?
Quer saber quais são as instituições que oferecem as melhores condições para refinanciamento de veículos? Confira:
Caixa Econômica
A Caixa oferece crédito de até 70% do valor do veículo apresentado como garantia com até dois anos de fabricação. Já para aqueles entre três e cinco anos de fabricação, o crédito é de até 60%.
Santander
O banco aplica taxa de juros a partir de 0,89% a.m. e empréstimo de até 70% do valor de mercado do veículo. Além disso, o pagamento pode ser parcelada em até 60 meses.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil libera até 80% de crédito referente ao valor do seu veículo e o prazo de pagamento é realizado em até 60 meses. A contratação pode ser realizada pelo App BB (com taxas exclusivas) ou em qualquer agência BB.
Bradesco
A instituição tem como limite de empréstimo para veículos com até três anos: 60% do valor. Para veículos com quatro a sete anos: 50% do valor. As taxas de juros ficam de acordo com o ano do veículo e entrada escolhida.
Creditas
A taxa de juros na instituição são de a partir de 0,99% ao mês e até 60 meses de prazo para pagamento.
Banco Daycoval
Para automóveis com ano modelo a partir de 1997, o parcelamento pode ser feito em até 48 meses. Pessoas físicas e jurídicas podem financiar até 70% do valor do veículo, de acordo com a avaliação de crédito.
Afinal, vale a pena fazer o refinanciamento de veículo?
Se você estiver precisando de dinheiro urgente, o refinanciamento do carro ou moto pode ser uma opção viável. Contudo, é muito importante cuidar das suas finanças pessoais antes de assinar os papéis para refinanciar o carro.
Isso é importante porque, caso você não consiga arcar com as parcelas em dia, o veículo pode ser tomado pelo banco que você optou pelo refinanciamento.
Portanto, faça seu planejamento financeiro, analise bem o orçamento e tenha certeza que você pode realizar os pagamentos deste empréstimo!
É possível refinanciar carro com o nome sujo?
Sim. Como as instituições têm garantia de que receberão pelo empréstimo, o processo de análise de crédito da proposta acaba sendo menos rigoroso que o de um empréstimo pessoal, por exemplo.
Este conteúdo te ajudou? Conseguiu esclarecer as suas dúvidas e comparar qual é o melhor banco para refinanciamento de veículos? Então compartilhe com outras pessoas e salve para ler quando quiser.
Poxa! Como é legal encontrar conteúdos de nível!!!
Só tenho a agradecer por compartilhar seus
conhecimentos.
Abraços…