
Uma das primeiras coisas que quem pensa em empreender busca saber é: quais são os negócios em alta? Mas muito mais do que uma lista de ideias genéricas, entender quais são as tendências do mercado é fundamental para direcionar o empreendimento corretamente.
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Neste artigo, FinanceOne lista mais de 20 ideias de negócios (digitais e não digitais) que devem se manter em alta em 2023. Contudo, antes de partir para isso é essencial falar sobre o cenário do país.
Entender o contexto é o que vai te ajudar a não somente pegar uma ideia pronta, mas adaptar essa ideia aos seus objetivos, capital e à comunidade onde está inserido.
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Dito isso, quem quer empreender precisa saber que o cenário pós-covid é completamente diferente do mercado que conhecíamos. E não é difícil entender essas mudanças, pois elas já estão acontecendo.
A começar pela questão digital.
O setor de tecnologia cresceu drasticamente por conta das novas demandas de serviços prestados remotamente.
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O home office se consolidou como um dos modelos de trabalho mais utilizados. Além disso, as transações online de modo geral (vendas, serviços, operações bancárias etc) expandiram.
Logicamente, essa expansão do mercado digital impactou até mesmo quem tem negócios offline. Mesmo para o dono de uma lojinha pequena ou para o padeiro, estar presente no ambiente digital nunca foi tão crucial.
A partir dessa visão, fica mais fácil projetar quais rumos o mercado vai tomar nos próximos anos e fazer um bom plano de negócio. Tendo entendido isso, é hora de conhecer quais são as tendências de empreendimento.
Confira 5 negócios em alta em 2023
O sonho de se tornar empreendedor sempre foi algo muito presente na cultura brasileira, mas está crescendo com o desemprego e a pandemia.
De acordo com o Governo Federal, o Brasil registrou abertura de 3.838.063 novas empresas em 2022.
Pensando nisso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), elaborou uma lista de negócios em alta.
#1. Negócios digitais
Como mencionado no início do artigo, a pandemia e o distanciamento social modificaram de forma permanente a relação do consumidor com os negócios digitais. Portanto, tudo que acontece online tem um alcance ainda maior.
No final deste artigo, ainda falaremos mais sobre as tendências dentro dos negócios online. Mas cabe o destaque para esse setor que, como destaca o Sebrae, tem um elevado potencial de desenvolvimento e crescimento.
#2. Alimentação saudável
Também relacionado à pandemia em certo nível, a busca pela saúde e maior qualidade de vida se reflete no mercado de alimentação. Empreendedores do nicho “fit” têm crescido e ganhado cada vez mais destaque.
#3. Mercado de beleza
Esse, na verdade, é um mercado que nunca fica para trás. No Brasil, o setor de beleza está sempre popular e é um dos maiores do mundo. Por isso, não pode ficar de fora da lista de negócios em alta.
#4. Exportação
De acordo com o Sebrae, as exportações brasileiras cresceram muito durante a pandemia, com destaque para o agronegócio. A entidade ainda aponta um dado da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
De acordo com ela, o PIB do setor teve o seu maior crescimento no ano passado, em torno de 28%.
#5. Mercado financeiro
A expansão do mercado financeiro no Brasil também se destacou nos últimos anos. E uma das vantagens é que as possibilidades de atuação são muitas, desde que o empreendedor tenha a qualificação necessária.
+ Saiba quais são as profissões do mercado financeiro que mais pagam

Outras 26 ideias de negócio em alta:
Antes de partir para a lista com mais ideias de negócios em alta, vale destacar a importância de decidir o ramo de atuação.
Lembre-se que escolher aleatoriamente uma área sobre a qual você não tem nenhum conhecimento pode tornar o processo ainda mais desafiador.
Então dê preferência para empreendimentos em que você tenha algum nível de conhecimento. E depois aprofunde esses conhecimentos sobre o nicho, claro.
- Distribuidora de bebidas
- Loja de animais/Pet Shop
- Escritório de consultoria
- Frete e transporte de pequenas cargas
- Loja de produtos naturais
- Centro de estética
- Loja de cosméticos e perfumaria
- Hamburgueria
- Produção de alimentos congelados
- Padaria
- Fornecedor de refeições em marmita
- Bar
- Representante comercial
- Papelaria
- Adega
- Loja de açaí
- Pizzaria
- Lanchonete
- Empresa de reciclagem
- Salão de beleza
- Loja de materiais de construção
- Clínica de saúde
- Drogaria/Farmácia
- Sorveteria
- Sex Shop
- Micro cervejaria
Tendências de negócios em alta online
Como bem destacado no início do artigo, mais do que nunca o mercado digital se apresenta como uma grande oportunidade. Pois está crescendo, se desenvolvendo e a demanda não para de aumentar.
Mas falar em mercado digital não é o suficiente para dar um norte a quem quer empreender na internet. Afinal, são inúmeras as possibilidades que a rede oferece para quem quer abrir uma empresa.
No entanto, existem algumas atividades específicas que têm se destacado. Podemos citar:
Marketing de afiliados
Essa é uma estratégia de marketing digital na qual o empreendedor (afiliado) pode divulgar um produto de outra empresa em troca de uma comissão sobre a venda realizada.
Essas vendas podem ser realizadas por meio de links, em sites, nas redes sociais etc. Muitas pessoas usam essa estratégia como fonte de renda extra, mas há também quem consiga viver disso.
Lojas virtuais
Vender online tem se mostrado um negócio em alta e não é de hoje. Com o passar dos anos, só aumentam as projeções de vendas virtuais tanto de grandes quanto de pequenos negócios.
Porém se engana quem pensa que loja virtual significa ter um site. Essa é uma possibilidade, mas é possível vender nas redes sociais ou até em plataformas especializadas nisso, como Shopee e Mercado Livre.
Esse tipo de empreendimento pode ser bem mais barato do que abrir uma loja física.
Consultoria digital
Se você entende de marketing digital, essa é uma boa oportunidade para empreender. Com a expansão das demandas online, esse serviço tem sido bastante demandado por outros empreendedores.
A consultoria funciona com os mesmos parâmetros de outros trabalhos de consultoria, ou seja, ela tem o objetivo de orientar o cliente na criação de estratégias para o seu próprio negócio.
Produção de conteúdo
Blogueiro, youtuber, influenciador digital, tiktoker, instagrammer, redatores. Todos esses são profissionais que produzem conteúdo. Prova de que é possível fazer isso dos mais variados jeitos: desde vídeos nas redes sociais até textos em sites mais sérios.
A maior parte dos empreendedores que atuam com isso são jornalistas ou da área de Marketing. Mas é possível estudar a respeito e ingressar nessa área mesmo sem uma graduação.
O empreendedor pode produzir conteúdo para terceiros (seja de forma fixa ou como freelancer) ou investir em uma plataforma própria para produzir seu conteúdo. Neste segundo caso, ele pode adotar estratégias como o marketing de afiliados para lucrar.
Infoprodutos
Os infoprodutos são itens que podem ser comercializados e consumidos de forma online. Eles podem existir nos mais variados formatos, como áudio, vídeo, texto e imagem.
Geralmente são cursos, seminários, e-books, treinamentos e até mesmo programas de computador. Mas o diferencial desse tipo de produto é que ele pode ser baixado pelo usuário ou consultado online.
Você sabe cozinhar? Faça um e-book de receitas e venda online. É um profissional da área de moda? Produza um curso a respeito e comercialize em uma plataforma online. É assim que funciona na prática.
Gostou dessas dicas de negócios em alta? Comece agora mesmo a estudar sobre o seu nicho, faça um plano de negócios e tenha sucesso! Compartilhe o conteúdo com seus amigos empreendedores!
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Gostei muito do artigo tinha coisas que já conhecia mas sempre tem assuntos novos que precisamos aprender quando temos um negócio digital! também contei minha história em https://www.crishelena.com.br/como-criei-o-meu-negocio-digital/ se quiser olhar sinta-se convidada.